PNLD 2022
Objeto 2
De Bia Villela
Código da obra: 0719 P22 02 03 000 000
A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha
Código da obra: 0719 P22 02 03 000 000
Será que a galinha vai falar?
A galinha dos vizinhos comeu as letras da sopinha e saiu pelo sítio a cacarejar.
O que será que ela quer falar?
Todo mundo arrisca seu palpite…
Será que alguém consegue adivinhar?
De um jeito surpreendente, A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha brinca com a formação das palavras e a sensação da descoberta.
Transforme sua sala de aula!
Entre em contato com nossa equipe e saiba como adotar as obras didáticas e literárias da Palavras em sua escola.
Sobre a autora e a ilustradora
Bia nasceu em São Paulo e sempre brincou muito com seu irmão gêmeo na cidade, no sítio e na praia. Formada em design gráfico pelo Rocky Mountain College of Art and Design, nos Estados Unidos e em veterinária pela Universidade de São Paulo, é autora de livros infantis.
Inventa textos, ilustrações e cria os projetos gráficos para cada livro. Os animais estão em todos os seus livros. Adora desenhar com muitas cores e formas geométricas e acha as galinhas muito divertidas. Gosta também de montar quebra-cabeça, plantar feijão de todas as cores, olhar os grafites da cidade, os museus e caminhar.
Tem livros publicados por algumas editoras. Gosta de ficar perto dos seus filhos, do marido e de apreciar os desenhos das crianças, além de ficar atenta às ideias criativas e também a pessoas que respeitam os outros. Você pode acompanhar o trabalho e saber mais sobre os livros desta autora em seu site: https://biavillela.com.br.
Aprofundamento da obra
A obra A galinha dos vizinhos e o alfabeto de sopinha oferece um rico repertório de palavras e imagens do campo semântico dos animais, que são apresentadas no texto de modo simples e divertido, brincando com as letras, com o reino animal e com as formas geométricas que compõem as imagens.
O texto parte do primeiro verso da tradicional parlenda do folclore brasileiro, permitindo o acionamento dos conhecimentos prévios pela criança e, a partir deles, amplia as possibilidades de leitura, estruturando-se em frases de construção bastante simples, mas que inserem, de modo significativo, novas palavras ao vocabulário dos pequenos leitores.
Os recursos visuais apresentam um acesso imediato para a interação do leitor com a obra, em que as imagens valorizam as letras e instigam a formação de novas palavras, configurando um rico suporte para a construção de significados. A associação das letras representadas na sopinha — alimento da galinha — conduz a brincadeira de adivinha, convidando os leitores a descobrir, a partir das letrinhas ingeridas, o que a galinha poderá falar. O texto, simples e lúdico, estimula o reconhecimento dos sons e sua relação com as letras, com as palavras e seus significados, ampliam o vocabulário e enriquecem os conhecimentos sobre o código escrito, habilidades preparatórias para a alfabetização.
Literacia familiar
A formação do leitor depende diretamente da oportunidade de conviver com livros e outros leitores, trocando ideias, indicações e compartilhando percepções.
Uma forma de estimular a família a participar do processo de aprendizagem da criança, compartilhando, dialogando e as inserindo nesse processo de construção de saberes é a criação de um circuito de leitura, um modo de compartilhar o que é lido em sala de aula com as famílias.
No circuito de leitura, as crianças podem levar para casa o livro lido em sala de aula, de modo a partilhar com seus familiares seus conhecimentos. O livro pode ser levado para casa e devolvido dentro de um prazo pré-determinado.
Para isso, será importante o envio das instruções e intencionalidades aos familiares, de forma sucinta, para que a família compreenda o contexto e possa atuar com a criança. Comentar a leitura realizada e o objetivo da atividade fornecerá instruções valiosas e possibilitará que as crianças obtenham informações e compartilhem diversos saberes.
Avalie o tempo necessário para que possam participar dessa atividade, pensando que precisarão do adulto; talvez seja necessário considerar o final de semana, para possibilitar essa interação da criança com a família.
A criança aprende a se comunicar imitando os adultos com quem convive. Por isso, envolver os familiares em práticas de leitura e escrita é fundamental para sua evolução e aprendizado. Enviar uma folha ou outro suporte para que os familiares registrem por escrito as respostas da tarefa é uma situação comunicativa que fornecerá às crianças modelos de leitura e escrita.
Newsletter
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Sala do Professor
A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.
Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!
Blog da Palavras
No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.
Materiais Formativos
Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.