Nossos autores

  • Ana Lúcia de Araújo Guerrero

    Bacharel, licenciada e mestre em Geografia pela FFLCH-USP, sempre teve paixão pela área da Educação e se dedica ao ensino de Geografia, atuando tanto na Educação Básica, quanto no ensino superior e na formação continuada de professores.

  • Ana Maria Doll G. Portas

    Formada em Letras-tradução, trabalhou muitos anos como professora e ultimamente se dedica à produção de livros didáticos e à tradução de literatura para jovens adultos.

  • Ana Penyas

    (Valência, 1987) se formou em desenho industrial e se graduou em belas-artes na Universidade Politécnica de Valência. Estamos Todas Bem, seu primeiro romance gráfico, ganhou em 2017 o X Prêmio Internacional de Romance Gráfico Fnac-Salamandra Graphic. Em 2018, Ana Penyas ganhou o prêmio de autora revelação do salão de quadrinhos de Barcelona e o Prêmio Nacional de Quadrinhos, concedido pelo Ministério de Cultura e Esportes.

  • Andrea Ponte

    Graduada em Letras (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1997), mestra (2004) e doutora (2013) em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, ensino de espanhol no Brasil e política linguística.

  • Andréia Vieira

    Artista visual, ilustradora e escritora, autora de livros infantis de literatura e didáticos. Ministra oficinas lúdicas e educativas em eventos e espaços culturais como o Sesc, livrarias e bienais do livro. Colaborou por anos com diversas editoras de livros e revistas e no jornal Folha de São Paulo.

  • Angela Sivalli Ignatti

    Doutora em Literatura Portuguesa pela USP (SP), trabalhou 15 anos na educação básica em São Paulo e agora dedica-se à formação docente em nível superior no sul da Bahia. Na área editorial, produz materiais didáticos para a formação do leitor literário.

  • Angélica Campos Nakamura

    Angélica Campos Nakamura é bacharela, licenciada e mestra em Geografia Humana pela USP. Atua também como editora.

  • Annamaria Gozzi

    Nasceu em Reggio Emilia, na Itália. Sempre apaixonada por contos de fadas, lendas e tradições populares, se interessa pela pesquisa e recuperação de memórias e testemunhos. Autora de livros e contos, colabora com o Teatro dell'Orsa na pesquisa e dramaturgia de espetáculos teatrais, no planejamento de eventos culturais e em oficinas de promoção da leitura para crianças e adultos. Seus livros já foram traduzidos na França, Turquia, Espanha, Coreia e, agora, Brasil. Em sua publicação original, Os pães de ouro da velinha foi finalista do Prêmio Andersen, concedido por uma importante revista italiana especializada em literatura para a infância.

  • Antônio Luis Joia

    Professor da rede municipal de São Paulo, com bacharelado e licenciatura em Geografia pela USP, está produzindo, junto com o Arno, três livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio.

  • Antônio Reis Junior

    Antônio Reis Junior é bacharel em História e mestre em Comunicação pela USP. Além de doutor em Educação pela UNICAMP. Atualmente é professor universitário na área de História e Pedagogia.

  • Arno Aloísio Goettems

    Arno Aloísio Goettems é bacharel e licenciado em Geografia, além de mestre em Geografia Humana pela USP. Atua como professor de Geografia na Educação Básica da rede particular de São Paulo.

  • Barbara Cabral Parente

    Barbara Cabral Parente nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1979 e cresceu em uma vila para famílias dos funcionários da usina nuclear de Angra dos Reis, onde seu pai trabalhava como segurança. A autora descobriu o gosto pelas palavras durante a Educação Básica, etapa de aprendizagem que preparou todo o seu caminho na literatura. Incentivada a aprofundar o interesse pela leitura e pela escrita, Barbara cursou Letras e, desde 2011, atua como revisora de textos. O reciclador de palavras é seu segundo livro.

  • Bendita Gambiarra

    Bendita Gambiarra é o nome do projeto artístico das ilustradoras Aline Besouro e Cali Lyrio. Seus trabalhos associam experimentos gráficos visuais, criações manuais espontâneas e ações educativas.

  • Bia Villela

    Nasceu em São Paulo e sempre brincou muito com seu irmão gêmeo na cidade, no sítio e na praia. Formada em design gráfico pelo Rocky Mountain College of Art and Design, nos Estados Unidos, e em veterinária pela Universidade de São Paulo, é autora de livros infantis. Inventa textos, ilustrações e cria os projetos gráficos para cada livro. Os animais estão em todas as suas obras.

