O trabalho com projetos já é uma realidade em muitas escolas. Já abordamos nos textos anteriores o que são os Projetos Integradores, porque trabalhar com projetos e como se configuram as relações entre estudante e professor nessa metodologia, mas sem entrar em detalhes sobre a execução dos projetos na rotina escolar e a prática em sala de aula. Assim, é preciso considerar as principais etapas desse trabalho: o ponto de partida, a definição da situação-problema a ser solucionada; uma pesquisa investigativa em torno do problema; a produção em sala de aula e o trabalho de campo; a elaboração do produto final; e a avaliação.
O trabalho com projetos inicia-se com a contextualização e a identificação de uma situação-problema. Na coleção Palavras para Integrar, aprovada no PNLD 2021, há em cada livro (Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) seis propostas de projetos, cada uma com uma determinada situação-problema. A partir dela, o estudante é convidado a descobrir, em sua comunidade, município ou em lugares mais distantes por meios digitais, os atores envolvidos e os fatores que influenciam a questão em pauta. Assim, a pesquisa é determinada a resolver esse problema.
Em seguida, o estudante é convidado a formular hipóteses sobre o tema, com propostas de ações que seriam capazes de resolver ou mitigar o problema identificado inicialmente. É importante ressaltar o papel do professor como um guia durante esse processo, auxiliando o estudante no caminho de pesquisa e definição de ações. Com um plano de ação estruturado, o jovem pode colocar em prática o que foi desenvolvido até então de forma concreta, realizar ações na comunidade, produzindo conteúdos físicos e digitais, disciplinas artísticas, entre outros.
Para avaliar a efetividade das ações e dos produtos para a resolução da situação-problema, é recomendada a coleta de dados e a elaboração de indicadores quantitativos e qualitativos, simultaneamente ou posteriormente à execução do plano de ação. O ciclo de desenvolvimento de um projeto se completa na etapa de comunicação dos resultados obtidos, e com a percepção do que foi transformado no jovem, em seu entorno e sua trajetória de aprendizagem.
Por fim, cabe ao professor realizar uma avaliação final de todo o processo. Para tanto, é importante que todos os envolvidos, dos estudantes aos gestores, tenham claros os objetivos e os critérios avaliados. Além disso, é importante que a avaliação esteja presente durante toda a construção do projeto, junto ao planejamento das atividades, e que seja maleável para abarcar eventuais necessidades transcorridas durante o processo. Nos Materiais do Professor da coleção Palavras para Integrar há uma série de critérios sugeridos e propostas para auxiliar o professor na etapa de avaliação.
Em nossa Sala do Professor, na seção “Na Prática”, você confere textos, de professores e especialistas, com maior aprofundamento sobre as etapas de desenvolvimento do trabalho com projetos em sala de aula, além de periodicidade de leitura e conteúdos adicionais.