Vai, DJ!

o intrigante caso dos discos perdidos

Rosa sonha em ser DJ, mas não tem dinheiro sequer para comprar um disco de vinil. Imagine sua surpresa ao descobrir na própria casa uma caixa cheinha de capas de discos lendários – todas elas vazias…

Em uma trama envolvente, cheia de “zaps, posts e chats”, a adolescente conhece novos lugares e pessoas, se depara com momentos significativos da história e da cultura do país e acaba descobrindo a fascinante obra de um dos mais importantes artistas brasileiros: Elifas Andreato.

Informações técnicas

Quem fez

Autores

  • João Rocha Rodrigues

    Jornalista, diretor audiovisual e roteirista, João Rocha Rodrigues especializou-se na criação, pesquisa e desenvolvimento de conteúdos sobre cultura brasileira para diversas plataformas, como TV, exposições, livros e revistas. Vai, DJ! - o intrigante caso dos discos perdidos é seu livro de estreia.

  • Elifas Andreato

    Elifas nasceu em Rolândia, no estado do Paraná, em 1946. Sua família era pobre e, tentando uma vida melhor, viveram em vários lugares. Ainda criança, ele trabalhou na roça, plantando café e milho e entregando leite, e na serraria do tio, lustrando móveis. Em casa, ajudava a cuidar dos irmãos mais no...

  • Estúdio Lorota

    Juliana Calheiros (Juca) nasceu em Olinda (PE), em 1981. Possui formação em Artes Plásticas pela UFPE e recebeu, em 1999, menção honrosa no Prêmio Pernambuco de Artes Plásticas – Novos Talentos. Participou de diversas exposições em Pernambuco até mudar-se para São Paulo, em 2004. Karen Zlochevsk...

Descrição

Nas páginas de Vai, DJ!, a inquieta Rosa não poupa esforços para desvendar o misterioso caso das capas de discos que pertenceram ao seu avô. Mais do que isso: com determinação, nos conduz por um punhado de reflexões, entre elas por onde exatamente passam hoje as fronteiras que separam literatura e história.

Esse trançado entre realidade e ficção, construído ao longo do livro, nos guia por um mergulho na vida real (e pelos traços!) do artista gráfico Elifas Andreato; no reconhecimento de momentos cruciais da recente história do Brasil e da música popular brasileira (MPB); nos flagrantes do cotidiano das culturas juvenis que ocupam hoje as periferias dos grandes centros urbanos do país; e nos muitos embates que marcam a adolescência na atualidade.

Tudo isso porque – em seus movimentos para desvendar os segredos daquela caixa – Rosa vai se apropriando aqui e ali de acontecimentos bem reais de nosso passado, ao mesmo tempo que amplia seu repertório cultural e nos faz perceber o papel das artes como elemento essencial para a formação do indivíduo e de sua consciência em relação ao lugar que ocupa na sociedade.

Ao lado de Rosa, assim, exercitamos a leitura e a interpretação de imagens, considerando os valores implícitos na criação e nos processos técnicos e estéticos de composição. Compreendemos com isso que não existe uma única interpretação para as diferentes narrativas de obras artísticas. Vai, DJ! nos mostra que em nosso dia a dia as diversas leituras do mundo se estendem para muito além dos textos escritos, convidando o público leitor a penetrar as narrativas multimodais, aquelas construídas pelas diversas linguagens que hoje se fazem presentes na sociedade contemporânea.

Assim, enquanto reconhece o repertório de uma tradição literária, o livro nos convida a uma rica, intrigante e formadora visita ao repertório diverso que compõe o patrimônio histórico e cultural dos brasileiros, valorizando ainda as culturas presentes no cotidiano dos jovens (entre elas a das redes sociais) e o diálogo entre gerações, tão importante em nossa sociedade.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Claudia Bergamini, Flávia Bandeca Biazetto, Gabriela Pinheiro, Renato Cardoso
Arno Aloísio Goettems, Antônio Luis Joia, Milene Braga Goettems
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.