  • Cândido Grangeiro

    Cursou História com a convicção de que mudaria o mundo. Deu aulas, estudou História da fotografia, escreveu livros, mas o gosto pela palavra escrita o transformou em editor.

  • Carla Chagas

    Carla Chagas nasceu em Recife (PE), em 1978. Formou-se em Publicidade e Propaganda na UNIFOR, em 2001 e fez a pós-graduação em Design na UFPE, em 2002. Atualmente, Carla trabalha de forma autônoma e começou recentemente a fazer projetos gráficos para livros. Seu trabalho consiste em investigar e instigar novas ideias que expressem a verdade de cada projeto através de uma criação autêntica.

  • Carla Irusta

    Carla Irusta é formada em Jornalismo pela PUC-PR. Na Espanha, aprofundou-se em Literatura hispano-americana cursando pós-graduação na Universidade de Barcelona. Começou a estudar ilustração em 2006, na Universidade Autônoma de Barcelona. Fez seu mestrado em edição de livros na mesma universidade. Atualmente, dedica-se à produção de livros, em especial os infantis. Como ilustradora, Carla possui mais de 20 trabalhos publicados por diversas editoras. Pra cima e pra baixo é a estreia de Carla como autora de texto e ilustrações em um único livro.

  • Celeste Baumann

    Celeste Baumann iniciou a adolescência como prolífica escritora de cartas que trocava com fãs de anime e mangá, e terminou-a como redatora e editora, escrevendo sobre música, quadrinhos e cultura pop. Formada em História pela Universidade Federal de São Paulo, durante a graduação ganhou um concurso de contos com uma história sobre um apocalipse zumbi. Também escreveu para antologias de terror, de literatura fantástica e fantasia. Em 2020, foi uma das selecionadas pelo edital Arte como Respiro – Literatura, cujo objetivo era premiar micro-contos sobre a vida no pós-pandemia.

  • Cibele Lopresti Costa

    Doutora em Literatura Portuguesa pela USP e pesquisadora na área da educação. Dedica-se à escrita de materiais didáticos, de poesia e de prosa, além de boas conversas sobre a prática pedagógica com outros professores em processos assessoria e formação de professores.

  • Claudia Bergamini

    Claudia Bergamini é bacharela e licenciada em Letras — Português e Linguística pela USP. Doutora e mestra em Letras — Filologia e Língua Portuguesa também pela USP. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Educação Básica da rede particular de São Paulo.

  • Cosme Freire Marins

    Bacharel em História. Licenciado em História, Ciências Sociais e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação. Professor no Ensino Superior e na Educação Básica. Assessor e Consultor em projetos editoriais e de formação de professores. Autor de materiais didáticos e de itens avaliativos.

  • Cristina Bellemo

    Nasceu e vive em Bassano del Grappa, na Itália. Formou-se em grego antigo na Faculdade de Literatura de Pádua e trabalha como jornalista há mais de vinte e cinco anos em vários. É autora de diversos livros infantis que já foram traduzidos para vinte países. Recebeu vários prêmios literários. Em 2021, recebeu o Prêmio Andersen italiano de melhor escritora.

  • Dante Liano

    Escritor e crítico literário, o coautor guatemalteco de Li M’in, uma criança de Chimel, é formado em Literatura na Universidade de Florença (Itália) e em duas oportunidades foi finalista do Prêmio Herralde de Novela.

  • Eduardo Vetillo

    Especialista em arte gráfica, o autor da obra Tate-Rei: Revolta em Paty, cursou a Escola de Artes Visuais de Nova York e o Instituto de Artes de Minneapolis. Atualmente adapta obras de literatura nacional e estrangeira para os quadrinhos.

  • Elenice Rodrigues Souza e Silva

    Elenice Rodrigues Souza e Silva é bacharela e licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Além de professora é assessora de Língua Portuguesa das redes pública e particular de São Paulo.

  • Elifas Andreato

    Elifas nasceu em Rolândia, no estado do Paraná, em 1946. Sua família era pobre e, tentando uma vida melhor, viveram em vários lugares. Ainda criança, ele trabalhou na roça, plantando café e milho e entregando leite, e na serraria do tio, lustrando móveis. Em casa, ajudava a cuidar dos irmãos mais novos.

