Está disponível, no Guia Digital do PNLD 2021, as resenhas das obras de Projetos Integradores e Projeto de Vida aprovadas no edital. Confira abaixo a resenha da publicação Palavras para Integrar – Linguagens e suas Tecnologias. O código da obra é 0075P21505, e mais informações estão disponíveis aqui em nosso site e no Guia do PNLD.
Os projetos integradores promovem a conexão dos conhecimentos de cada componente na realização de uma atividade prática que vai inserir o estudante em uma sociedade heterogênea, que exige muitas habilidades do jovem. Isso pode ser percebido na organização de cada um dos projetos, que partem da situação-problema para um produto que a resolva, elaborado a partir de oficinas diversificadas. Toda essa estruturação facilita a contextualização dos objetos de conhecimento, que ganham um caráter prático, fazendo com que o estudante reconheça utilidade naquilo que estuda.
São trabalhadas as dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes, para além do seu desenvolvimento intelectual, de forma explícita. Há atividades, por exemplo, que exploram a consciência do jovem em relação a seu corpo e sua condição física. Outras trabalham com os sentimentos e emoções aflorados a partir da leitura de textos literários ou do contato com obras de arte. Encontram-se, ainda, direcionamentos e atividades que buscam localizar o estudante em sua cultura, favorecendo aspectos como a identidade e a alteridade.
Em todos os projetos, há destaque para as culturas juvenis, o que se percebe desde a seleção dos textos até a linguagem empregada, que é de fácil compreensão para o leitor do Ensino Médio. São adotadas abordagens diversificadas e complementares no trabalho com os objetos de conhecimento e competências da BNCC. O autoconhecimento e autocuidado, por exemplo, é analisado a partir de reflexões sobre a postura dos jovens no universo digital, com o objetivo de que eles passam de simples consumidores de conteúdo a produtores. Essa mesma competência é abordada com um foco na saúde física e mental, com reflexões sobre o sedentarismo e sua relação com o uso de tecnologia.
Essa pluralidade metodológica também é encontrada no reconhecimento das múltiplas opiniões e visões sobre um mesmo objeto de conhecimento, fomentado principalmente no trabalho com a pesquisa. Desenvolvem-se, por exemplo, atividades com avaliação de resultados de pesquisa, para que o estudante se coloque como alguém crítico, com a capacidade de respeitar as diferenças na sociedade.
A obra também se destaca no respeito aos princípios éticos e aos marcos legais que regem a educação brasileira, em especial aquelas que preveem o trabalho com um Ensino Médio voltado para a contemporaneidade, que reconhece um jovem cidadão, crítico, responsável, ciente de suas heterogeneidades. Assim, a obra representa a diversidade social, histórica, política, econômica, demográfica e cultural do Brasil com o intuito explícito de subsidiar a análise crítica, criativa e propositiva da realidade brasileira. O conhecimento sobre dados da realidade brasileira, por exemplo, é trabalhado em algumas oficinas. Além de possibilitar o reconhecimento de dados sobre a heterogeneidade do Brasil, certas orientações dos projetos apontam para a memória que se precisa ter para essa realidade, que não pode ser negligenciada ou apagada. Ensina-se, então, a ter um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade brasileira.
Há, ainda, alguns aspectos transversais na obra, presentes em praticamente todos os projetos: a argumentação, o método científico e o letramento digital. Sobre a argumentação, estão sempre presentes em várias atividades de todos os seis projetos, as proposições de debates, diálogos e argumentações faladas e escritas. Elas têm destaque na obra, uma vez que possibilitam aos estudantes a formação de uma opinião consistente, com atitude crítica. (…)
Sobre o método científico, outro aspecto sempre presente nas atividades da obra é o trabalho com o letramento acadêmico, centrado na prática de pesquisa. Em várias oficinas, são exploradas atividades e orientações direcionadas à: escolha das temáticas a serem debatidas, sempre baseadas na leitura de textos informativos variados e pesquisa em ferramentas digitais; a seleção de material utilizado da argumentação e na fundamentação do texto científico, com base na análise crítica de dados e, principalmente, na checagem das fontes de informação, que devem ser fidedignas; as possibilidades de coleta de dados em universo digital; e aspectos metodológicos envolvidos na escrita do texto acadêmico.
Sobre o letramento digital, outro aspecto recorrente nas atividades de todos os projetos é o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para realização das atividades. O uso de ferramentas de busca, por exemplo, auxilia na aprendizagem de novos assuntos. Transformam-se os estudantes: de meros consumidores de informação na internet a produtores eficientes de conteúdos.