A produção e o consumo de podcasts vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos, e o Brasil, hoje, ocupa a terceira posição no ranking de países que mais consomem esse tipo de mídia, segundo um estudo da plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e IBOPE. Nesse cenário, incorporar podcasts ao ensino pode resultar em uma forma eficiente e divertida de aprendizado.
Em uma explicação simples, um podcast é um programa de áudio que fica disponível on-line sob demanda, geralmente em plataformas de streaming ou em agregadores específicos. A palavra é derivada da junção das expressões em inglês Personal On Demand (pessoal sob demanda, em tradução livre) e Broadcast (radiodifusão), ou seja, significa uma transmissão sob demanda.
Um dos motivos para a explosão de conteúdos desse tipo, principalmente após a pandemia da COVID-19, é justamente a possibilidade de produção caseira. Com um microfone simples e um editor de áudio gratuito, já é possível gravar e editar o conteúdo. O formato, portanto, pode ser facilmente utilizado em sala de aula ou em trabalhos para casa.
Segundo Natália Silva, jornalista e produtora da Rádio Novelo, o podcast pode trazer uma dimensão lúdica, diferente e criativa para o ensino das escolas. Ela acredita que além de instigar os alunos, o uso de podcasts também pode ser estimulante para os professores, que, com as tecnologias digitais cada vez mais presentes no dia a dia, precisam se esforçar para conseguir a atenção dos estudantes.
Para Natália, uma das principais vantagens dos podcasts é a facilidade com que ele pode ser inserido na rotina. “O podcast é uma mídia muito generosa em relação ao tempo das pessoas”, diz.
Ela também destaca que usar um podcast no ensino pode ajudar a atender perfis diferentes de estudo: “Para algumas pessoas, pode ser mais fácil aprender ouvindo do que lendo. Um aluno que tem ansiedade pode estudar enquanto corre, por exemplo.”.
Os diferentes formatos de podcast
Assim como no rádio, nos podcasts também há diferentes tipos de programas possíveis. Alguns dos mais comuns são de entrevista, monólogos, narrativos, de resumo, reportagens ou mesacast.
Nas entrevistas, geralmente duas pessoas interagem, uma entrevistando a outra, e sem muitos recursos de áudio extras. Nos monólogos, uma pessoa fala sozinha para expressar opinião sobre algum tema ou refletir sobre um assunto. O podcast narrativo também pode aparecer só com a voz de uma pessoa, mas dessa vez, ela está contando uma história, que pode ser enviada por terceiros ou fruto de uma pesquisa.
Um podcast de resumo se assemelha bastante ao formato do rádio. Ele costuma ser curto e consiste basicamente em uma pessoa resumindo as notícias mais importantes do dia. Por outro lado, as reportagens trazem informações mais apuradas, divididas em vários episódios e com auxílio de recursos, como gravações, entrevistas, entre outros.
Por fim, o mesacast é um dos formatos mais populares no Brasil. Ele imita, em áudio, o formato de uma mesa redonda, estrutura comum na televisão, especialmente em programas esportivos ou noticiários. No mesacast, um ou mais apresentadores são mediadores de uma conversa maior.
Natália Silva opina que uma entrevista tende a ser um formato mais fácil para quem está começando. “O mesacast, por mais que pareça uma coisa fácil, para você não perder o ‘fio da meada’, precisa ter bastante jogo de cintura”, afirma. Ela complementa com a dica de que quem quer fazer um formato narrativo deve afunilar bastante o escopo do que vai ser abordado, para evitar programas muito longos.
A produtora da Rádio Novelo aponta que é importante priorizar a qualidade, não a quantidade do conteúdo. “Por mais que tenha público para isso, dá para fazer uma coisa curta e com bastante conteúdo. Em meia hora de podcast, você coloca muita informação”, explica.
Como fazer um podcast sem muitos recursos
Para o professor que quiser gravar seu próprio podcast — seja como complemento da aula ou em conjunto com os alunos —, Natália Silva passou algumas dicas práticas.
De acordo com ela, o básico necessário para produzir um podcast é um microfone e um editor de áudio. Os equipamentos profissionais podem custar pequenas fortunas, mas segundo Natália, um celular simples já pode servir de microfone.
Para garantir melhor qualidade do som, as dicas são posicionar o microfone a um palmo da boca e gravar em um ambiente silencioso e acusticamente confortável. Isso significa preferir locais com superfícies acolchoadas, como um quarto, a outros onde pode haver eco, como banheiros.
Se sua rua for barulhenta mesmo com as janelas fechadas, um truque é ficar dentro do guarda-roupa, em meio às roupas mesmo, ou até mesmo com um cobertor sobre a cabeça e o microfone. Essas formas são eficientes, apesar de pouco confortáveis.
Para gravar entrevistas a distância, o Zoom e o Zencaster são plataformas que permitem gravar o áudio da conversa com boa qualidade. Além disso, o ideal é pedir que seu entrevistado também esteja em um ambiente silencioso e use um fone com microfone, como os que vem junto com os celulares.
Esse tipo de fone também é um bom instrumento para quem quer captar som ao ar livre, quando alguém se grava falando na rua, por exemplo.
A pós-produção também não deve ser um empecilho para que professores e alunos possam criar seus próprios podcasts. Natália aponta que há bons editores de som gratuitos e que ela considera que são intuitivos de usar. Dois exemplos são o Hindenburg e o Audacity. Além disso, ferramentas gratuitas de edição de vídeo para celulares, como o CapCut, também podem ser utilizadas para a edição de áudio.
Para tirar dúvidas pontuais sobre como fazer um podcast sem recursos, a produtora aponta que o Youtube pode ser seu melhor amigo — principalmente para quem entende inglês. E para aprender de forma mais detalhada, o Globoplay disponibiliza gratuitamente o Audiocurso Globo: como fazer um podcast.
Por último, mas não menos importante, “minha dica para quem quer fazer podcast é sempre escutar podcast e descobrir do que gosta. Tem muito podcast em português, tem muita coisa boa sendo feita”, recomenda Natália Silva.
Aproveite que você sabe mais sobre como realizar um podcast em sua escola e ouça o programa sobre educação e sala de aula da Palavras Projetos Editoriais. Quinzenalmente, apresentamos uma entrevista sobre um tema relacionado à dinâmica escolar. Saiba mais sobre o Palavras em Sala de Aula disponível em www.palavraseducacao.com.br/blog/podcast/.