  • Estúdio Lorota

    Juliana Calheiros (Juca) nasceu em Olinda (PE), em 1981. Possui formação em Artes Plásticas pela UFPE e recebeu, em 1999, menção honrosa no Prêmio Pernambuco de Artes Plásticas – Novos Talentos. Participou de diversas exposições em Pernambuco até mudar-se para São Paulo, em 2004. Karen Zlochevsky nasceu em Israel, em 1980. Formou-se Bacharel em Desenho Industrial e Programação Visual na UFPE, em 2003, trabalhou como designer em diversas agências de Pernambuco e São Paulo. Ambas são responsáveis por criar o Estúdio Lorota, com o propósito de dar forma a uma linguagem contemporânea e de domínio do público leitor juvenil. Confira a entrevista completa abaixo!

  • Fê

    Formado em Arquitetura e em Comunicação Visual e pós graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP, ilustrou A Maior Palavra do Mundo e As Meias dos Flamingos, além de ser autor de livros infantis, como Ooobbaaaa!.

  • Fernandoapires

    Nascido em São Caetano do Sul (SP), Fernandoapires é formado em Arquitetura. Como escritor, publicou mais de 15 livros, sendo finalista do Prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil com a obra Um conto por um guaraná (Abacatte, 2015). Além de escrever e ilustrar suas próprias histórias, ele já ilustrou livros de autores como Tatiana Belinky, Daniel Munduruku e Yolanda Reyes.

  • Flávia Bandeca Biazetto

    Flávia Bandeca Biazetto é bacharela e licenciada em Letras, e doutora em Letras pela USP. Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, além de lecionar Letras e Pedagogia no Ensino Superior na rede particular em São Paulo.

  • Fran Jaraba

    Formado em Arquitetura, trabalha como ilustrador e professor de Desenho no ensino básico. Foi um dos pioneiros na produção de histórias em quadrinhos na Galiza, comunidade autônoma localizada no norte da Espanha. É autor de Divisão Azul: um agente infiltrado.

  • Gabriel Mendes Giacomelli

    Graduado e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Autor de livro didático. Professor de Matemática no Ensino Fundamental — Anos Finais, e no Ensino Médio e de Física no Ensino Médio, na rede particular, em Santo André-SP e em São Caetano do Sul-SP.

  • Gabriela Pinheiro

    Gabriela Lisboa Pinheiro é bacharela e licenciada em Letras, mestra e doutora em Letras — Literatura Brasileira pela USP. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Educação Básica das redes pública e particular de São Paulo.

  • Georgina Martins

    A autora de Ave do Paraíso é formada em Teoria e Crítica da Literatura Infantil e Juvenil e foi professora de Letras na UFRJ. Ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Carioquinha de Literatura Infantil e o Prêmio Adolfo Aizen.

  • Glaucea Helena de Britto

    Glaucea Helena de Britto é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela USP. É especialista em Gestão Cultural pelo Senac, e em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. É curadora-assistente do MASP.

  • Graciela Foglia
  • Horácio Quiroga

    Renomado por seus contos, o uruguaio, que viveu há cerca de cem anos, foi o responsável por criar a narrativa As Meias dos Flamingos. Até hoje é um dos contistas mais reconhecidos de todo o mundo.

  • Ianah Maia

    Ianah Maia é artista visual, grafiteira e técnica em agroecologia natural de Recife-PE. Sua pesquisa artística é sensibilizada pelo lugar político dos afetos, da espiritualidade, dos elos comunitários e do reflorestamento da história ancestral. Sua poética se desdobra através de um olhar cuidadoso e lúdico para pequenas belezas cotidianas, buscando reconhecer as intersecções entre natureza, cultura, corpo e território em pinturas de telas e murais utilizando a técnica da geotinta (técnica de pintura com tintas artesanais feitas a partir da terra, que vem pesquisando desde 2017). Integra o Levante Nacional Trovoa, a Terra Coletiva e atualmente é artista-pesquisadora independente no Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG/CNPq).

  • Iolanda Huzak

    (1947-2013) iniciou sua carreira como fotojornalista em 1972, com imagens que registravam alguns dos grandes momentos da arte brasileira, no teatro e na música, bem como escancararam várias das desigualdades que até hoje marcam o Brasil, a América Latina e outras sociedades do mundo. Um olhar que esteve presente em reportagens de diversos jornais e revistas do país, compôs vários livros e exposições, pelo Brasil e o mundo afora.

