Está disponível na Sala do Professor a trilha formativa Letramento digital e novas tecnologias, com 12 textos sobre as transformações geradas pelos meios digitais e as possibilidades de trabalho com essas tecnologias em sala de aula. O acesso é gratuito, basta cadastrar-se na Sala do Professor.
Em três textos, a seção “O que é tecnologia” explora o conceito do termo “tecnologia”, desmistificando o que é a expressão, bem como aborda a presença do tema em documentos oficiais e o conceito de “pensamento computacional”.
Na seção “Letramento Digital”, é explicado esse conceito, bem como apresentadas propostas de uso das tecnologias para auxiliar o trabalho do professor, seja dentro ou fora da sala de aula.
Nos textos da seção “Novas Tecnologias”, é comentado sobre o surgimento do Chat GPT, seus impactos diretos no processo educacional e social, como essas novas ferramentas derivadas da inteligência artificial impactam a relação que temos com a informação e a educação, e as possibilidades de uso da tecnologia no ambiente escolar como ferramenta para a redução das desigualdades.
Por fim, a seção “Livro Didático Digital e o Futuro da Educação”, escrita pelo especialista em livros digitais Flávio Nigro, apresenta um breve histórico sobre o Livro Didático Digital e qual é a tendência dessa tecnologia, bem como o conceito de Livro Universal.
Sequência didática para a formação do professor
Na atualidade, transformar o estudante em sujeito apto a lidar com a tecnologia e o mundo digital — em outras palavras, estar pronto para o exercício da cidadania — é um imenso desafio, principalmente para aquele professor que não está entre os chamados “nativos digitais”. Considerando esse contexto — e com auxílio da inteligência artificial (IA) —, elaboramos o percurso de aprendizagem, para capacitar o professor do Ensino Básico a poder explorar com seus estudantes o potencial da tecnologia no contexto educacional.
Ao longo dessa jornada, você será convidado a participar de seis etapas, cada uma com atividades práticas, reflexões teóricas e indicação de leitura, que ampliarão sua compreensão sobre o letramento digital e o pensamento computacional.
Confira abaixo os objetivos pedagógicos de cada etapa
Etapa 1: Aproximando-se do letramento digital — Os professores irão refletir sobre seu próprio uso da tecnologia, compartilhando experiências, pesquisando recursos tecnológicos e elaborando uma reflexão escrita sobre o letramento digital na formação dos estudantes.
Etapa 2: Pensamento Computacional: o que é? — Os professores irão desenvolver uma compreensão mais profunda sobre os princípios do pensamento computacional e como podem utilizá-lo para promover o desenvolvimento dos estudantes.
Etapa 3: Tecnologia no cotidiano: olha aí a inteligência artificial — Essa atividade permitirá que os professores explorem exemplos concretos de como a inteligência artificial está presente em nosso cotidiano.
Etapa 4: O que é Big Data? — A reflexão sobre a utilidade desses recursos e sua aplicabilidade em diferentes contextos permitirá que os professores compreendam como o big data pode ser utilizado na organização pessoal e as possibilidades de sua aplicação na educação.
Etapa 5: No caminho do letramento digital para os estudantes — O professor aprimorará os caminhos para desenvolver entre os estudantes o hábito e os métodos de pesquisa, apoiado em recursos digitais.
Etapa 6: Sistematização e troca de experiências — Os professores irão fortalecer a aprendizagem ao compartilhar experiências e reflexões, além de ampliar seu repertório pedagógico com novas ideias e práticas.
Avaliação da Aprendizagem — O uso do portfólio digital, os processos de autoavaliação, feedback entre pares e busca por formação complementar são estratégias que contribuirão para uma avaliação mais abrangente e significativa da aprendizagem ao longo da sequência didática.