Começou a escolha do Objeto 1 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023, previsto para encerrar no dia 16 de setembro. Estão disponíveis, no Guia Digital, as análises das obras didáticas que serão utilizadas nas escolas até 2026 pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Confira abaixo a análise da coleção de Palavras Viagem pela História


No decorrer de toda a obra, o arcabouço teórico-metodológico é centrado no estudante e na sua vivência e realidade social, assim como a valorização da construção autônoma do pensamento crítico. É por meio dessa perspectiva que se propõe desenvolver as competências e habilidades próprias da História, bem como os conhecimentos, atitudes e valores fundamentais para a formação integral do ser humano. Essas competências são despertadas e exercidas de diversos modos ao longo da obra, através das atividades, textos centrais, imagens e detalhes.

A obra contempla os objetos de aprendizagem, as habilidades e competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos abordados para valorizar os conhecimentos de diferentes povos e culturas ao longo do tempo, como os povos originários e os povos remanescentes africanos. Além disso, diversas situações e abordagens propõem relações entre passado e presente, de modo a estimular a reflexão sobre a realidade em que se vive.

No primeiro volume, são evidenciadas reflexões sobre os conceitos centrais da história como memória, lembrança, o território e suas dimensões, a formação da população e as concepções e escravidão e liberdade.

No segundo volume, os conceitos explorados no primeiro volume passam a ser aprofundados e desenvolvidos, com foco nos trabalhadores da terra, na importância da tradição oral para as culturas indígenas e na vida dos indígenas no Brasil. Há um cuidado da obra em tratar sobre a descrição dos povos indígenas pelos colonizadores desde 1500 até as suas condições atuais, o que contribui para os estudantes obterem a percepção das mudanças entre o passado e o presente, desconstruindo estereótipos presentes em nossa sociedade sobre esses povos. Nesse volume, são abordadas outras artes artísticas, como a música, demonstrando diversas faces do Brasil.

No terceiro volume, destaca-se a abordagem dada às memórias, que são exploradas a partir de diferentes metodologias e atividades e que se destacam para a compreensão histórica desse conceito. A noção de território é explorada a partir da relação com a Amazônia e seu processo de ocupação, refletindo sobre as possibilidades de um mundo sustentável com o meio ambiente preservado.

No quarto volume, abordam-se as origens da humanidade, assim como as transformações no ser humano e em seu entorno, desde a pré-história. O foco é dado também sobre as migrações, apresentando conceitos relacionados aos deslocamentos. Destaca-se a abordagem direcionada aos povos africanos, que são apresentados a partir de suas conexões com o Brasil.

O quinto volume destaca-se pela abordagem dada aos conceitos políticos vinculados à formação dos Estados e a construção da cidadania. A reflexão sobre a cidadania permite às crianças refletirem sobre suas práticas no mundo, assim como os impactos de suas ações para a coletividade. Ainda nesse volume, explora-se também o conceito de memória, porém de um modo mais aprofundado, articulando com as noções de patrimônio, lugares de memórias e direito à memória.

A partir da descrição e análise dos volumes, percebe-se que a obra desenvolve os conceitos gradualmente, ao mesmo tempo em que permite ao professor trabalhar de uma forma mais flexível. A proposta de diferentes atividades para trabalhar os mesmos conceitos, como leitura, trabalho em grupo, trabalho individual, atividade de pesquisa, análise de imagem, desenho e produção textual, facilitam a atuação do professor em sala de aula, à medida em que proporciona diferentes modos de ensinar para os diversos perfis de estudantes na sala de aula.

O ensino de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena é valorizado e tem como direcionamento a demarcação das contribuições, lutas e conquistas nas áreas social, econômica e política desses povos, em todos os volumes. Negros e indígenas são apresentados como sujeitos centrais na História, com suas tradições, saberes e posições de visibilidade destacadas no decorrer de toda a obra.

Na abordagem dada ao longo dos volumes, as reflexões sobre a memória são uma potencialidade da obra, por estabelecer relações entre o convívio da criança, o cotidiano e a sua infância, mas também por desenvolver o conceito a partir da relação com a sociedade com a memória para uma cidade, noções fundamentais para a história.

