O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma das principais políticas públicas de apoio à educação básica no Brasil. Além de garantir o acesso gratuito a materiais didáticos, o programa oferece autonomia às redes e unidades escolares no momento da escolha das coleções — etapa fundamental para assegurar a qualidade e a coerência do ensino.
No PNLD Ensino Médio 2026, essa escolha é feita por área de conhecimento, em conformidade com a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas, afinal, como funciona esse processo de escolha? Quem participa? E quais critérios devem ser considerados?
O que é o processo de escolha no PNLD?
A escolha das coleções no PNLD é a etapa em que as escolas selecionam os materiais didáticos que desejam adotar. Esse processo ocorre após a avaliação técnica e pedagógica das obras pelo Ministério da Educação (MEC), que publica uma lista de livros aprovados em Guias do PNLD. Com base nesses guias, cada escola pode analisar as coleções disponíveis e registrar sua escolha no sistema do MEC.
As obras didáticas aprovadas para o Ensino Médio estão organizadas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
As escolas devem escolher uma coleção para cada área, considerando os três anos do Ensino Médio e o alinhamento com a Formação Geral Básica (FGB).
Quem participa da escolha?
A responsabilidade pela escolha dos livros é da unidade escolar, com participação ativa da equipe gestora e dos professores. No caso do Ensino Médio, professores de todas as áreas devem estar envolvidos na análise dos materiais correspondentes à sua área de atuação.
A decisão deve considerar o projeto político-pedagógico da escola, as necessidades dos estudantes e a coerência com os princípios da BNCC.
Quais são as etapas da escolha no PNLD?
O processo de escolha segue um cronograma definido pelo FNDE/MEC e, geralmente, acontece nas seguintes etapas:
- Publicação dos Guias do PNLD: documentos com resumos, análises e informações sobre todas as coleções aprovadas.
- Estudo das obras pelos professores: as equipes pedagógicas analisam os materiais e comparam as opções disponíveis.
- Reuniões internas: discussão e definição coletiva sobre quais coleções atendem melhor aos objetivos da escola.
- Registro da escolha no sistema PNLD: cada escola registra sua opção de forma online, dentro do prazo estipulado.
O que considerar na hora da escolha?
Alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora da escolha:
- alinhamento com os objetivos e competências da BNCC;
- qualidade pedagógica e textual das obras;
- propostas inclusivas e interdisciplinares;
- recursos didáticos complementares (digitais, visuais etc.);
- potencial de engajamento dos estudantes.
O objetivo é selecionar materiais que promovam o aprendizado significativo, respeitem a diversidade e estimulem a formação integral.
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