A ideia de ensino através de projetos começou a nascer com estudiosos da Escola Nova, como John Dewey (1859-1952), filósofo estadunidense que influenciou a elite brasileira na primeira metade do século XX com as ideias do movimento de renovação do ensino, cujo objetivo era tirar o estudante do lugar de espectador para colocá-lo como sujeito do aprendizado.

O ponto de partida para o trabalho com projetos é a mobilização do estudante para resolver uma situação-problema presente em seu dia a dia ou próxima de sua realidade, para que ele possa reconhecê-la. Através de métodos investigativos, como pesquisa, conversa, leitura, reflexão, o estudante chega à síntese, elaborando em seguida uma alternativa, um produto final para resolver a situação-problema proposta.

A coleção Palavras para Integrar, composta por um volume de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e um volume de Linguagens e suas Tecnologias, apresenta em cada livro, seis projetos que trabalham quatro temas integradores: STEAM (sigla em inglês para a metodologia que integra conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Midiaeducação, Mediação de conflitos e Protagonismo juvenil. Cada projeto integrador possui um vídeo tutorial para o professor.

Os livros, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2021, Ensino Médio) constituem obras interdisciplinares que devem ser trabalhadas de maneira complementar ao livro didático das áreas de conhecimento. A coleção leva os estudantes a construírem seu próprio conhecimento, pautados na realidade e de maneira a dar sentidos concretos aos estudos.

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