Na edição de 2023 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), os professores precisam escolher as obras didáticas que serão utilizadas nos próximos quatro anos pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para isso, a Palavras Projetos Editoriais desenvolveram duas coleções que contemplam os componentes curriculares de Geografia e História, com recursos didáticos pensados ​​para auxiliar o educador no trabalho em sala de aula.

Sobre as obras

A coleção Viagem pela Geografia (código 0166 P23 01 02 000 050) traz o conjunto de conteúdos do componente curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Em cinco volumes, com 8 unidades em cada, as obras têm como objetivo principal orientar os estudantes em seus primeiros passos no processo de letramento em conteúdos de Geografia.

Já a coleção Viagem pela História (código 0167 P23 01 02 000 040) traz o conjunto de conteúdos do componente curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Em cinco volumes, com 4 unidades no primeiro e 8 nos demais, as obras visam orientar os estudantes em seus primeiros passos no processo de letramento nos conteúdos de História. 

Viagem pela Geografia

Nessa coleção, as noções e os conceitos geográficos são inseridos no repertório dos estudantes por meio da experiência prático-sensível, da leitura e da problematização das vivências individuais e familiares. A observação e a descrição como momentos iniciais estimulam a leitura geográfica do mundo, seguidas de documentos e fontes que fornecem aos estudantes conteúdos construídos e iluminados pela experiência.

Para auxiliar o professor a desenvolver as competências e habilidades previstas pela BNCC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a coleção tem diversos recursos didáticos, como os incluídos em todas as obras.

Na seção “Ponto de Partida”, os professores realizam atividades que irão auxiliá-los a entender o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em foco, o que se caracteriza como um momento adequado de avaliação diagnóstica. Dessa forma, o educador poderá preparar estratégias didáticas específicas para sua turma, além das propostas ao longo de cada unidade, apresentadas no Manual do Professor. 

O objetivo principal da seção “Vamos descobrir com…” é abordar algum objeto de conhecimento comum a outros componentes ou áreas do conhecimento e à Geografia. Por meio de textos de diversos gêneros e propostas de pesquisa ou atividades, enfatizamos uma abordagem interdisciplinar.

Voltada essencialmente ao desenvolvimento da literacia e da numeracia, as seções “No mundo das palavras” e “No mundo dos números” têm como objetivo principal desenvolver a leitura, o vocabulário e o reconhecimento dos números. Isso é feito por meio de jogos, brincadeiras, parlendas, histórias, músicas, leituras, contextualizações e análises de dados numéricos que tenham relação com o conteúdo em estudo e que possam ser vivenciadas de forma lúdica pelos estudantes.

A seção “Hora de experimentar e praticar!” privilegia a pesquisa e o desenvolvimento da autonomia do estudante diante da construção dos seus saberes. De modo geral, as atividades proporcionam maior conhecimento sobre seus lugares de vivência, potencializam descobertas e estimulam o pensamento e a ação no meio em que vivem.

Já a seção “Que curioso!” apresenta textos, geralmente acompanhados de fotografias, ilustrações ou representações cartográficas, que complementam as explicações a respeito do tema estudado. Isso serve para estimular os estudantes a ampliarem o vocabulário e as informações sobre determinado conteúdo.

A última seção de cada unidade é a “Ponto de chegada”, cuja função é fazer o fechamento da unidade, composta de dois momentos. Em “Meu trajeto”, são apresentados os principais conteúdos desenvolvidos ao longo da unidade, possibilitando ao estudante uma visão em conjunto, antes de passar para a unidade seguinte. Em seguida, as atividades representam uma nova oportunidade de aprendizagem dos conteúdos estudados, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades propostas para a respectiva unidade.

 

Viagem pela História

Nesta coleção, a ideia é levar o estudante a um profundo mergulho pelas experiências do passado, para que ele possa perceber, em diversos tempos e espaços, a multiplicidade de sujeitos e projetos que formam uma sociedade. Dessa maneira, concretizar a percepção de que o mundo ao seu redor é resultado da construção humana, que se transforma intensamente ao longo do tempo, conforme as ações de sujeitos como ele.

Para auxiliar o professor a desenvolver as competências e habilidades previstas pela BNCC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a coleção tem diversos recursos didáticos, como as seções presentes em todas as obras.

Na primeira seção de cada unidade, chamada “Ponto de Partida”, os professores encontram atividades que irão auxiliá-los a entender o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema em foco, o que se caracteriza como um momento adequado de avaliação diagnóstica. Dessa forma, o educador poderá preparar estratégias didáticas apropriadas para a sua turma, além das propostas ao longo de cada unidade, presentes no Manual do Professor. 

A seção “Meu lugar no mundo” ajuda o estudante a perceber no mundo ao redor, seu papel e responsabilidade com os demais sujeitos e elementos da sociedade e do meio ambiente.

Em “Cadê a História?” , o propósito é criar o estudante a perceber, identificar e ler a história nos vários elementos de seu cotidiano, como em uma antiga construção do lugar em que mora, nas ruas da cidade, nas refeições do dia a dia ou nos hábitos e costumes rotineiros .

O objetivo principal da seção “Pensar a História” é oferecer instrumentos para o estudante iniciar o domínio dos conceitos de lugar, tempo e sujeito histórico, para, assim, perceber que a História corresponde ao estudo das ações humanas ao longo do tempo.

A seção “A vida como ela é” incentiva o estudante a perceber as dinâmicas do seu cotidiano, integrando os olhares das diversas áreas do conhecimento, acostumando-o a lidar com uma percepção não fragmentada da realidade, com olhar interdisciplinar.

Em “Eu, entrevistador, pesquisador” , o objetivo é promover o estudante a experimentar as diversas fases da construção do conhecimento histórico.

O fechamento de cada unidade é na seção “Ponto de chegada” , composto de dois momentos. Em “Meu”, são apresentados os principais conteúdos desenvolvidos ao longo da unidade, possibilitando ao estudante uma visão em conjunto, antes de passar para a próxima unidade. Em seguida, as atividades representam uma nova oportunidade de aprendizagem dos conteúdos treinados, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades propostas para a respectiva unidade.

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