Geral - PNLD 2024 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2022

Objeto 2

A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha

De Bia Villela

Código da obra: 0719 P22 02 03 000 000

PNLD 2022: Objeto 2 – Obras literárias

A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha

Código da obra: 0719 P22 02 03 000 000

Será que a galinha vai falar?

 

A galinha dos vizinhos comeu as letras da sopinha e saiu pelo sítio a cacarejar. 

 

O que será que ela quer falar?

 

Todo mundo arrisca seu palpite…

 

Será que alguém consegue adivinhar?

 

De um jeito surpreendente, A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha brinca com a formação das palavras e a sensação da descoberta.

Transforme sua sala de aula!

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adotar as obras didáticas e literárias da Palavras em sua escola.

Sobre a autora e a ilustradora

Bia nasceu em São Paulo e sempre brincou muito com seu irmão gêmeo na cidade, no sítio e na praia. Formada em design gráfico pelo Rocky Mountain College of Art and Design, nos Estados Unidos e em veterinária pela Universidade de São Paulo, é autora de livros infantis. 

 

Inventa textos, ilustrações e cria os projetos gráficos para cada livro. Os animais estão em todos os seus livros. Adora desenhar com muitas cores e formas geométricas e acha as galinhas muito divertidas. Gosta também de montar quebra-cabeça, plantar feijão de todas as cores, olhar os grafites da cidade, os museus e caminhar. 

 

Tem livros publicados por algumas editoras. Gosta de ficar perto dos seus filhos, do marido e de apreciar os desenhos das crianças, além de ficar atenta às ideias criativas e também a pessoas que respeitam os outros. Você pode acompanhar o trabalho e saber mais sobre os livros desta autora em seu site: https://biavillela.com.br.

Aprofundamento da obra

A obra A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha oferece um rico repertório de palavras e imagens do campo semântico dos animais, que são apresentadas no texto de modo simples e divertido, brincando com as letras, com o reino animal e com as formas geométricas que compõem as imagens.

 

 

O texto parte do primeiro verso da tradicional parlenda do folclore brasileiro, permitindo o acionamento dos conhecimentos prévios pela criança e, a partir deles, amplia as possibilidades de leitura, estruturando-se em frases de construção bastante simples, mas que inserem, de modo significativo, novas palavras ao vocabulário dos pequenos leitores.

 

 

Os recursos visuais apresentam um acesso imediato para a interação do leitor com a obra, em que as imagens valorizam as letras e instigam a formação de novas palavras, configurando um rico suporte para a construção de significados. A associação das letras representadas na sopinha — alimento da galinha — conduz a brincadeira de adivinha, convidando os leitores a descobrir, a partir das letrinhas ingeridas, o que a galinha poderá falar. O texto, simples e lúdico, estimula o reconhecimento dos sons e sua relação com as letras, com as palavras e seus significados, ampliam o vocabulário e enriquecem os conhecimentos sobre o código escrito, habilidades preparatórias para a alfabetização.

Literacia familiar

A formação do leitor depende diretamente da oportunidade de conviver com livros e outros leitores, trocando ideias, indicações e compartilhando percepções.

 

Uma forma de estimular a família a participar do processo de aprendizagem da criança, compartilhando, dialogando e as inserindo nesse processo de construção de saberes é a criação de um circuito de leitura, um modo de compartilhar o que é lido em sala de aula com as famílias.

 

No circuito de leitura, as crianças podem levar para casa o livro lido em sala de aula, de modo a partilhar com seus familiares seus conhecimentos. O livro pode ser levado para casa e devolvido dentro de um prazo pré-determinado.

 

Para isso, será importante o envio das instruções e intencionalidades aos familiares, de forma sucinta, para que a família compreenda o contexto e possa atuar com a criança. Comentar a leitura realizada e o objetivo da atividade fornecerá instruções valiosas e possibilitará que as crianças obtenham informações e compartilhem diversos saberes.

 

Avalie o tempo necessário para que possam participar dessa atividade, pensando que precisarão do adulto; talvez seja necessário considerar o final de semana, para possibilitar essa interação da criança com a família.

 

A criança aprende a se comunicar imitando os adultos com quem convive. Por isso, envolver os familiares em práticas de leitura e escrita é fundamental para sua evolução e aprendizado. Enviar uma folha ou outro suporte para que os familiares registrem por escrito as respostas da tarefa é uma situação comunicativa que fornecerá às crianças modelos de leitura e escrita.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Sala do Professor

A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.

Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!

Blog da Palavras

No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.

Quatro títulos apresentam diversidade literária para aos Anos Iniciais
Descubra como o esporte melhora a saúde, o desempenho escolar e a formação cidadã dos estudantes.

Materiais Formativos

Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.

Série de textos abordam conceitos relevantes para professores do Ensino Fundamental.
Série de textos abordam conceitos relevantes para a sala de aula com base nas obras literárias da Palavras.
Confira textos acerca de leitura de imagens em livros infantis e juvenis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.