Diante das novas demandas da sociedade, a relação entre professores e estudantes dentro da sala de aula vem se alterando. Para acompanhar o advento das mídias digitais e incluir o trabalho com competências, que se permitiram, como cidadania, argumentação, empatia e autoconhecimento, a educação precisau passar por mudanças. Assim, desde as propostas introduzidas pelos compensadores da Escola Nova, no início do século XX, os educadores discutem formas de oferecer maior autonomia ao jovem, de forma a romper com uma estrutura que tinha o professor como detentor do conhecimento, ministrando aulas expositivas a um estudante espectador, ao qual cabia apenas memorizar os conteúdos apresentados.

Isto posto, o trabalho com projetos busca trazer ao Ensino Médio novas dinâmicas entre os conteúdos, alterando a relação de quem ensina e quem aprende. O professor não é mais apenas o transmissor do conhecimento em sala de aula, ele busca auxiliar o jovem em seu aprendizado, como mediador e orientador na descoberta dos conteúdos e atribuição de sentidos. Da mesma forma, o estudante deixa uma postura passiva para assumir o papel de protagonista, agregando sua individualidade e pluralidade ao processo de aprendizagem

O professor orientador e o estudante protagonista são os novos atores do trabalho com projetos, que buscam não apenas trazer mais autonomia para o jovem, mas também mobilizar conhecimentos que circulam entre diferentes disciplinas, privilegiando a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade na sala de aula. Além disso, o trabalho com projetos alinhados com as competências apontadas na BNCC e na estrutura do Novo Ensino Médio, que também prevêem autonomia maior do estudante em sua trajetória escolar.

Em nossa Sala do Professor, você confere a seção “Em Teoria” da trilha formativa “Na Escola: O trabalho com projetos”, que aprofunda os temas de metodologia de trabalho por projetos, interdisciplinaridade e a relação do professor orientador e o estudante protagonista, além de outras declarações que auxiliam o professor na realização das atividades.