O que é o trabalho com projetos? Por que devo trabalhar com projetos? Como trabalhar com projetos? Essas dúvidas são frequentes ao abordar o tema de projetos em sala de aula , principalmente no ensino médio, que já possui uma carga extensa de conteúdo a ser trabalhado.
A proposta do trabalho com projetos é de alterar a estrutura da sala de aula e a relação professor-aluno, desenvolver competências como senso de independência, autonomia e coletividade no jovem, além do olhar crítico para os problemas reais da sociedade e a capacidade de lidar com os desafios do presente e do futuro.
O trabalho com projetos já é uma realidade em muitas instituições de ensino, no entanto ganhou força com a presença dos Projetos Integradores e do Projeto de Vida no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. O edital propõe o trabalho com projetos integradores para as quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias ; Matemática e suas Tecnologias ; Ciências da Natureza e suas Tecnologias ; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas .
Cada um dos volumes da área de conhecimento deve conter seis propostas de projetos, com foco em algum tema integrador: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); Protagonismo Juvenil ; Midiaeducação e Mediação de Conflitos . Além disso, os projetos devem contemplar competências gerais, competências específicas e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais informações sobre os temas integradores estão disponíveis na Sala do Professor.
Esses projetos devem possibilitar que o estudante trabalhe de forma interdisciplinar e multidisciplinar, com o professor visitante como um orientador que auxilia a trilha do jovem na construção do projeto, e que favoreça a autonomia e o protagonismo na formação do estudante como cidadão.
Já o projeto de vida é dividido em três dimensões: Autoconhecimento – o encontro consigo; Expansão e exploração – o encontro com o outro e o mundo; Planejamento – o encontro com o futuro e o nós. Essa publicação deve explorar as competências gerais 6 e 7 da BNCC, que se referem a “Trabalho e Projeto de Vida” e “Argumentação”, respectivamente. A proposta é que o estudante faça um exercício de reflexão sobre si mesmo, o seu entorno e seus objetivos futuros, a fim de auxiliá-lo na trilha de um caminho em direção à vida adulta.
O trabalho com projetos pretende revolucionar a sala de aula e aperfeiçoar cada vez mais o ensino, acompanhando os conteúdos programáticos já presentes no Novo Ensino Médio. Você confere mais informações sobre como trabalhar com projetos na Trilha Formativa “Na escola: o trabalho com projetos” , disponível na Sala do Professor , com textos que discutem a teoria e prática do trabalho com projetos, e destrincha os temas integradores.
Além disso, a Palavras Projetos Editoriais disponibiliza para consulta as publicações da coleção Palavras para Integrar , com os livros de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , obras aprovadas no PNLD 2021. Se você é professor, fique por dentro das novidades para a sala de aula e conheça as publicações!