Começou a escolha do Objeto 2 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023, prevista para encerrar no dia 28 de junho. Estão disponíveis, no Guia Digital, as resenhas das obras didáticas que serão utilizadas nas escolas até 2026 pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Confira abaixo a resenha da coleção Viagem pela Geografia.


A obra contempla distintas formas didático-pedagógicas, com apresentação de múltiplas linguagens expressas nas atividades, coerentes com a faixa etária e o nível de ensino dos estudantes. As temáticas estabelecem conexões com outros componentes curriculares, em consonância com os princípios éticos e normativos, apresentados a partir de temas contemporâneos transversais, que favorecem a investigação e a reflexão, direcionados para os lugares de vivência dos estudantes, posicionando-os no centro do processo de aprendizagem.

O MPAA apresenta práticas de revisão e retomada de conteúdos e conceitos, subsidiando o planejamento do professor. Assim como dispõe, nos dois volumes da obra, uma seção destinada à explanação do processo de avaliação formativa, com direcionamentos para o professor no acompanhamento das atividades. O MPAA disponibiliza as sequências didáticas, compostas por propostas de materiais, pontos de observação para o professor e atividades preparatórias. Também apresenta artifícios para melhor aproveitamento das atividades, de modo individual e/ou coletivo, visando à progressão da aprendizagem e priorizando a execução das atividades de forma consistente. Ademais, expõe orientações acerca da BNCC e da PNA, com vistas à realização das atividades, que possibilitam o desenvolvimento da alfabetização e literacia.

O LPAA dispõe de recursos que buscam consolidar o conhecimento dos estudantes, por meio de atividades de fixação e verificação de aprendizagem. Ele concentra práticas que possuem como objetivo o aprofundamento e os conhecimentos por meio de atividades que incentivam a observação, a investigação, a reflexão e a criação. Com isso, colabora para que os alunos desenvolvam a análise, a argumentação e os processos de inferência, ao mesmo tempo que propicia o protagonismo dos estudantes, corroborando com o desenvolvimento das habilidades e competências gerais, específicas de Ciências Humanas, em especial da Geografia.

Sendo assim, o LPAA e o MPAA estão articulados, explorando diferentes temas e contextos, em conexão com os conhecimentos geográficos e com os lugares de vivências dos estudantes. Isso por meio do uso de distintas linguagens presentes nas atividades, as quais mobilizam as competências e habilidades da BNCC.

A singularidade da obra encontra-se pautada na utilização das metodologias ativas, apresentadas por meio de sequências didáticas, que mobilizam diferentes formas de aplicação dos conteúdos, não se limitando à sala de aula, mas explorando atividades individuais e coletivas. Destaca-se, ainda, o estímulo ao desenvolvimento da leitura, com ampliação do vocabulário e aprofundamento da compreensão textual. O processo de alfabetização cartográfica também aparece como uma das premissas da coleção, na qual os volumes dispõem de uma série de práticas que instigam o protagonismo dos estudantes na leitura e construção de mapas, além de propostas de pesquisas que exercitam a curiosidade, a imaginação e a criatividade dos estudantes.

A obra explora a diversidade cultural, destacando as diferenças sociais e econômicas presentes na população brasileira sob diferentes pontos de vista, bem como trabalha as representações cartográficas por meio de atividades que envolvem imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas. Sendo assim, vale ressaltar que as discussões viabilizadas pelos dois volumes favorecem o desenvolvimento das habilidades e das Competências Gerais da Educação Básica, além de promover o processo de alfabetização, literacia e numeracia dos estudantes.

Ao longo da obra, constata-se a proposição de atividades abertas à comunidade escolar e externa, com aplicação de metodologias ativas que incentivam os estudantes a realizar entrevistas, pesquisas, exposições, elaboração de croqui e produção de cartazes. Isso possibilita a construção de conhecimentos trabalhados no decorrer dos volumes, instigando-os a participar de modo colaborativo na execução das práticas voltadas à aprendizagem coletiva. Na obra, a cidadania e a participação social são mobilizadas em atividades que incentivam a investigação e a pesquisa, considerando a empatia, os direitos humanos, o respeito à imagem de afrodescendentes, indígenas, mulheres e idosos. A discussão dos temas contemporâneos transversais é oportunizada no conjunto de atividades dos dois volumes.

As ilustrações e textos presentes nos LPAA são compatíveis com os enunciados das questões e auxiliam sua compreensão; o projeto gráfico editorial beneficia o uso da coleção em sala de aula porque os enunciados das questões e os textos dos LPAA estão impressos em tamanho adequado, e as fotografias, charges, mapas, croquis, gráficos, pinturas, infográficos e xilogravuras apresentam boa resolução e estão organizados com equilíbrio. Os sítios eletrônicos indicados para pesquisa permitem uma mediação pedagógica lógica, haja vista cumprirem a função estratégica de ampliar o conhecimento dos conteúdos geográficos estudados na sala de aula, ao tempo que complementam as informações obtidas nos livros didáticos.


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