Começou a escolha do Objeto 1 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023, prevista para encerrar no dia 16 de setembro. Estão disponíveis, no Guia Digital, as resenhas das obras didáticas que serão utilizadas nas escolas até 2026 pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Confira abaixo a resenha da coleção da Palavras Viagem pela Geografia.
A obra assegura a Geografia acadêmica como a referência conceitual e epistemológica dos currículos da Geografia escolar, todavia ressalta que a seleção de conteúdos, as sequências didáticas e o ritmo da atividade a ser realizada emergem do trabalho do docente e de seus estudantes.
Assim, a obra concebe como pressuposto pedagógico-didático o papel mediador do professor na constituição dos saberes geográficos, a partir da construção de diferentes práticas pedagógicas, referenciado nos objetos de aprendizagem e habilidades da BNCC.
Articulada dessa forma, a proposta didática da obra tem o espaço e a experiência vivida do estudante, seu momento cognitivo e a concepção da escola como um espaço produtor de conhecimentos, por meio de seus fundamentos de construção das práticas pedagógicas geográficas.
A promoção da leitura do espaço vivido pelo estudante por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico, assim como a alfabetização cartográfica, tem nas seções e boxes os elementos possibilitadores desse processo.
Esses elementos, a partir das atividades, propostas de práticas, textos complementares, indicação de vídeos etc., permitem a interação entres as competências gerais, competências específicas das Ciências Humanas, habilidades geográficas e as habilidades da literacia e da numeracia vinculados ao processo de alfabetização, por meio do exercício do papel mediador do professor na construção do processo de ensino e aprendizagem, constituição da prática pedagógica.
Quer saber mais sobre as obras da coleção Viagem pela Geografia? Clique aqui www.palavraseducacao.com.br/shop/colecao-viagem-pela-geografia e confira!