Começou a escolha do Objeto 2 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023, prevista para encerrar no dia 28 de junho. Estão disponíveis, no Guia Digital, as resenhas das obras didáticas que serão utilizadas nas escolas até 2026 pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Confira abaixo a resenha da coleção Viagem pela História.


A obra demonstra coerência entre o projeto gráfico, a proposta pedagógica, as orientações ao docente e as atividades ao estudante. A coleção está alinhada aos elementos preconizados pela BNCC e aos componentes essenciais da PNA, respeitando os princípios éticos e os marcos legais vigentes. A abordagem metodológica da obra é consistente e clara. Os objetivos de aprendizagem são bem definidos, e os métodos para atingir esses objetivos são explícitos. A organização do conteúdo em diferentes linguagens, como a escrita, a visual e a oral, propicia o desenvolvimento de variadas habilidades pelo estudante. As formas de avaliação propostas almejam desenvolvimento integral do estudante e apresentam estratégias para diagnosticar os conhecimentos adquiridos, assim como para o docente mapear as defasagens e os conhecimentos que precisam ser retomados pelo estudante, tornando a avaliação importante ferramenta pedagógica e metodológica da coleção.

A obra estabelece relações dialógicas entre o passado e o presente por meio de atividades que buscam capacitar o estudante a compreender diferentes aspectos do passado e refletir sobre o presente e o seu cotidiano. Ao longo da obra, o protagonismo do estudante é valorizado, e as atividades buscam capacitá-lo para se reconhecer como um indivíduo, com sua própria identidade. Ademais, o estudante é levado a compreender o outro como alguém diferente — seja pela sua cor, pela sua raça, pela sua cultura ou pelas escolhas individuais —, que merece respeito. Nesse sentido, ao estimular princípios básicos da investigação e da analogia entre diferentes contextos espaciais e cronológicos, a coleção promove tanto a identificação quanto o reconhecimento e, sobretudo, o respeito às diferenças étnicas, culturais, políticas, religiosas etc., assim como a compreensão dos Direitos Humanos como fundamento ético para a convivência em sociedade.

No MPAA, em cada unidade, há um texto para auxiliar o professor, apresentando os objetivos esperados para cada tema, maneiras e caminhos para atingir os objetivos e ferramentas de avaliação. Esse texto de apoio colabora para nortear a prática docente e deve ser visto como uma sugestão, já que não tem a intenção de tirar a autonomia do professor. O MPAA, além de reproduzir integralmente o LPAA e incluir as respostas para as atividades, apresenta, na parte inicial, o detalhamento da estrutura do LPAA, como os objetivos de aprendizagens, metodologias de condução das aulas, atividades extras, formas de avaliação diagnóstica e formativa e a distribuição dos conteúdos durante as semanas letivas. Além desse material de apoio inicial, há um texto que acompanha cada atividade e busca ajudar o docente a conduzir a aula, abarcando desde a organização do tempo até atividades complementares que podem auxiliar no desenvolvimento do conteúdo.

O LPAA do 4º ano apresenta, em sua primeira parte, atividades sobre: os primeiros grupamentos humanos; a migração e a ocupação dos diferentes espaços da Terra, com destaque ao continente americano; a expansão marítima europeia cruzando os mares para formar as sociedades dos diversos continentes; a formação do Brasil, complementada em três unidades sobre os povos indígenas, africanos e as migrações europeias do final do século XIX; migrações internas no Brasil e a diversidade nacional brasileira.

Na segunda parte, privilegia a produção dos estudantes a partir de pesquisas que buscam aprofundar os conteúdos, os quais envolvem problemáticas como os vestígios do passado, o legado da cultura africana para o Brasil, a importância dos indígenas para a preservação da Floresta Amazônica e o respeito aos novos migrantes no Brasil do século XXI. No LPAA do 4º ano, privilegiam-se as questões sobre a formação social e cultural brasileira, estimulando o respeito aos diversos grupos sociais e seus descendentes.

O LPAA do 5º ano aborda, em sua primeira parte, a formação de povos e sociedades na chamada antiguidade, com destaque aos temas: Estado e Religião; a construção da cidadania desde as primeiras civilizações; os antigos povos do continente americano; o processo histórico que culminou com a independência política do Brasil; o período da monarquia brasileira; as primeiras décadas de República no Brasil e a questão do patrimônio histórico e cultural.

Na segunda parte, o LPAA do 5º ano aprofunda o tema dos povos antigos estabelecendo conexões com a contemporaneidade, verticaliza as questões em torno da escrita com exercícios sobre os direitos das pessoas e, por fim, aborda as relações entre história e memória.

A obra propõe atividades diversificadas, destinadas a mobilizar e a verificar os conhecimentos prévios do estudante, além de permitir a identificação e a reparação de defasagens de aprendizagem. Os volumes apresentam grande quantidade de imagens (fotografias, gravuras, mapas, pinturas etc.) e textos que são utilizados para atividades de leitura e interpretação.

Com base nesses materiais, a coleção empreende estratégias de aprendizagem, classificando e identificando as atividades em diferentes categorias: fluência em leitura oral (FLO), compreensão de textos (CT), desenvolvimento do vocabulário (DV), produção de escrita (PE). Ademais, as atividades incentivam o estudante a vivenciar práticas investigativas diversificadas, seja com livros físicos, materiais digitais ou museus virtuais, seja fazendo entrevistas ou realizando observação da paisagem e do patrimônio edificado do seu bairro ou cidade, sempre fomentando o olhar crítico e científico dos estudantes com base em procedimentos metodológicos referendados pela área.

Nesse âmbito, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) é proposto de forma contextualizada e problematizada, desenvolvendo discussões sobre temas atuais e presentes na realidade dos estudantes. A questão étnico-racial é abordada de maneira que o estudante compreenda que nenhuma raça se sobrepõe à outra, que todas têm suas características e que elas devem ser respeitadas. Os deveres e direitos das crianças e de todos os humanos são apresentados, além do cuidado com a natureza e com todos os seres que habitam o planeta.

A proposta da obra evidencia a valorização do conhecimento, da pluralidade histórica, política, econômica, social, demográfica e cultural do Brasil. O reconhecimento das demandas coletivas, o respeito aos Direitos Humanos e o combate aos preconceitos também são destaques da obra, possibilitando a construção da análise crítica e do exercício da autonomia dos estudantes.

A obra tem como característica principal abordar os temas da atualidade, buscando tornar o estudante um cidadão que conheça seus deveres e direitos, que seja crítico e reflexivo, capaz de mudar a sua própria história, capaz de falar e ouvir. A história é apresentada como uma forma de inserir o estudante em seu contexto histórico, tornando-o sujeito que compreende o seu passado e seu presente.

Por fim, a obra possui a característica de estimular a participação ativa dos estudantes tanto na modalidade individual quanto de maneira coletiva, fomentando o trabalho em grupo e diálogos nos quais é preciso se posicionar constantemente.


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