Para o PNLD 2023, a Palavras desenvolveu duas coleções que contemplam os componentes curriculares de Geografia e História, voltadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino fundamental. Nos volumes das coleções, preparamos uma série de recursos e materiais para auxiliar o trabalho do professor em sala de aula.

Confira abaixo os pontos fortes das coleções Viagem pela História e Viagem pela Geografia e conheça os volumes completos em: www.palavraseducacao.com.br/pnld2023.

Estrutura das obras 

As obras estão separadas em oito unidades, com diversos recursos que buscam auxiliar o professor no trabalho em sala de aula. Conheça abaixo algumas das seções presentes nas duas coleções e confira mais informações clicando aqui.

  • Ponto de Partida: Nessa seção, os professores encontram atividades que irão auxiliá-los a entender o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema em foco, o que se caracteriza como um momento adequado de avaliação diagnóstica;
  • No mundo das palavras e no mundo dos números: Voltado essencialmente para o desenvolvimento da literacia e da numeracia, tem como objetivo principal desenvolver a leitura, o vocabulário e o reconhecimento dos números;
  • Vamos descobrir com…: O objetivo principal dessa seção é abordar algum objeto de conhecimento comum a outros componentes ou áreas do conhecimento e à Geografia;
  • Hora de experimentar e praticar: Essa seção privilegia a pesquisa e o desenvolvimento da autonomia do estudante frente à construção dos seus saberes;
  • Meu lugar no mundo: A seção auxilia o estudante a se perceber no mundo ao redor, seu papel e responsabilidade com os demais sujeitos e elementos da sociedade e do meio ambiente;
  • Pensar a História: O principal objetivo é oferecer instrumentos para o estudante iniciar o domínio dos conceitos de lugar, tempo e sujeito históricos;
  • Cadê a História?: Incentiva o estudante a perceber, identificar e ler a História nos vários elementos de seu cotidiano, como em uma antiga construção do lugar em que mora, nas refeições do dia a dia ou nos hábitos e costumes rotineiros;
  • Ponto de chegada: O fechamento de cada unidade é composto de dois momentos, em que são apresentados os principais conteúdos desenvolvidos ao longo da unidade.

Literacia familiar e alfabetização

A partir dos últimos anos da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança começa a viver mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, transformando suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

De acordo com a BNCC, esse processo amplia a interação do estudante com o espaço em que está inserido e a relação com as múltiplas linguagens, entre elas a literacia e a numeracia, possibilitando gradativa inserção no mundo letrado e na construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela.

Nesse sentido, as coleções didáticas propõem atividades que promovam a aproximação dos estudantes com seus familiares, como, por exemplo:

  • Elaboração e aplicação de questionários e entrevistas;
  • Selos indicando os componentes essenciais para a alfabetização e os processos gerais de compreensão de leitura.

Pensamento computacional/pesquisa

As coleções contam com algumas propostas de atividades que promovem o pensamento computacional, ou seja, a busca por soluções de um problema por meio de três procedimentos básicos: 

  • Decomposição: Dividir um problema complexo em partes menores, tornando possível examinar, conhecer e dar atenção aos seus inúmeros detalhes, identificando pequenas porções que podem ser resolvidas separadamente, para reagrupar tudo de novo, até chegar a uma resolução global;
  • Hierarquização: Analisar, filtrar e classificar, por ordem de importância, os diversos componentes do fenômeno social ou da situação-problema com que se está lidando, para definir prioridades e atuar na resolução da questão que está sendo trabalhada;
  • Generalização: Planejar e criar uma espécie de padrão reverso, um mecanismo semelhante de resolução daquele problema e que possa ser aplicado e replicado para resolver outros problemas.

Avaliação

Nas coleções, esse momento de avaliação ocorre de três formas diferentes: 

  • Avaliação diagnóstica: tem a função de identificar se os estudantes apresentam os pré-requisitos para novas aprendizagens e de valorizar as vivências e os conhecimentos trazidos pelos estudantes para a sala de aula;
  • Avaliação formativa: ocorre durante todo o período letivo com a intenção de averiguar se os estudantes estão atingindo os objetivos previstos, determinando se dominam gradativa e hierarquicamente as etapas da instrução. Ela permite ao professor identificar a eficiência das práticas e dos métodos propostos e, com base nesse levantamento, reformular e aperfeiçoar o seu trabalho didático;
  • Avaliação de resultados: consiste em classificar os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos, orientando o professor na definição de estratégias para a retomada de acordo com as defasagens apresentadas pelos estudantes.

Seções “Para Começar” e “Para Terminar”

  • Para começar: Seção de atividades, no início de cada volume, voltada à avaliação diagnóstica e identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre alguns dos objetos de conhecimento, competências e habilidades a serem desenvolvidos no ano;
  • Para terminar: Seção de atividades, ao fim do volume, que possibilita avaliar os resultados, ou seja, a evolução da aprendizagem do estudante, de uma forma geral, em relação aos objetos de conhecimento e às principais competências e habilidades desenvolvidos no ano.

A BNCC nas coleções

As coleções foram planejadas para contemplar os objetos de conhecimento e desenvolver as competências e habilidades previstas na BNCC para cada ano.

O professor terá no Manual do Professor (MPU) a indicação das competências e habilidades abordadas em cada um dos itens e nas atividades.

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