Nesse episódio, o convidado Tomás Prado conversou com Cândido Grangeiro, Michele Vasconcelos e Felipe Seriacopi sobre a importância da filosofia na escola, bem como o lugar ocupado por ela no contexto do Novo Ensino Médio, que organiza o ensino em quatro grandes áreas do conhecimento. Nessa configuração a passa filosofia a estar inserida na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, deixando de ter obrigatoriedade como disciplina na série curricular, mas permanecendo como conteúdo indispensável para a formação integral do estudante, sobretudo no que se refere ao exercício crítico e reflexivo.
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Autor do livro Projeto de vida: histórias que inspiram (aprovado no PNLD 2021 para o Ensino Médio), Tomás relaciona o projeto de vida com a prática do autoconhecimento, explorando temas como sabedoria prática e sabedoria teórica, autocuidado, autonomia, protagonismo juvenil e empatia . Trata de aproximar o conhecimento das diferentes dimensões da vida: o eu, o outro e o nós, enquadrando o trabalho com projeto de vida, nessas perspectivas, em diversos pontos destacados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além disso, destaca a filosofia, a arte e a literatura como aliadas para o trabalho com o projeto de vida na escola. A proposta é que os professores compreendam a importância de que a sabedoria prática complemente a sabedoria teórica e que encontrem formas de desenvolvê-la no contato com a arte e a filosofia — não apenas pela recepção estética, mas também por meio de sua produção, que dá aos estudantes a oportunidade de se expressarem individualmente e coletivamente.
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