Na atualidade, transformar o estudante em sujeito apto a lidar com a tecnologia e o mundo digital — em outras palavras, estar pronto para o exercício da cidadania — é um imenso desafio, principalmente para aquele professor que não está entre os chamados “nativos digitais”. 

Considerando esse contexto — e com auxílio da inteligência artificial (IA) —, elaboramos o percurso de aprendizagem, para capacitar o professor do Ensino Básico a poder explorar com seus estudantes o potencial da tecnologia no contexto educacional. 

Ao longo dessa jornada, você será convidado a participar de seis etapas, cada uma com atividades práticas, reflexões teóricas e indicação de leitura, que ampliarão sua compreensão sobre o letramento digital e o pensamento computacional. 

Na trilha formativa Letramento digital e novas tecnologias, você encontra 12 textos sobre as transformações geradas pelos meios digitais e as possibilidades de trabalho com essas tecnologias em sala de aula, além de oito textos dessa sequência didática. O acesso é gratuito, basta cadastrar-se na Sala do Professor.

Confira abaixo os objetivos pedagógicos de cada etapa

Etapa 1: Aproximando-se do letramento digital — Os professores irão refletir sobre seu próprio uso da tecnologia, compartilhando experiências, pesquisando recursos tecnológicos e elaborando uma reflexão escrita sobre o letramento digital na formação dos estudantes. 

Etapa 2: Pensamento Computacional: o que é? — Os professores irão desenvolver uma compreensão mais profunda sobre os princípios do pensamento computacional e como podem utilizá-lo para promover o desenvolvimento dos estudantes.

Etapa 3: Tecnologia no cotidiano: olha aí a inteligência artificial — Essa atividade permitirá que os professores explorem exemplos concretos de como a inteligência artificial está presente em nosso cotidiano.

Etapa 4: O que é Big Data? — A reflexão sobre a utilidade desses recursos e sua aplicabilidade em diferentes contextos permitirá que os professores compreendam como o big data pode ser utilizado na organização pessoal e as possibilidades de sua aplicação na educação.

Etapa 5: No caminho do letramento digital para os estudantes — O professor aprimorará os caminhos para desenvolver entre os estudantes o hábito e os métodos de pesquisa, apoiado em recursos digitais.

Etapa 6: Sistematização e troca de experiências — Os professores irão fortalecer a aprendizagem ao compartilhar experiências e reflexões, além de ampliar seu repertório pedagógico com novas ideias e práticas. 

Avaliação da Aprendizagem — O uso do portfólio digital, os processos de autoavaliação, feedback entre pares e busca por formação complementar são estratégias que contribuirão para uma avaliação mais abrangente e significativa da aprendizagem ao longo da sequência didática.

Acesse a trilha completa em: www.palavraseducacao.com.br/sala-do-professor/

(A imagem utilizada foi criada com apoio de ferramentas de inteligência artificial generativa)