Estar antenado nas discussões atuais é uma tarefa que demanda esforços. A escola pode ser uma aliada nessa demanda. Para isso, existe o trabalho com os chamados Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) – proposta pedagógica originada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1996.
Entenda, a seguir, o que são os TCTs e como eles podem ser trabalhados em sala de aula – especialmente como aplicá-los no Novo Ensino Médio.
O que são Temas Contemporâneos Transversais
De acordo com o MEC, os Temas Contemporâneos Transversais têm como objetivo “explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).”
Para isso, os TCTs estão divididos em seis macro áreas temáticas:
- Meio Ambiente
- Ciência e Tecnologia
- Multiculturalismo
- Cidadania e Civismo
- Economia
- Saúde
Pelo Guia Prático dos Temas Contemporâneos Transversais elaborado pelo MEC, a importância de se abordar os assuntos contemporâneos em sala é a busca de melhorias de aprendizagem do estudante em sua trajetória escolar – sendo o maior objetivo de todos fazer com que o estudante reconheça e aprenda reconhecendo e aprendendo temas que são relevantes para sua atuação na sociedade.
Temas Contemporâneos Transversais no Ensino Médio
Atualmente, a Educação Básica vive uma transformação em sua última etapa com a chegada do Novo Ensino Médio.
Pelo cronograma do Novo Ensino Médio estabelecido pelo MEC, a ideia é que as escolas brasileiras consigam dar continuidade à transição em 2021, fechando todos os trâmites até 2024.
De acordo com Ana Paula Marques, diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, unidade de ensino voltada para o Ensino Fundamental e Médio de Salvador (BA), o trabalho com Temas Contemporâneos Transversais se encaixa muito bem na proposta do Novo Ensino Médio.
“Estamos no processo de constituição de um Novo Ensino Médio que, além da formação geral básica, deve oferecer caminhos distintos aos estudantes, os chamados itinerários formativos. Os TCTs são potenciais para se pensar na oferta dessas disciplinas eletivas”, afirma Ana. Vale lembrar que os itinerários formativos são uma das mudanças trazidas no Novo Ensino Médio.
Como ferramenta para promover o protagonismo juvenil, os chamados itinerários formativos oferecem caminhos distintos para serem escolhidos pelos estudantes em sua formação, de acordo com seu projeto de vida – levando sempre em consideração a realidade do estudante, da sua comunidade e, ainda, o perfil das escolas e das redes de ensino.
“Os TCTs serão fundamentais na abordagem inter e transdisciplinar”, aponta a diretora.
Como trabalhar como os Temas Transversais em sala
Tendo em vista os Temas Contemporâneos Transversais e seus objetivos, é esperado que sejam abordados assuntos como preservação do planeta, administração do dinheiro, uso de tecnologias, direitos e deveres na sociedade, entre outras temáticas da atualidade.
Para isso, o professor pode buscar conteúdos planejados para sua própria disciplina, buscando mapear quais os TCTs que podem ser transversalizados ou trabalhados por eixos temáticos, explica a diretora Ana.
“O professor de História que vai trabalhar com ‘Modelos de Governo’ – pode, então, explorar o TCT ‘Cidadania’ [em aula], por exemplo. Outra possibilidade, com planejamento por eixos temáticos, é a equipe de professores escolher o TCT ‘Cidadania’ para ser trabalhado em conjunto”, diz Ana.
É importante, ainda, que os TCTs estejam conectados com a realidade de vida dos estudantes. Afinal, prática e teoria precisam andar lado a lado.
A Palavras Projetos Editorais traz materiais didáticos que podem auxiliar o dia a dia do professor em sala de aula e o trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais.
As coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias, além do livro de Ciências Humanas e Sociais em Diálogo com a Matemática, abordam conteúdos, instrumentos, sugestões, ideias e estratégias que podem ser aplicados em sala de aula.
Em cada unidade, são apresentadas propostas de leitura, pesquisa, reflexão entre outras estratégias didático-pedagógicas que desenvolvem as diferentes competências e habilidades das respectivas áreas do conhecimento, com a integração dos componentes curriculares de cada área, resultando em um trabalho instigante na sala de aula e uma aprendizagem significativa.
Acesse a Sala do Professor do site para conferir mais conteúdos sobre o novo Ensino Médio e as mudanças que ocorrem nessa etapa na Trilha Formativa “O novo Ensino Médio, a BNCC e o livro didático”. Cadastre-se também em nosso site para receber novidades, lançamentos e promoções diretamente no seu e-mail!