No 32º episódio do podcast Palavras em Sala de Aula, apresentamos na íntegra a primeira mesa ocorrida na 1ª Jornada de Literatura e Produção Editorial: O Ensino e a Ficção, com o tema “Literatura, Ensino e Formação de Leitor”.
O objetivo do debate foi discutir os desafios na construção do diálogo entre a área da Literatura, como linguagem artística, e a formação do leitor literário. Estiveram presentes Ricardo Azevedo, Vima Rossi Martin, Kátia Pellicci e Eliane Galvão, com mediação de Vera Bastazin. Ouça agora!
A 1ª Jornada de Literatura e Produção Editorial foi realizada pela Palavras Projetos Editoriais em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, no último dia 27 de outubro, em São Paulo.
Ricardo Azevedo é bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, tem Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. É escritor e ilustrador com várias obras publicadas, trabalha principalmente com livros para crianças e jovens. Tem escrito artigos sobre literatura de ficção e poesia na escola; literatura e cultura popular; discurso popular; diálogo entre texto e imagem; e problemas relacionados à formação de leitores.
Vima Rossi Martin é mestre e Doutora em Letras pela USP e Pós-doutorado pelas Universidades Federal Fluminense e Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade de São Paulo, integra a Rede Não Cala (contra a violência sexual e de gênero na USP), o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África (FFLCH/USP) e o GT Literatura e Ensino da ANPOLL. Coordenou o “Projeto Travessia – Remição de pena através da leitura” na Penitenciária Feminina da Capital (2017/2019). Desenvolve, atualmente, os projetos de pesquisa: “Exclusão e resistência nas literaturas de língua portuguesa” e “Literatura e ensino: a formação de leitores na contemporaneidade”.
Kátia Pellici é graduada em Pedagogia, em Letras e em Propaganda e Marketing. Mestre e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio São Domingos. Possui experiência nas áreas da Educação, Comunicação Social, Língua e Literatura.
Eliane Galvão é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ UNESP. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora na graduação e pós-graduação em Letras e no PROFLetras da UNESP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC/Rio); Ensino e Linguagem (UFRN); e EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil e Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ-Rio).
O Palavras em Sala de Aula é o podcast da Palavras Projetos Editoriais sobre educação, com produção de Leandro Bernardo, apoio de Ester Vitoria e edição de Felipe Seriacopi. Ele é publicado quinzenalmente em nosso site (www.palavraseducacao.com.br/blog/podcast/), além do Spotify, Youtube, Apple Podcasts e seu agregador de podcast favorito.
Deixe seu comentário sobre o programa no Spotify, no Youtube ou mande um e-mail para faleconosco@palavraseducacao.com.br.