No dia 19 de julho, quarta-feira, a partir das 19 horas, ocorrerá o bate-papo Fazer artístico em sala de aula: desafios e estratégias, com a presença de Mônica Cardim, Deise de Brito e Beth Castro e mediação de Renato Cardoso. 

A prática das artes visuais, do teatro, da música e da dança em sala de aula está repleta de desafios para os professores. Quais são as estratégias utilizadas para mobilizar os estudantes? De que forma cada linguagem contribui para o desenvolvimento do estudante e sua relação com a comunidade? Como estabelecer conexões entre as linguagens artísticas com outras disciplinas? Pela perspectiva de professoras que atuam como artistas e pesquisadoras, o bate-papo propõe trazer experiências e reflexões sobre as possibilidades de trabalho com as diferentes manifestações artísticas no ambiente escolar.

O evento ocorrerá no canal do YouTube da Palavras Projetos Editoriais: www.youtube.com/palavraseducacao.

Mônica Cardim Fotógrafa educadora com graduação em Artes Plásticas pela FAAP, mestra e doutoranda em Artes pelo MAC-USP. A premiada artista multidisciplinar apresentou sua produção artística e teórica no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Histórico em Artes Visuais, PROAC 2022, com a série de autorretratos Protocolo Diário, o Prêmio Vídeo USP-TV Cultura 2020, com o vídeo Retratos Transatlânticos (3’) e Menção Honrosa no Prêmio Vídeo USP-TV Cultura 2021, com Trago Nomes (2’30’’). Em parceria com a Nave Gris Cia Cênica, criou a exposição “Mulheres Negras na Dança” para o II Encontro Mulheres Negras na Dança, Prêmio Denilto Gomes 2017 e indicação ao APCA.
Deise de Brito  Nordestina, baiana de Salvador, nascida e criada no Engenho Velho de Brotas. Namora quadril, é artista da dança e do teatro, educadora e autora de livro didático. Graduada em Teatro pela UFBA. Formada pela Escola de Dança da FUNCEB. Mestra em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2019, recebeu o Prêmio Denilton Gomes na categoria “Olhares para as estéticas negras e de gênero na dança”. Desenvolve amores-pesquisas referentes a artistas negres a partir de diálogos entre corpo, ancestralidade, memória e arquivo, sendo idealizadora e coordenadora do site “Arquivos de Okan”.
Beth Castro Graduada em artes cênicas, é contadora de histórias, mediadora de leitura, palhaça, pesquisadora do brincar, da infância e da cultura popular. É atriz da Cia Colcha de Retalhos, na qual desenvolve pesquisas e projetos artísticos, e artista-professora da Escola Municipal de Iniciação Artística — EMIA. Já trabalhou em algumas escolas da rede privada em são Paulo e na Secretaria de Educação de Guarulhos (SP). É articuladora do MTR (Movimento de Teatro de Rua de SP) e RBTR (Rede Brasileira de Teatro de Rua).
Renato Cardoso  Renato Cardoso é doutor e mestre em música pela UNESP e autor de capítulos e artigos especializados na área de Música. Atuou como professor dos cursos de bacharelado em Música com habilitação em violão e de licenciatura em Música no Instituto de Artes da UNESP. Atualmente, é pesquisador do APREMUS — Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade, sendo um dos organizadores do livro Juventudes e Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade (2020) pela Editora UNESP. É coautor da coleção Palavras de Linguagens e suas Tecnologias, aprovada no PNLD 2021, destinado a professores e estudantes do Ensino Médio, e coautor da coleção de Arte do Segue a Trilha, aprovada no PNLD 2024, para os anos finais do Ensino Fundamental.

Inscreva-se em nossa newsletter para conferir as novidades da Palavras!