Por Cibele Lopresti e Cláudia Bergamini, autoras da coleção Segue a Trilha – Práticas de Leitura e Escrita

Os desafios dos professores de EJA atualmente refletem a complexidade e a potência dessa modalidade de ensino, marcada pela diversidade e pelas múltiplas trajetórias dos estudantes. A Educação de Jovens e Adultos é uma das modalidades mais exigentes da educação brasileira, exigindo sensibilidade, flexibilidade e compromisso com a inclusão. 

Professores e professoras que atuam nesse segmento convivem diariamente com múltiplas realidades, trajetórias de vida e expectativas de aprendizagem. Neste artigo, destacamos os principais obstáculos enfrentados hoje e refletimos sobre caminhos possíveis para um ensino mais acolhedor, acessível e significativo.

1. A heterogeneidade dos estudantes na EJA

Um dos maiores desafios da EJA continua sendo a heterogeneidade da sala de aula. Segundo dados do IBGE, cerca de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos abandonaram a educação básica em 2023. Muitos deles retornam aos estudos em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Ao lado deles, há estudantes idosos que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação formal ao longo da vida. Nesse encontro de gerações, o papel do educador é mediar, acolher e adaptar sua prática a diferentes ritmos e realidades.

2. Promover a leitura e a formação crítica

Outro desafio recorrente no trabalho com EJA é o incentivo à leitura e à análise crítica de textos. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), o país perdeu aproximadamente 6,7 milhões de leitores entre 2019 e 2024. Esses dados revelam a importância de ações que devolvam a leitura aos cidadãos brasileiros, seja qual for a sua idade. Entretanto, é preciso refletir que tipo de leitor se deseja formar.

Com o preço elevado de livros para uma grande parcela da população, cabe aos professores favorecer o primeiro encontro do estudante de EJA com o livro. Não é raro encontrar estudantes desse segmento que nunca tiveram a oportunidade de ter um livro em casa, um livro para chamar de seu. Portanto, o processo de alfabetização implica a construção de uma relação afetiva entre os estudantes e os livros, ao mesmo tempo que desenvolve o espírito crítico do grupo.

3. Lidar com diferentes expectativas em sala de aula

Não menos importante para os professores de EJA é a expectativa dos estudantes. Há aqueles que voltam à escola com o único objetivo de se preparar para a vida profissional. Mas há também os que têm desejo de dar continuidade aos estudos com o ingresso em faculdades ou universidades

Para atender a essa diversidade, os professores precisam de materiais didáticos flexíveis e contextualizados, capazes de dialogar com diferentes objetivos e promover uma aprendizagem significativa para todos.

Uma coleção feita para apoiar quem ensina e quem aprende na EJA

Sabemos que os desafios dos professores de EJA são grandes, mas não impossíveis. Por isso, desenvolvemos a coleção Segue a Trilha – Práticas de Leitura e Escrita, aprovada no PNLD EJA 2026 para o 2º segmento do Ensino Fundamental.

Com linguagem acessível, abordagem crítica e temas atuais, a obra apoia o trabalho docente com propostas contextualizadas, materiais inclusivos e atividades que respeitam as trajetórias dos estudantes da EJA.

O Guia Digital do PNLD traz uma resenha muito positiva da coleção, destacando sua sensibilidade metodológica, diversidade de gêneros e relevância pedagógica.

Confira em nosso blog como funciona o processo de escolha das obras no PNLD EJA, que explica o passo a passo de forma clara e prática.

Conheça nossa coleção aprovada no PNLD EJA 2026

Se você está enfrentando os desafios da EJA e busca materiais que dialoguem com a realidade dos seus estudantes, conheça nossas obras aprovadas no PNLD EJA 2026.