  • Ivan Rodrigues Martin

    Ivan Rodrigues Martin possui graduação, bacharelado e licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola, pela Universidade de São Paulo; com mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma instituição. Atualmente, é professor no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desenvolve pesquisas sobre representações literárias e artísticas da Guerra Civil Espanhola e sobre ensino e aprendizagem da leitura do texto literário em castelhano. Atuou também como autor de livros didáticos de espanhol.

  • João Rocha Rodrigues

    Jornalista, diretor audiovisual e roteirista, João Rocha Rodrigues especializou-se na criação, pesquisa e desenvolvimento de conteúdos sobre cultura brasileira para diversas plataformas, como TV, exposições, livros e revistas. Vai, DJ! - o intrigante caso dos discos perdidos é seu livro de estreia.

  • Jorge Silvino da Cunha Neto

    Graduado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Educação, a escrita de suas publicações didáticas está ligada à dedicação de mais de 30 anos ao magistério.

  • José Antonio Vasconcelos

    José Antonio Vasconcelos é graduado em Filosofia pela PUC-PR, mestre em História pela UFPR e doutor em História pela UNICAMP. Atua como professor do departamento de História da USP.

  • Josep Bartolí

    (1910-1995) nasceu em Barcelona e ainda jovem começou suas atividades artísticas como desenhista e ilustrador. Foi um dos fundadores do Sindicato de los dibujantes e, durante a Guerra Civil Espanhola, atuou no Partido Obrero de Unificación Marxista (POUM). Em 1939, dois meses antes do fim da Guerra, conseguiu atravessar os Pirineus em direção à França, onde acabou sendo preso pela Gestapo. Passou por vários campos de concentração, o último deles foi o de Dachau, de onde conseguiu fugir e, como muitos outros espanhóis, atravessou o oceano e chegou ao México. Na América, retomou suas atividades artísticas e se aproximou de Diego Rivera e Frida Kahlo. Além deste livro ilustrado, publicado pela primeira vez no México em 1944, em que reúne os desenhos de sua experiência nos campos de concentração, também é autor de Caliban (1971) e The black man in América (1975). Em 1973, recebeu o prêmio Mark Rothko de Artes Plásticas, e em 2020, sua história foi tema do filme de animação Josep, dirigido por Aurel.

  • Julio Schneider Neto

    Julio Schneider Neto é bacharel e licenciado em História pela USP, especialista em Gestão Pública pela FGV-SP e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Unicamp. Atualmente é professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede privada.

  • Laura Huzak Andreato

    Laura Huzak Andreato é formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde também cursou o mestrado em Poéticas Visuais. Atualmente, nesse mesmo programa de pós-graduação, prepara o doutorado. É autora de Pelos Olhos de Minha Mãe.

  • Lily Carroll

    Lily Carroll nasceu e cresceu na capital paulista e até hoje usa a carteirinha da biblioteca do seu bairro. Atuou como redatora e editora em revistas sobre animação e cultura japonesa e atualmente se dedica em produções independentes que divulga e comercializa em eventos de quadrinhos e pela internet. É conhecida pelo traço bonitinho e aterrorizante (o que não são mutualmente excludentes) de suas obras. Também é técnica formada em Desenho de Comunicação, Desenho de Moda e Biblioteconomia, mas nós não falamos muito sobre isso.

  • Lucélia Borges

    Lucélia Borges nasceu em Bom Jesus da Lapa, sertão baiano, em 1981. Em 2006, mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje, atuando como produtora cultural, xilogravadora e contadora de histórias. Dedica-se ainda à pesquisa das manifestações tradicionais do interior baiano, com destaque para as cavalhadas dramáticas de Serra do Ramalho e de Bom Jesus da Lapa, tema de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade de São Paulo (USP). Ilustrou vários folhetos de cordel, de autores como Pedro Monteiro, Nilza Dias, João Gomes de Sá, Daniela Bento, entre outros.

  • Luciana Baraldi

    Nasceu em São Paulo (SP), em 1987. Apesar do sobrenome italiano indicar a origem da família paterna, foi somente quando ingressou na faculdade de Letras que começou a se interessar pela língua dos antepassados. Desde então, a língua italiana a acompanha aonde quer que ela vá.

  • Luís Dill

    Luís Dill nasceu em Porto Alegre (RS) em 1965, é formado em Jornalismo na PUC-RS, e possui mais de 30 anos de carreira. Nesse percurso, publicou mais de 60 livros, entre literatura infantojuvenil e adulta, tanto em prosa como em poesia. Recebeu prêmios importantes, como Açorianos, Biblioteca Nacional, Flipoços e Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores. Quatro de suas obras foram finalistas do Jabuti, sendo uma delas o livro 80 degraus.

