No 34º episódio do podcast Palavras em Sala de Aula, apresentamos na íntegra a terceira mesa ocorrida na 1ª Jornada de Literatura e Produção Editorial: O Ensino e a Ficção, com o tema “Literatura: políticas públicas e formação do leitor literário”.
O objetivo do debate foi discutir em que medida as políticas públicas visam e favorecem ou não a formação do leitor. Estiveram presentes na conversa Juliana Mutafi, Dolores Prades, Maria José Nóbrega e Cristiane Tavares, com mediação de Cândido Grangeiro. Ouça agora!
Juliana Mutafi é graduada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP. Mestre e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Orientadora do Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2016/2018). Na Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de São Paulo, ficou à frente da formação de professores, com ênfase no Ciclo Autoral, Educação Integral e responsável pelo acompanhamento e assessoria às Unidades Educacionais do território de Guaianases. Coordenou o Núcleo de Sala e Espaço de Leitura, no Núcleo Técnico do Currículo da Secretaria Municipal de São Paulo. Atualmente, é diretora do departamento de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes/SP.
Dolores Prades é publisher e gestora no segmento de literatura e de livros de referência para crianças e jovens. Com formação acadêmica em Ciências Sociais, Mestrado em Ciência Política e Doutorado em História Econômica, desenvolveu durante os últimos anos pesquisas sobre LIJ, possui amplo conhecimento do mercado de LIJ e estreitas relações com os agentes desse universo: autores, ilustradores, editores, críticos, responsáveis institucionais, escolas. É membro fundador e publisher da Revista Emília (desde 2012) e diretora presidente do Instituto Emília.
Maria José Nóbrega tem graduação em Letras pela PUC/SP. É Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atuou em Programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de Florianópolis e de São Paulo. Compôs a equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos. Foi assessora do Projeto Planos de Aula da Nova Escola. Atualmente, é assessora escolas particulares de São Paulo; é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos; professora do curso de Especialização em Formação de Escritores/ISE Vera Cruz e do curso O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos/A Casa Tombada.
Cristiane Tavares é doutoranda em Educação pela UNIFESP. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Integra o Grupo de Investigação em Teorias Transversais para a Educação. Atualmente, coordena o curso de Pós-Graduação “Literatura para crianças e jovens”, no Instituto Vera Cruz/SP, o Programa Myra — Juntos pela Leitura, uma parceria da Fundação SM com a CE CEDAC e o Projeto Política Pública para relações étnico-raciais positivas (CE CEDAC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara D’Oeste e com o Itaú Social. Integra o Conselho Editorial da Editora Zouk. Autora de livros de ficção e de crítica literária.
Cândido Grangeiro cursou História com a convicção de que mudaria o mundo. Deu aulas, estudou História da fotografia, escreveu livros, mas o gosto pela palavra escrita o transformou em editor.
O Palavras em Sala de Aula é o podcast da Palavras Projetos Editoriais sobre educação, com produção de Leandro Bernardo, apoio de Ester Vitoria e edição de Felipe Seriacopi. Ele é publicado quinzenalmente em nosso site (www.palavraseducacao.com.br/blog/podcast/), além do Spotify, Youtube, Apple Podcasts e seu agregador de podcast favorito.
Deixe seu comentário sobre o programa no Spotify, no Youtube ou mande um e-mail para faleconosco@palavraseducacao.com.br.