No 27º episódio do podcast Palavras em Sala de Aula, Felipe Seriacopi, Cândido Grangeiro e Leandro Bernardo conversaram com a psicóloga Maria Regina Maluf sobre o processo de alfabetização na teoria e na prática. Ouça agora!

Maria Regina Maluf é Doutora em Psicologia pela Universidade Católica da Lovaina, na Bélgica, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia e no Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica da França. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é docente e pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação. É professora livre-docente da Universidade de São Paulo no Instituto de Psicologia. Também é membro da Academia Paulista de Psicologia e atua na área de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, com publicações em livros e periódicos científicos.

No primeiro bloco, a conversa abordou o viés teórico do processo de alfabetização, envolveu a ciência cognitiva da leitura e a alfabetização fônica, além da importância de se realizar uma alfabetização efetiva não só para o desenvolvimento do estudante durante toda a sua jornada pela Educação Básica, mas também para a melhoria da qualidade de vida e redução das desigualdades. 

No segundo bloco, a conversa abordou o ponto de vista prático da sala de aula, bem como a importância desses processos docentes. O papel de outros componentes curriculares, como História e Geografia, no processo de alfabetização também foi abordado.


O Palavras em Sala de Aula é o podcast da Palavras Projetos Editoriais sobre educação, com produção de Leandro Bernardo, apoio de Ester Vitoria e edição de Felipe Seriacopi. Ele é publicado quinzenalmente em nosso site (www.palavraseducacao.com.br/blog/podcast/), além do Spotify, Youtube, Apple Podcasts e seu agregador de podcast favorito.

Deixe seu comentário sobre o programa no Spotify, no Youtube ou mande um e-mail para faleconosco@palavraseducacao.com.br.