A obra se destaca pela sua organização de modo autocontido, que permite ao professor ter autonomia e flexibilização para trabalhar os recursos tanto de forma isolada como também articulados com outras disciplinas. Ao longo da obra, diversos temas e conceitos são abordados de modo diferentes, mobilizando habilidades e competências diversas, assim como linguagens e gêneros textuais, possibilitando a aprendizagem dos estudantes de diferentes perfis. É relevante na obra a articulação dos temas propostos com as atividades de pesquisa, entrevista com familiares e questionamentos que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizado, e pela conexão entre as diferentes linguagens e pluralidades de pensamento.

A obra desenvolve a discussão relativa ao conceito de meio ambiente e sustentabilidade voltada para a reflexão de ações fundamentais na vida cotidiana. Quanto ao respeito à multiculturalidade, a obra traz nos diferentes volumes a representatividade dos diferentes grupos sociais, demonstrando um cuidado para com a valorização das diferentes culturas, sobretudo com a valorização da pluralidade de pensamento.

Dessa forma, atenta aos princípios legais, a obra traz a representação da heterogeneidade sociocultural. Há a mobilização de fontes e sugestões de bibliografias relevantes, assim como materiais complementares que podem potencializar o processo de aprendizagem. A obra apresenta linguagem atrativa às crianças, explorando por meio dos conteúdos a relação com os temas contemporâneos, tais como a cultura de paz, estimulando a leitura e contribuindo para o desenvolvimento da leitura inferencial, ponto crucial para a BNCC.

O Manual do Professor (MP) apresenta orientações consistentes, aprofundadas e direcionadas ao professor e às imprevisibilidades da prática na sala de aula, evidenciando um leque de opções que enriquecem o trabalho docente, sobretudo no que diz respeito às sugestões sobre formas de articulação de conteúdo, roteiros de aula, sugestões de leituras e atividades complementares, assim como sugestões para avaliação, atividades diagnósticas e para recuperar defasagens, tornando o processo de aprendizagem mais fácil. O MP também apresenta uma linguagem clara e objetiva, com textos sucintos que conectam a abordagem aos conteúdos, as relações entre habilidades, as competências e os objetos do conhecimento indicados na BNCC.

O projeto gráfico de qualidade permite ao professor uma navegação orientada e articulada pela obra, com diferentes recursos gráficos que facilitam seu manuseio. No decorrer do MP, é informado aos professores sobre a proposta teórico-metodológica adotada, ressaltando a valorização da autonomia dos alunos, as trocas de experiências e as relações entre a escola e o seu cotidiano.

A avaliação é apresentada como parte essencial do processo de ensino-aprendizagem, que deve contemplar avaliação diagnóstica, a análise dos saberes prévios, a avaliação formativa e de resultados, a participação em sala de aula, o trabalho em grupo e a comunicação oral e escrita. Ressalta-se que as orientações gerais do MP são as mesmas para todos os volumes, e, na seção 2, consta a reprodução integral do LE, com orientações específicas para o professor relacionadas à unidade e ao capítulo, conforme a especificidade de cada volume. Dentre essas orientações, destacam-se: objetivos de aprendizagem, cronograma, possíveis dificuldades indicadas ao professor, habilidades da BNCC, materiais necessários e encaminhamentos para a realização das atividades.

A bibliografia comentada recomendada para o desenvolvimento do volume aparece no final das orientações gerais do MP, antes da reprodução do LE. O MP atende ao previsto no edital, pois oferece orientações claras e precisas sobre como trabalhar com estudantes de diferentes perfis para abordar sistematicamente o nível inferencial nos processos de leitura.

De modo geral, a obra não apresenta atividades que proporcionem riscos à integridade dos estudantes, no entanto os alertas para os obstáculos e dificuldades podem ser encontrados somente de modo pontual e não explicitado no Manual do professor, sendo necessária a atenção do professor. Em geral, percebe-se que a obra fornece orientações fundamentais para a qualificação contínua dos professores em sala de aula, sobretudo no relacionado com a obra de acordo com o contexto escolar.

O material impresso está bem estruturado, com atividades relacionadas à temática e que equilibram as interações e brincadeiras como eixo estrutural da proposta pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, as atividades, textos e dinâmicas propostas na obra são consistentes com as Diretrizes Curriculares, o Plano Nacional de Alfabetização (PNA) e as intencionalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando os direitos de alfabetização: conviver, brincar, participar , expressar, expressar e conhecer-se.


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