Pela lei nº 13.415/2017 , foram condições como diretrizes para o chamado novo Ensino Médio . De acordo com o decreto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , uma série de mudanças na estrutura do último ciclo do estudante pela Educação Básica traz alterações na carga horária, currículo, entre outros detalhes sobre o Ensino Médio oferecido nas escolas.

A ideia, de acordo com o Ministério da Educação, é aproximar a educação à realidade dos jovens, tendo em vista as novas demandas do mundo e da sociedade em que eles estão inseridos. Entenda, a seguir, o que muda, de fato, no Ensino Médio brasileiro.

Carga horária

Um dos pontos mais falados diz respeito à carga horária que os estudantes devem cumprir em sua jornada pelo Ensino Médio.

De acordo com o MEC, o novo Ensino Médio oferecido no período diurno deverá ter carga horária aumentada de 2.400 para 3.000 horas até 2022. Para o módulo noturno, a ideia é aumentar a carga horária do novo Ensino Médio também.

Entretanto, no módulo noturno, a fim de evitar a evasão escolar dos estudantes que trabalham, por exemplo, a proposta é oferecer a opção de conclusão do Ensino Médio por período aumentado, em mais de três anos — além de uma carga horária menor diária de aulas.

Áreas de conhecimento

Em sua jornada pelo novo Ensino Médio, o aluno entrará em contato com as chamadas áreas do conhecimento, organizadas em quatro conjuntos:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1998 , elas visam reunir os conteúdos em áreas compostas por dois ou mais componentes curriculares. A ideia das áreas do conhecimento é fortalecer as relações interdisciplinares e oferecer uma compreensão mais ampla da realidade para que o estudante possa promover intervenções especiais no seu meio.

Isso não significa que disciplinas conhecidas como História, Química, Matemática, entre outras, vão deixar de existir. Pelo contrário.

Pela atual BNCC, o desenvolvimento dos componentes curriculares, com suas competências e habilidades, torna-se obrigatório. Dessa forma, cada rede e escola deve montar a melhor maneira de trabalhar os conteúdos de tais componentes — pensando sempre nas particularidades e características de cada localidade.

A formação geral básica , pautada em propostas e currículos definidos como essenciais, deve contemplar o ensino dos seguintes conhecimentos:

  • Língua Portuguesa (em comunidades indígenas, inclusive, deve ser garantida a utilização de suas respectivas línguas maternas);
  • Literatura, especialmente a escrita em Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
  • Arte, especialmente suas expressões regionais, desenvolvendo as linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro;
  • Educação Física, com prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei;
  • História do Brasil e do mundo, levando em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do Brasil e dos brasileiros, considerando, especialmente, as matrizes indígena, africana e europeia;
  • História e cultura afro-brasileira e indígena, em especial nos estudos de arte e de literatura e história brasileiras;
  • Sociologia e filosofia;
  • Língua inglesa, podendo ser oferecidas outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade da instituição ou rede de ensino.

Escola integral

Embora exista o aumento da carga horária, não significa que todas as escolas terão a oferta de ensino médio integral. Nos próximos anos, entretanto, a ideia é que o ensino integral aumente. Pelo Plano Nacional da Educação, até 2024, pelo menos 25% das matrículas da Educação Básica devem ser realizadas no modelo integral.

Projeto de vida

Como destaca Cristina Cardoso, Coordenadora Pedagógica da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), o chamado “Projeto de Vida” é um dos destaques que o novo Ensino Médio traz.

“O Projeto de Vida proporciona ao aluno o autoconhecimento, e possibilita uma escolha mais consciente de sua carreira profissional, ancorada em suas habilidades e competências que serão utilizadas ao longo de sua vida”, pontua a especialista.

Itinerário formativo

Nessa proposta de Projeto de Vida, entram os itinerários formativos. Esse conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações pedagógicas possibilitam ao estudante escolher e se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento ou de formação técnica e profissional. “Dessa forma, o protagonismo de cada estudante entra em ação como agente de sua aprendizagem”, ressalta Cristina.

Vale lembrar que as redes de ensino terão autonomia para definir quais itinerários formativos vão ofertar aos estudantes — pensando sempre na realidade da comunidade em que a escola está inserida.

Formação profissional e técnica

Existe a possibilidade de o estudante ter a formação profissional e técnica ao final do novo Ensino Médio. Isso porque, entre os currículos ofertados nos itinerários formativos pelas redes, existe a possibilidade do jovem optar por um modelo que aborda a formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular.

Livros didáticos para o PNLD 2021

Os materiais didáticos usados no Ensino Médio estão segmentados pelas áreas do conhecimento, conforme a divisão citada anteriormente.

Para auxiliar o professor no dia a dia pelo novo Ensino Médio, a Palavras Projetos Editoriais traz coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias , além da obra específica de Ciências Humanas e Sociais em diálogo com a Matemática , que abarcam conteúdos , instrumentais, sugestões, ideias e estratégias que podem ser aplicadas em sala de aula.

Em cada unidade, são apresentadas propostas de leitura, pesquisa, reflexão, entre outras estratégias didático-pedagógicas que desenvolvem as diferentes competências e habilidades das respectivas áreas, com uma grande abertura para a interdisciplinaridade, resultando em um trabalho instigante em sala de aula e em uma aprendizagem significativa.

Acesse a Sala do Professor, em nosso site, para conferir mais conteúdos sobre o novo Ensino Médio e as mudanças que ocorrem nessa etapa na trilha formativa “O novo Ensino Médio, a BNCC e o livro didático”.