O volume “O mundo em que vivemos: origens, trabalho e a invenção da liberdade” da coleção Palavras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe um convite para refletir sobre a trajetória do planeta e de seus habitantes e incentivar questionamentos acerca de nossas escolhas para o futuro.
A primeira Unidade aborda a formação da Terra e da humanidade, começando por um mergulho na formação do planeta ao longo do tempo geológico, para depois pensar o caminho percorrido pela humanidade, desde seus ancestrais mais antigos até o surgimento do Homo sapiens.
O tema central da segunda Unidade é a Revolução Industrial, um tempo marcado por mudanças profundas no jeito de produzir, circular e consumir mercadorias, que transformou o lucro em objetivo central da sociedade que se consolidaria mundo afora nas décadas seguintes.
A invenção da liberdade e da democracia, com a Revolução Francesa, é a espinha dorsal da terceira unidade. O movimento francês abriu as portas para mudanças significativas no jeito de as sociedades se organizarem, do ponto de vista social e político, ao pôr fim ao absolutismo e dar voz ao povo!
A quarta e última Unidade traz o leitor para o tempo presente, para analisar as formas de produção que nos cercam no mundo atual, marcado pela presença intensa da tecnologia, da Ciência e da informação, com o advento das redes digitais.
Arno Aloísio Goettems é bacharel e licenciado em Geografia, além de mestre em Geografia Humana pela USP. Atua como professor de Geografia na Educação Básica da rede particular de São Paulo.
Cursou História com a convicção de que mudaria o mundo. Deu aulas, estudou História da fotografia, escreveu livros, mas o gosto pela palavra escrita o transformou em editor.
Professor da rede municipal de São Paulo, com bacharelado e licenciatura em Geografia pela USP, está produzindo, junto com o Arno, três livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio.
Bacharel em História. Licenciado em História, Ciências Sociais e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação. Professor no Ensino Superior e na Educação Básica. Assessor e Consultor em projetos editoriais e de formação de professores. Autor de materiais didáticos e de itens avaliativos.
No século XX, o filósofo alemão Walter Benjamin e o historiador francês Marc Bloch sugeriram, cada qual a seu modo, buscar no passado as razões para viver. Era um retorno em busca de sonhos, projetos, aventuras e experiências capazes de preencher de felicidade o tempo presente.
Essa proposta não foi por acaso. Ambos os autores viveram em momentos marcados por ideologias totalitárias. Os instrumentais oferecidos pelas Ciências Humanas eram, assim, caminhos para construir alternativas à dura realidade do nazismo.
Inspirada nas propostas desses e de outros pesquisadores, esta Coleção de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio é um convite a você para que lance mão dos instrumentais ofertados por essa área do conhecimento a fim de ler e compreender as muitas realidades que o cercam.
Esperamos que, dessa forma, você possa construir um projeto de vida pessoal e para a sociedade, pautado na ética, no exercício consciente da cidadania e na busca de um lugar mais justo e menos desigual. A intenção é que você não só aprenda com essas experiências, mas também perceba como as pessoas são capazes de criar soluções para seus problemas e transformar suas realidades. Que essa viagem pelas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas possa inspirar e alimentar você na construção do mundo que deseja!
Aprofunde-se no universo da educação.
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Você é muito importante pra nós. Por isso, caso tenha dúvidas, sugestões, ou queira entrar em contato conosco, utilize o formulário e responderemos em breve.
Outros canais de atendimento
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.