Está disponível, no Guia Digital do PNLD 2021, as resenhas das obras de Projetos Integradores e Projeto de Vida aprovadas no edital. Confira abaixo a resenha da publicação Palavras para Integrar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O código da obra é 0095P21508, e mais informações estão disponíveis aqui em nosso site e no Guia do PNLD.


A obra evidencia o propósito integrador dos projetos, que ressalta a importância dos conceitos articulados à realidade dos estudantes, voltados ao desenvolvimento da empatia e da investigação de problemas sociais. Nesta perspectiva, contempla o pressuposto de tornar a aprendizagem mais concreta, explicitando a ligação entre diferentes áreas de conhecimento, conectando os estudantes e também os professores a situações vivenciadas. 

Assim, contextualiza a relação de ensino e aprendizagem oportunizando que os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sejam construídos ao longo da realização dos projetos. Desse modo, os projetos permitem o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, dentre as quais ganha destaque as 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9 e 10, sendo abordadas com profundidade na obra. (…)

O Projeto 01: “Como tornar o bairro mais acessível?” problematiza a acessibilidade, discutindo a inclusão. Os desafios de acesso às pessoas com deficiências motoras aparecem entre as preocupações do Projeto, favorecendo a abordagem qualificada sobre o espaço social e o modo como ele pode ser inclusivo e se desdobra na elaboração de um projeto e construção de um protótipo para auxiliar a acessibilidade universal na localidade dos estudantes. Destaca-se neste Projeto a Competência Específica 5 da CHSA ao propor a busca por identificar formas de injustiças, com centralidade àquela que perpassa a vida das pessoas deficientes, problematizando e visando combater o preconceito e violência. 

O Projeto 02: “Nosso lixo e resíduos: o que fazer?” enfatiza a questão ambiental, questionando práticas de consumo e sustentabilidade. Relaciona esse tema ao debate sobre economia linear e circular, indicando as vantagens socioambientais do segundo paradigma. E, como produto final, propõe um exercício de criação artística que tenha o lixo como tema e que se destine à sensibilização da comunidade às questões socioambientais. Neste Projeto tem destaque a Competência específica 2 das CHSA, pois propõe analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos e científicos. 

O Projeto 03: “O poder da comunicação (e da difamação)”, trata do poder da comunicação e da difamação a partir dos meios de comunicação de massa e das redes sociais. As atividades realizadas são concentradas na sistematização de dados e informações para o produto final na forma de um blog ou site sobre o assunto. 

O Projeto 04: “Casamentos e uniões precoces”, propõe a discussão sobre o tema promovendo a empatia e a acolhida. Por fim, pretende que as atividades realizadas ao longo do Projeto subsidiem a produção de um esquete teatral e que este promova uma reflexão junto à comunidade.  

O Projeto 05: “A juventude e o mundo do trabalho”, tem como eixo de reflexão a inserção do jovem no mercado de trabalho. A problematização identifica os processos formais de educação e a inserção no mercado de trabalho, levanta a discussão sobre violência doméstica, dominação masculina, pedofilia e maternidade infantil. Desenvolve metodologias de pesquisas múltiplas, como a cartográfica, quantitativa e qualitativa, de modo a experienciar o tema multidisciplinarmente. Ao final, indica a montagem de um ciclo de debates. 

O Projeto 06: “Equipamentos públicos: direito dos cidadãos” traz para o centro da discussão os direitos de acesso aos equipamentos públicos. Discute a noção de comunicação, qualidade de vida, direitos, Estado, serviços públicos, convivência. Esses temas e conceitos são relacionados à divulgação dos equipamentos públicos existentes na comunidade, numa perspectiva de consumo e produção de mídias digitais acessíveis à população local, desdobrando-se, ao final do projeto, na produção de um blog ou site. Nessas aprendizagens, enfatiza-se a importância de uma argumentação consistente e sensível, de uma sistematização eficaz do raciocínio, da operacionalização de procedimentos analíticos e interpretativos, do domínio conceitual e teórico. 

Todo esse arcabouço tem por objetivo garantir o desenvolvimento de 10 competências gerais da Educação Básica, consideradas como um direito do cidadão. As competências específicas e as habilidades dispostas na BNCC são articuladas pela área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas compondo um cenário mais amplo e próximo da realidade vivenciada pelos estudantes. Percebe-se, nessa organização, a ênfase dada ao desenvolvimento da análise dos fenômenos que permitem a compreensão da realidade, sob diferentes perspectivas. 

A obra evidencia variados recursos nas etapas dos diferentes projetos para que o estudante conheça e domine métodos de construção do conhecimento, em especial aqueles que se aproximam dos procedimentos de investigação científica, amparada na observação, elaboração de hipóteses, coleta de informações e evidências para formalizar um conhecimento do mundo social e natural. As propostas sugeridas na obra permitem criar condições para que os jovens atuem no espaço público, estando relacionadas aos procedimentos de pesquisa e aos princípios do trabalho colaborativo. 

O domínio da leitura e da escrita é incentivado por meio de estratégias variadas, em que se propõe construir argumentações consistentes a partir da identificação de fontes confiáveis de dados e informações, capazes de transpor o senso comum. Existe, ainda, uma preocupação em ampliar o repertório dos estudantes em diferentes linguagens, como a computacional, aproximando-os do uso das tecnologias de informação e comunicação, analisando-as e produzindo conteúdos por meio delas.