Literatura
Home / Literatura / História do Ba
História do Ba
Sobre a obra
Tomi mora em uma aldeia africana. Ali, debaixo da árvore Galam, ele e outras crianças escutam o velho Ba contando histórias do início do mundo. São histórias que contam como, a partir de um simples grão, tudo nasceu: pessoas, animais e plantas.
Conheça as autoras de História do Ba!
-
Nasceu em Reggio Emilia, na Itália. Sempre apaixonada por contos de fadas, lendas e tradições populares, se interessa pela pesquisa e recuperação de memórias e testemunhos. Autora de livros e contos, colabora com o Teatro dell'Orsa na pesquisa e dramaturgia de espetáculos teatrais, no planejamento de eventos culturais e em oficinas de promoção da leitura para crianças e adultos. Seus livros já foram traduzidos na França, Turquia, Espanha, Coreia e, agora, Brasil. Em sua publicação original, Os pães de ouro da velinha foi finalista do Prêmio Andersen, concedido por uma importante revista italiana especializada em literatura para a infância.
-
Viola Niccolai nasceu em Castel del Piano, um pequeno vilarejo no Monte Amiata, em 7 de dezembro de 1986. Frequentou o curso de pintura na Academia de Belas Artes de Florença e o curso de especialização em ilustração na Academia de Bolonha. Foi selecionada para a exposição dos ilustradores na Feira de Bolonha em 2012 e para a Bienal de Ilustração Ilustrarte em 2014. Juntamente com Silvia Rocchi e Francesca Lanzarini, criou o projeto expositivo e o livro Bosco di betulle. Faz parte do coletivo La trama autoproduzioni. Colaborou com a revista Hamelin e o NY Times.
-
Nasceu em São Paulo (SP), em 1987. Apesar do sobrenome italiano indicar a origem da família paterna, foi somente quando ingressou na faculdade de Letras que começou a se interessar pela língua dos antepassados. Desde então, a língua italiana a acompanha aonde quer que ela vá.
Newsletter
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Em História do Ba, acompanhamos o pequeno Tomi, um morador de uma antiga aldeia africana. Lá, debaixo da árvore Galam, ele ouve as histórias que o velho Ba compartilha com as crianças. Ba conta sobre o início de tudo, quando, a partir de um grão de milho, nascem homens, animais e plantas. Ele também fala sobre tartarugas e estrelas tão próximas que as crianças podem brincar com elas. Quando a alma do velho Ba decide voltar para o grão, Tomi descobre que aprendeu com todos os relatos ouvidos e que é capaz de passá-los adiante, permitindo assim que seu povo viva através deles: são as histórias que fazem brotar e crescer as crianças e as colheitas, o milho e a vida!
A escritora Annamaria Gozzi encontrou inspiração nas cosmogonias do Mali e nas notícias dos jornais atuais para escrever essa emocionante história que nos aproxima um pouco mais da beleza das culturas africanas e também nos faz refletir sobre os desafios enfrentados para que um povo consiga manter sua memória viva. As ilustrações de Viola Niccolai se uniram ao texto com bastante maestria e surpreendem e dão vivacidade a narrativa, são, sem dúvida, um deleite a parte.
Palavras em Sala de Aula
Conheça nosso podcast sobre educação, que trata de assuntos do cotidiano relacionados à sala de aula. A cada episódio, um novo convidado discute um tema de relevância que impacta professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Assine o feed em seu agregador favorito e não perca nenhum programa!
Conheça nossos produtos
Conheça nosso canal
Visite agora o canal do Youtube e confira conteúdos especiais sobre nossas obras didáticas e literárias, bem como podcasts, entrevistas e muito mais!