A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , homologada pelo Ministério da Educação entre 2017 e 2018, é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) . A Base busca equalizar uma educação de qualidade a nível nacional, sem deixar de lado as especificidades de cada região, com abordagem no desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes. 

Quais são essas competências e como elas se correlacionam ao trabalho com projetos?

No seu documento oficial, a Base apresenta dez competências gerais, que devem ser desenvolvidas, de diferentes formas, durante todo o ciclo da Educação Básica. A partir dessas competências gerais, há uma série de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que devem ser mobilizados para cada uma das áreas do conhecimento, dependendo da fase em que o estudante se encontra: na Educação Infantil, por exemplo, as competências se desenvolvem a a partir de campos de experimentações , que acolhem situações e experiências concretas do cotidiano das crianças, como a relação com o outro, o ambiente, as manifestações artísticas e culturais. 

Já no Ensino Fundamental, dividido em anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano), essas competências desmembram-se em cinco áreas: Linguagens (que se subdividem em Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática , Ciências Humanas (que se subdivide em Geografia e História), Ciências da Natureza e Ensino Religioso . Em cada uma dessas áreas, há competências e objetivos específicos, que se dividem em anos iniciais e finais e também por ano, buscando sistematizar experiências anteriores, além do foco na alfabetização e na ampliação do repertório dos estudantes.

Por fim, o Ensino Médio busca, considerando a pluralidade das juventudes, acolhe o estudante, garantindo seu protagonismo e ajudando-o na definição de seu projeto de vida após o ciclo escolar. Assim, as competências gerais desmembram-se nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias , Matemática e suas Tecnologias , Ciências da Natureza e suas Tecnologias , e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , além da formação técnica e profissional. Essas áreas, estruturadas em itinerários formativos, buscam auxiliar o jovem na trilha de um futuro com menor vulnerabilidade social, sendo condutores de sua própria história, com cidadania, ética e responsabilidade.

Assim, a BNCC elenca as dez Competências Gerais , descritas abaixo:

1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitos e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes , identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis ​​e solidários

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Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em: 26 fev. 2020