Dancinhas e desafios no TikTok , foto publicada no Instagram , textão no Facebook … Quantas redes sociais estão no cotidiano dos estudantes? E o que ainda estão na mente dos desenvolvedores?
O fato é que as redes sociais são uma realidade dos jovens e não param de surgir novos recursos digitais que despertam novas formas de interações sociais e de produção de conteúdo na internet. No entanto, será possível saber esse tipo de plataforma ao processo pedagógico?
Redes sociais e letras digitais
O uso de ferramentas digitais no contexto pedagógico não é uma questão sobre “quando usar”, mas “como”. A cada dia, novas plataformas são lançadas e ferramentas surgem para despertar o interesse do jovem pelo conteúdo na internet. Dessa forma, fornecer ao estudante o chamado letramento digital torna-se cada vez mais necessário.
Como lembra Helena A. Mendonça , doutoranda e professora assistente do departamento de Políticas Educacionais, Organização e Liderança da Faculdade de Educação da Universidade de Illinois (EUA) e coordenadora de tecnologias educacionais da Bahema Educação, em São Paulo, tal competência da Base Nacional Curricular Como vai muito além do que conhecer o recurso digital. Trata-se de aprender os diferentes tipos de produção que os recursos digitais permitem, em quais situações ele pode ser usado, em como os conteúdos carregam significados que só funcionam nesse contexto etc.
Nesse sentido, entender como o uso das redes sociais pode ser aplicado no processo pedagógico vai muito além da compreensão do funcionamento dessas plataformas. É preciso aprofundar nossos mecanismos de produção das mídias sociais para compreender como essas ferramentas podem servir não apenas como fontes de informação, mas também como locais para abrigar projetos pedagógicos, entre outras formas de uso no processo de aprendizagem do estudante.
Para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta , organização que trabalha com educação midiática há mais de 10 anos a fim de promover e promover as liberdades democráticas na sociedade, pode-se afirmar: sim, é possível usar as redes sociais para fins pedagógicos.
Em entrevista ao blog da Palavras, Patrícia indica metodologias como ferramenta de aprendizagem e quais os cuidados necessários ao trabalhar com esse tipo de mídia.
Confira abaixo a conversa completa com Patricia, que fala sobre o uso das redes sociais no processo pedagógico. Aproveite e acesse também a nossa Sala do Professor para conferir mais conteúdos sobre o novo Ensino Médio e a BNCC.
Palavras Projetos Editoriais: É possível conhecer as redes sociais que temos hoje ao processo pedagógico?
Patrícia Blanco: Com certeza. A chave está em incentivo ao uso fortalecedor e responsável das mídias sociais. Os jovens estão imersos nelas e seu uso faz parte do cotidiano e das relações sociais deles. Não há como voltar atrás.
Por outro lado, é preciso desfazer o mito do nativo digital: não é porque eles nasceram conectados e manusearam bem as tecnologias que sabem usar as redes de forma ética e segura. Portanto, o papel da escola é fundamental nesse processo.
Palavras: Quais são os cuidados que os professores devem ter ao usar conteúdos originários das redes sociais com os estudantes?
Patrícia Blanco: São diversos cuidados a serem tomados por educadores. É preciso refletir sobre a desinformação em todos os seus formatos possíveis. Esse é um complexo que merece ser discutido e desenvolvido com os alunos para além do que chamamos de fake news .
É necessário pensar na confiabilidade da fonte da mensagem, na autoria, no tom do discurso e na maneira como ela está apresentada. Quem assina o texto? De quem é aquela imagem? Com qual intenção ela foi produzida?
Estamos tratando de fatos ou opiniões. É preciso também discutir o papel da imprensa na sociedade e os modelos e gêneros jornalísticos, destacando o acesso à informação como um direito humano.
Palavras: Como as redes sociais podem ser aliadas ao processo de aprendizagem?
Patrícia Blanco: As redes podem ser aliadas de diversas formas. É possível criar e aprender com as mídias, especialmente com o processo que envolve a análise crítica e a produção de conteúdo e informação.
Não basta fazer um podcast sobre história, por exemplo, como trabalho final de uma disciplina, somente por fazer. É preciso refletir sobre formatos, narrativas, públicos, autoria, curadoria e outros temas que fazem com que o aluno seja instigado a investigar e participar. E isso é possível em todas as disciplinas, de forma transversal.
Palavras: Cidadania digital, análise crítica da mídia, letramento da informação e fluência digital são habilidades presentes na BNCC. Como explorar no contexto das redes sociais?
Patrícia Blanco: Podemos explorar tudo isso lembrando sempre de usar as redes de forma cidadã, que incentivam a participação cívica das crianças e jovens. Mais do que um espaço de sociabilidade e construção de relações, elas podem ser uma plataforma de mudança e justiça social, dando voz à diversidade e às causas e pautas que antes não recebiam tanta atenção.
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