O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) avalia e distribui obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, para alunos e professores da Educação Básica de escolas públicas federais, estaduais e municipais do país, além de outras instituições conveniadas com o MEC. Em 2024, o programa terá materiais que serão utilizados nas escolas até 2027 pelos estudantes do Ensino Fundamental — Anos Finais.

Os objetos do PNLD 2024:

Todos os anos, novos materiais didáticos são desenvolvidos, visando tornar o ensino mais completo e dinâmico.

Na edição de 2024, o programa está organizado em três objetos:

  • Objeto 1: Obras Didáticas — Livro do Estudante, impresso e digital-interativo, e Manual do Professor, impresso e digital-interativo.
  • Objeto 2: Recursos Educacionais Digitais (REDs) — Projeto Integrador, (para alunos e professores), Projeto de Vida (para alunos e professores), Planos de desenvolvimento (para professores), Avaliação diagnóstica e progressiva (para alunos e professores), Sequências didáticas (para professores) e Itens de Avaliação — digital-interativo.
  • Objeto 3: Obras literárias — Em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, destinadas aos estudantes e professores.

A importância do PNLD 

O PNLD nasceu com o objetivo de diminuir a desigualdade educacional no Brasil, em agosto de 1985, por meio do decreto nº 91.542. Hoje, ele reúne as virtudes de iniciativas a longo prazo, construídas em bases técnicas e garantidas pelo Estado. 

Foi em meados da década de 1990 que o PNLD se tornou uma política pública de grande porte. Um marco nessa direção foi a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996.

Hoje, são mais de 70 milhões de toneladas de papel (100% sustentável, originadas de floresta de manejo) que se transformam em conhecimento a partir do trabalho de editoras e de milhares de profissionais envolvidos no processo de produção das obras.

O PNLD é executado em ciclos que duram quatro anos, alternando-se às quatro etapas de ensino:

  • Educação Infantil.
  • Ensino Fundamental — Anos Iniciais (1º ao 5º ano).
  • Ensino Fundamental — Anos Finais (6º ao 9º ano).
  • Ensino Médio.

Isso significa que, a cada ciclo, as editoras produzem novos materiais para determinado segmento escolar. Os segmentos que não são atendidos naquele ciclo recebem livros correspondentes a novas matrículas registradas.

No Brasil, são mais de 42 milhões de crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos matriculadas na educação básica, como é possível visualizar na figura abaixo:


Fonte: Anuário Abrelivros, 2022.

Anualmente, o PNLD leva às escolas centenas de milhões de livros, distribuídos pelas diversas regiões do país proporcionalmente à da população de cada uma. Desse modo, o total de exemplares comprova as dimensões únicas do programa.

Em 2021, foram mais de 136 milhões de exemplares, sendo 13% na Região Norte (17.952.016), 33% na Região Nordeste (44.693.999), 34% na Região Sudeste (46.263.965), 12% na Região Sul (16.482.163) e 8% no Centro-Oeste (11.127.465), segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conheça as obras da Palavras aprovadas no PNLD 2024 — Objeto 1!

A Palavras Projetos Editoriais desenvolveu as coleções Segue a Trilha, com obras de História, Geografia e Arte, em uma estrutura que respeita o tempo e os conhecimentos do professor. 

SEGUE A TRILHA — HISTÓRIA

Código da coleção: 0093 P24 01 00 208 040

SEGUE A TRILHA — GEOGRAFIA

Código da coleção: 0094 P24 01 00 208 050

SEGUE A TRILHA — ARTE

Código da coleção: 0091 P24 01 00 200 060

odas as coleções possuem quatro volumes, que trazem o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nas obras, há diferentes possibilidades de trabalho para o professor em sala de aula, tanto pela estrutura de seus conteúdos, quanto pelas propostas apresentadas. Cada unidade é separada em partes, cada uma trazendo uma sequência de estudo, com textos, imagens e atividades.

No Manual do Professor, há um vasto arcabouço teórico e metodológico sobre a coleção, bem como sua estrutura, possibilidades de trabalho interdisciplinar e propostas de planejamento didático com cronogramas. 

Saiba mais sobre as coleções da Palavras Projetos Editoriais para os estudantes do Ensino Fundamental — Anos Finais em: www.palavraseducacao.com.br/pnld2024