  • Marcia Misawa

    Formada em Publicidade pela USP, sempre teve como maior paixão a literatura infantil, tornando-se autora e ilustradora de livros, como é o caso da obra Sou de Verdade, que escreveu com seu companheiro Ricardo Marcondes.

  • Marco Haurélio

    Marco Haurélio nasceu no distrito de Ponta da Serra, município de Igaporã, na Bahia, em 1974. É autor de mais de cinquenta livros de literatura infantil e juvenil e de dezenas de folhetos de cordel. Vários de seus livros receberam importantes distinções, como os selos Cátedra Unesco, da PUC-Rio, e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sendo selecionado para compor o catálogo da FNLIJ na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália. Além de cordelista, Marco é pesquisador das tradições populares do Brasil e dos contos de fadas. Sua produção ficcional revela esse conhecimento adquirido e vivenciado em anos de escuta amorosa e leitura de autores clássicos e contemporâneos.

  • Maria Amália Camargo

    Escritora, tradutora e diplomada pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, onde estudou português e italiano. Começou a fazer traduções pouco tempo depois dos seus primeiros livros infantis serem publicados.

  • Mariachiara Di Giorgio

    Nasceu em Roma, na Itália. Trabalhou no cinema como ilustradora de storyboard e designer de conceito. Fez vários livros ilustrados para a Itália e outros países. Também ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo o le prix Sorcière na França, o prêmio Orbil na Itália e, em 2022, o prêmio Andersen de melhor ilustrador italiano e a medalha Shadowers’ Choice Kate Greenaway, no Reino Unido.

  • Marquilandes Borges de Sousa

    Marquilandes Borges de Sousa é formado em História pela USP. Professor há mais de 30 anos continua acreditando que somente a educação crítica e reflexiva liberta.

  • Milene Braga Goettems

    Licenciada em História pela Universidade Camilo Castelo Branco, Pedagoga e mestra em Educação pela FEUSP. Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino em São Paulo. Coautora da coleção Viagem pela Geografia (anos iniciais do Ensino Fundamental), aprovada no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2023.

  • Mônica Cardim

    Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas com licenciatura plena em Educação Artística pela Faap, mestra e doutoranda em Artes pela USP. Atua como curadora e educadora em Arte-Educação e como fotógrafa.

  • Narcís Molins i Fábrega

    (1901-1962), jornalista e combativo militante catalão, atuou na Esquerda Comunista ao lado de Andreu Nin (1892-1937) e fez parte do Comité Executivo do Partido Operário Unificado Marxista (POUM). Nos primeiros meses da Guerra Civil Espanhola, trabalhou para o governo da Catalunha, mas após a ilegalização do POUM, em 1937, foi para a França, de onde emigrou para o México anos depois. É autor também de El Códice Mendocino y la Economía de Tenochtitlán (1956).

  • Natanael Peres Fernandes

    Graduado em Letras pela FFLCH-USP, atualmente desenvolve pesquisa de Mestrado em Literatura Contemporânea. Trabalha como professor de Língua Portuguesa, Literatura e currículo de Educação Socioemocional na rede particular de São Paulo (SP).

  • Paulo Otero

    Paulo Otero é fotógrafo e artista plástico. Sempre se dedicou a fotografias sociais, mas há um tema recorrente em sua obra: as escadas. Em 2017, retratou-as em uma exposição com fotos redesenhadas por seu olhar plástico.

  • Rafael Nobre da Silva

    Graduado e licenciado em Matemática e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor de Matemática no Ensino Fundamental — Anos Finais e no Ensino Médio nas redes pública e particular do estado de Mato Grosso do Sul.

  • Renan Luis Salermo

    Licenciado em Letras — Português, mestre em Estudos de Linguagem e doutor em Estudos de Linguagem pela UEL. Atua como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica da rede particular de São Paulo.

  • Renato Cardoso

    Graduado, mestre e doutor em Música pela UNESP-SP. É professor do curso de Licenciatura em Música no Instituto de Artes da UFRGS-RS e atua no APREMUS — Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade.

  • Ricardo Marcondes

    Formado em Engenharia de Computação pela USP e, contagiado pelo trabalho de sua esposa (Marcia Misawa), estreou na literatura infantil sendo coautor da obra Sou de Verdade.

  • Rigoberta Menchú

    Ativista indígena e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1992 por defender os direitos dos povos nativos da América. Além disso, Rigoberta Menchú é a coautora de Li M’in, uma criança de Chimel.

