Com a proposta de discutir a formação do leitor literário e a produção no mercado editorial, bem como o diálogo com as políticas públicas de educação e a academia, ocorreu no dia 24 de outubro de 2022 em São Paulo a 1ª Jornada de Literatura e Produção Editorial: O Ensino e a Ficção, que contou com quatro mesas e uma palestra de abertura, com profissionais da educação e da literatura.

Confira os temas discutidos

Na palestra de abertura, com mediação de Vera Bastazinm, o Prof. Dr. Pedro Dolabela Chagas falou sobre como “A mente humana lê o texto de ficção”. Embasado no livro Journey of the Mind: How Thinking Emerged from Chaos, de Ogi Ogas e Sai Gaddam, Chagas explicou como a mente estrutura a informação de acordo com necessidades relativas ao seu próprio bem-estar, além da teoria do pandemônio, a importância dos sentimentos na tomada de decisões e como isso influencia as percepções do leitor.

Ainda pela manhã, a primeira mesa contou com Ricardo Azevedo, Vima Rossi Martin, Kátia Pellicci, Eliane Galvão e mediação de Vera Bastazin. Com o tema “Literatura, Ensino e Formação de Leitor”, os palestrantes discutiram sobre os desafios na construção do diálogo entre a área da Literatura, como a linguagem artística, bem como a formação do leitor literário. Foram debatidos os desafios de escrever no atual cenário de desigualdade social e de letramento no Brasil, além do trabalho do educador em sala de aula voltado à literatura não só como conteúdo curricular, mas também como atividade de lazer e de fruição.

A segunda mesa “Do PNBE ao PNLD: o espaço da literatura nas políticas públicas” teve participação de Gil Sales, Ana Brandão, Nádja Cézar, Luciana Azevedo e mediação de Cibele Lopresti. Nesse bate-papo, os convidados apresentaram e discutiram os documentos e editais produzidos pelas políticas públicas, incluindo seu histórico de transformações, tendo em vista sua importância e possíveis lacunas. Com um ponto de vista institucional, Nádja explicou os benefícios da consolidação dos programas e dos editais para a educação brasileira, e outros palestrantes relacionaram o uso dos livros literários com o material didático.

Após o almoço, um novo grupo se reuniu para falar sobre “Literatura: políticas públicas e formação do leitor literário”. Com mediação de Cândido Grangeiro, Juliana Mutafi, Dolores Prades, Maria José Nóbrega e Cristiane Tavares debateram em que medida as políticas públicas visam e favorecem — ou não — a formação do leitor. Nessa terceira mesa, as palestrantes criticaram a criação de materiais complementares feitos aos professores sobre como trabalhar os livros literários em sala de aula, além de alguns malefícios da padronização das obras graças aos editais, um contraponto aos temas discutidos na mesa anterior. 

Na última mesa, com o tema “Literatura na formação acadêmica”, Cibele Lopresti, Ceciliany Alves Feitosa, Emília Mendes, Juliana Valverde e a mediadora Diana Navas falaram sobre o compromisso das universidades com a formação de profissionais ligados não só ao ensino, mas também à área editorial. As educadoras e profissionais da literatura contaram sobre suas experiências em projetos ligados à formação de leitores em sala de aula e também leitores literários, defenderam a necessidade de editais que fomentem a diversidade de temas e projetos que mais façam sentido com o povo brasileiro.

A 1ª Jornada de Literatura e Produção Editorial: O Ensino e a Ficção aconteceu no dia 27 de outubro de 2022, presencialmente, no TucArena. O evento foi uma parceria entre a Palavras Projetos Editoriais e o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP.

Assista as transmissões disponíveis no canal do YouTube da Palavras Projetos Editoriais!