Pelos olhos de minha mãe

diários, memórias e outras lembranças

Hoje, como em tantas outras noites, sonhei com minha mãe. Estávamos em algum lugar indefinido e eu me alegrava por vê-la voltando não sei bem de onde. Acabava a angústia de estar procurando por ela. Era uma situação banal, como se a gente apenas tivesse se perdido uma da outra rapidamente. Sentia um grande alívio por tê-la de novo por perto.

Acordei pensando que o sonho não deixava de ser um prenúncio: tinha finalmente decidido encarar a tarefa de visitar os arquivos de minha mãe, tantas vezes adiada para o dia seguinte. Eu me reencontraria com ela de certa forma.

Haviam-se passado quase 7 anos de sua morte. Seus arquivos estavam bem guardados, mas faltava coragem para mergulhar neles e dar-lhes o destino que mereciam. Fazê-los públicos, deixar imagens tão necessárias à vista novamente.

É assim que Laura Huzak Andreato começa a tecer os fios de sua memória e nos conduz por uma sensível visita pela obra de sua mãe, a fotógrafa Iolanda Huzak.

Nesse entrelaçamento de olhares e testemunhos, da cumplicidade entre filha e mãe, o leitor vê tomarem forma, nas páginas deste livro, as expressões, os gestos, as angústias e os sonhos de crianças, mulheres, trabalhadores e artistas imersos em seu cotidiano, muitas vezes marcados por conflitos de uma sociedade desigual.

O olhar de Iolanda, registrado em suas fotografias, denuncia a vida real desses personagens que se recusam a abrir mão de sua altivez e dignidade.

Informações técnicas

Quem fez

Autores

  • Laura Huzak Andreato

    Laura Huzak Andreato é formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde também cursou o mestrado em Poéticas Visuais. Atualmente, nesse mesmo programa de pós-graduação, prepara o doutorado. É autora de Pelos Olhos de Minha Mãe.

  • Iolanda Huzak

    (1947-2013) iniciou sua carreira como fotojornalista em 1972, com imagens que registravam alguns dos grandes momentos da arte brasileira, no teatro e na música, bem como escancararam várias das desigualdades que até hoje marcam o Brasil, a América Latina e outras sociedades do mundo. Um olhar que es...

Descrição

As imagens e histórias da fotojornalista brasileira Iolanda Huzak (1947-2013) são apresentadas na biografia Pelos Olhos de Minha Mãe, escrita por sua filha, Laura Huzak Andreato. Com trechos de diários, publicações na imprensa e registros pessoais, o livro relata a vida e a obra de Iolanda, as relações entre mãe e filha, temas como a infância, a condição de vida de mulheres e trabalhado.

Iolanda Huzak escolheu ser fotojornalista, aquele profissional habilitado a utilizar seu olhar e equipamentos para registrar a vida cotidiana por meio das imagens, e assim informar e provocar a reflexão do público em geral. Foi com esse propósito que ela criou, ao longo da vida, um acervo fotográfico marcado pela beleza estética e, ao mesmo tempo, de expressivo valor social.

As fragilidades enfrentadas na infância, assim como tantas outras ao longo da vida, se transformaram no fio condutor de sua obra. O tema da infância, a condição de vida das mulheres e dos trabalhadores braçais, marcantes em suas fotografias, a tocavam de forma profunda. A menina que se sentia desprotegida quando criança talvez a tenha feito olhar para outras infâncias e realidades com tanta sensibilidade.

Essas cenas que foram sendo compostas por Iolanda não registravam apenas o mundo real. Os relatos pinçados em suas memórias e espalhados presentes em Pelos Olhos de Minha Mãe mostram que ela concebia seu trabalho de fotojornalista como resultado de uma investigação, mas também, e principalmente, a partir de uma interação profunda com o retratado

A trajetória de Iolanda é reconstruída por fontes de informação bastante diversificadas: matérias publicadas na imprensa, fotos familiares, documentos, diário pessoal e, claro, o acervo imagético produzido pela própria biografada. São esses registros da memória que conduzem a narrativa, ao lado das lembranças afetivas que marcaram Laura Huzak Andreato, sua filha, num entrelaçar de testemunhos que acabaram por construir uma narrativa única e sensível.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Claudia Bergamini, Flávia Bandeca Biazetto, Gabriela Pinheiro, Renato Cardoso
Arno Aloísio Goettems, Antônio Luis Joia, Milene Braga Goettems
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.