  • Sandra Lopes

    Carioca, trabalhou mediando leitura no projeto Biblioteca Viva em Hospitais. Ministrou oficinas literárias em escolas públicas e particulares, abrigos, na Universidade da 3ª Idade da UERJ e em várias unidades do SESC. Tem 17 livros publicados, sendo três deles selecionados pela FNLIJ para representar o Brasil na feira de Bolonha.

  • Sérgio Alves

    Sergio Alves sempre esteve às voltas com os livros, seja como leitor, editor ou ilustrador. Para ele, as imagens são um jeito de ver o mundo. No livro Ave do Paraíso, ele utilizou a técnica da monotipia, que é a impressão de um desenho em uma única prova.

  • Simone Affonso da Silva

    Simone Affonso da Silva é bacharela e licenciada em Geografia, além de mestra e doutora em Geografia Humana pela USP. Atua como professora adjunta no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFAL.

  • Simone Matias

    Natural de Santos, estudou ilustração na Scuola Internazionale d'Illustrazione, em Sàrmede, Itália (2006). Ilustrou o livro Tatu-Balão, de Sonia Barros, que em 2015 foi selecionado pelo Projeto “leia para uma criança”, do Itaú cultural.

  • Solange Almeida Freitas

    Bacharela em História pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede pública e privada. Redatora de livros didáticos.

  • Susanna Mattiangeli

    Nasceu em Roma, Itália, em 1971. Escreve e traduz contos e narrativas longas para diversas editoras. Além disso, cria palavras cruzadas, organiza oficinas e brinca com as palavras. Seus livros foram traduzidos para mais de vinte países. Entre suas obras estão Gli Altri (2014); In Spiaggia (2018); Al Mercato (2019); Al Museo (2020). Em 2018, recebeu o Prêmio Andersen de melhor escritora. Na Itália, foi nomeada Children’s Laureate – embaixadora da literatura para crianças – pelo período de dois anos, de 2023 a 2024.

  • Valdir Ferreira Marques Filho

    Graduado e licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em Campo Grande-MS. Professor de Matemática e Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental — Anos Finais, no Ensino Médio e em cursos preparatórios para Enem, vestibulares e concursos, na rede particular do Mato Grosso do Sul. Professor de Matemática no Ensino Fundamental — Anos Finais na rede pública em Mato Grosso.

  • Valeria de Marco

    Professora titular de literatura espanhola na Universidade de São Paulo. É graduada, mestre e doutora em Letras pela mesma Universidade. Obteve o título de Livre-docente em Literatura Espanhola em 1999, foi vice-presidente do conselho editorial e diretora presidente da Editora da USP. Suas pesquisas tratam das relações entre literatura, história e política no século XX, tanto na Espanha como no contexto ibero-americano.

  • Vessela Nikolova

    Nasceu em Pleven, Bulgária, em 1975. Do seu país conserva a lembrança dos objetos feitos à mão em madeira e couro e dos livros ilustrados dos anos 1960 a 1980, que ainda guarda em sua biblioteca. Em 1986, mudou-se para Milão com a família. Após o ensino médio de Arte, formou-se como designer de moda e, posteriormente, como modelista industrial. A partir de 2011, depois de alguns encontros felizes que resultaram em projetos de livros ilustrados, passou a trabalhar com ilustrações de livros infantis. Para ela, a ilustração representa uma linguagem essencial que, assim como as palavras, emociona, incentiva e questiona com profundidade.

  • Violeta Lopiz

    Nasceu em Ibiza, na Espanha. Estudou ilustração na Escuela de Arte Número 10 de Madrid. Desde 2006, tem realizado ilustrações para crianças e adultos. Participou de exposições na Espanha, Itália, França, Alemanha, Israel, Turquia, Estados Unidos, Japão, Coreia entre muitos outros lugares. El Cultural, suplemento do jornal El Mundo, a considera um dos dez principais nomes da ilustração espanhola contemporânea. Seu trabalho pode ser encontrado em inúmeros livros, jornais e nos milhares de cadernos que deixa espalhados por aí...

  • Willian Seigui Tamashiro

    Graduado em Engenharia Civil e mestre em Obras Hidráulicas pela Escola Politécnica da USP. Autor e editor de livros didáticos de Matemática. Produtor de conteúdos digitais para o ensino da Matemática. Professor de Matemática de cursos preparatórios para vestibular e do Ensino Superior em São Paulo.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.