No dia 10 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, a Palavras Projetos Editoriais realiza o lançamento do livro Pelos Olhos de Minha Mãe – Diários, memórias e outras lembranças, escrito por Laura Huzak Andreato sobre a vida e a obra de sua mãe, a fotojornalista Iolanda Huzak.
Teremos a presença da autora, Laura Huzak Andreato, além de Adélia Borges, Dani Sandrini e Elias Andreato, com mediação de Antônio Reis. O evento acontece no canal do Youtube da Palavras, inscreva-se e não perca! www.youtube.com/palavraseducacao.
Saiba mais sobre “Pelos Olhos de Minha Mãe” em www.palavraseducacao.com.br/olhosdeminhamae. Confira o evento abaixo:
Haviam-se passado quase 7 anos de sua morte. Seus arquivos estavam bem guardados, mas faltava coragem para mergulhar neles e dar-lhes o destino que mereciam. Fazê-los públicos, deixar imagens tão necessárias à vista novamente.
É assim que Laura Huzak Andreato começa a tecer os fios de sua memória e nos conduz por uma sensível visita pela obra de sua mãe, a fotógrafa Iolanda Huzak.
Nesse entrelaçamento de olhares e testemunhos, da cumplicidade entre filha e mãe, o leitor vê tomarem forma, nas páginas deste livro, as expressões, os gestos, as angústias e os sonhos de crianças, mulheres, trabalhadores e artistas imersos em seu cotidiano, muitas vezes marcados por conflitos de uma sociedade desigual.
O olhar de Iolanda, registrado em suas fotografias, denuncia a vida real desses personagens que se recusam a abrir mão de sua altivez e dignidade.
Laura Huzak Andreato é formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde também cursou o mestrado em Poéticas Visuais. Atualmente, nesse mesmo programa de pós-graduação, prepara o doutorado. É autora de “Pelos Olhos de Minha Mãe”.
Adélia Borges graduou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações de Artes da USP. Atua na imprensa desde 1972, e é autora e coautora de 34 livros e capítulos de livros. Além disso, já foi responsável pela organização e curadoria de 70 mostras nacionais e internacionais.
Dani Sandrini é fotógrafa, educadora, artista visual e acompanhante terapêutica (AT). Desde 2013 agrega os estudos de psicanálise e AT aos saberes da arte e educação, realizando trabalhos que interligam imagem e saúde mental.
Elias Andreato é ator, diretor, autor e professor. Com mais de 40 anos de carreira. Elias possui um extenso currículo, repleto de trabalhos no teatro, televisão e cinema. No cinema, participou de mais de 10 produções, que englobam curta e longa-metragem. Também atuou na direção de shows de grandes nomes da música popular.
Antônio Reis Jr. é historiador, doutor em educação pela Unicamp e professor universitário.