Na edição de 2024 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) — Objeto 1, os professores precisam escolher as obras didáticas que serão utilizadas pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Para isso, a Palavras Projetos Editoriais desenvolveu as coleções Segue a Trilha, com obras de História, Geografia e Arte, em uma estrutura que respeita o tempo e os conhecimentos do professor. 

Para auxiliar o professor a desenvolver as competências e habilidades previstas pela BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental, a coleção tem diversos recursos didáticos, como as seções e boxes presentes em todas as obras.

Recursos didáticos para o professor

  Caminhos
No início de cada unidade da coleção, você encontra a seção “Caminhos”, que tem a função didática de preparar os estudantes para a aprendizagem, apresentando os objetivos principais, os procedimentos que serão executados, os recursos e os equipamentos necessários, além da finalidade do estudo da unidade.
  Nosso mundo
O box “Nosso mundo” apresenta questões atuais e contextualizadas com conteúdo para provocar a reflexão dos estudantes e incitá-los a se posicionarem e exprimirem suas opiniões com base no que estudaram. Em cada coleção, é aplicado de forma a correlacionar o objeto de estudo ao contexto atual.
  Diálogos com…
O box “Diálogos com…” tem o objetivo de promover o estudo de um conteúdo pela lógica de outros componentes curriculares, favorecendo o diálogo entre componentes da mesma área ou de outras áreas, mostrando a complexidade do conhecimento e potencializando o trabalho interdisciplinar. Em cada box, é citado qual componente curricular está sendo relacionado.  
  Deixar fluir
Nas obras de Língua Portuguesa, História e Geografia, você encontra o box “Deixar fluir”, que explora a relação entre o conteúdo estudado e linguagens artísticas variadas que podem apoiar a compreensão e a análise dos conceitos.
Ampliando perspectivas e Enquanto isso…
Exclusivos da coleção de Arte, você encontra os boxes “Ampliando perspectivas” e “Enquanto isso…” que, respectivamente, disponibilizam informações acerca de um tema por meio de práticas, vivências, saberes e visões de mundo não ocidentais ou que se situem fora do padrão cultural hegemônico; e buscam conectar determinada proposição artística com algo que aconteceu na mesma época em outro lugar.   
  Múltiplas leituras
O box “Múltiplas leituras” possui diferentes objetivos, específicos para cada componente curricular. Em História, desenvolve a leitura de evidências históricas ou textos historiográficos escritos por pesquisadores da área. Em Geografia, orienta o trabalho com a alfabetização cartográfica, gráficos e imagens de satélite. 
  Atividades
Os boxes de “Atividades” estão distribuídos ao longo do desenvolvimento das Unidades, seja de modo pontual, em continuidade com o contexto expositivo, seja ao final de uma seção, trabalhando as interligações entre elementos do conteúdo. Nas atividades, são trabalhadas não somente as habilidades da BNCC, mas também são contemplados outros aspectos que extrapolam o conhecimento teórico, o que envolve, por exemplo, o contexto social do estudante, com foco na avaliação formativa. As atividades também propõem o letramento digital, por meio de buscas de informação, produção de conteúdo, gravações de audiovisuais e compartilhamento dos resultados em redes sociais.   
  Organize-se!, Prepare-se! e Lembre-se!
Os boxes “Organize-se!”, “Prepare-se!” e “Lembre-se!” fornecem orientações de organização dos estudos para melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem, além de indicações de conteúdos anteriores a serem retomados.
  Ideias & conceitos
O box Ideias & conceitos evidencia conceitos e conteúdos importantes em determinados momentos da Unidade. Não tem atividades, pois seu intuito é evidenciar a abordagem destacada de apenas um ponto, de forma que o processo de aprendizagem dos estudantes seja marcado por esse conceito ou conteúdo em específico.  
  Para saber +
O box “Para saber +” oferece indicações de livros, filmes, músicas e, principalmente, links de instituições, projetos, criações artísticas, entre outros, seguidos de um comentário ou uma resenha breve, em que o estudante pode se aprofundar ou buscar informações sobre determinado tema.
  Retomar e avançar
Nas obras de História e Geografia, você encontra a subseção “Retomar e avançar”, que retoma conceitos e conteúdos importantes da Unidade, sempre visando à compreensão desses temas para continuidade dos estudos.   
  Em resumo
A seção “Em resumo” traz uma proposta de síntese dos conceitos trabalhados, em um formato inspirado nos mapas conceituais, que pode funcionar também como instrumento de avaliação de resultados. Os estudantes podem ser convidados a comentar um ou mais elementos apresentados e a fazer uma leitura multimodal da imagem, composta de ilustrações e relações entre as palavras-chave que consideraram mais importantes para o estudo dos conteúdos vistos na Unidade, relacionando-os com suas vivências e conhecimentos.  

Acompanhe a Palavras nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!