A literatura é essencial para nós. Ao estimular a imaginação, ela nos conduz por um experimentar a vida em suas mais diferentes dimensões, sejam elas físicas ou emocionais. Possibilita, dessa forma, recriar todas as esferas da sociedade, desde as estruturas de poder até as mais diferentes relações cotidianas, permitindo que nossos sonhos e projetos se tornem, assim, palpáveis e reais.
Por acreditar nesse princípio, a Palavras Projetos Editoriais decidiu fortalecer seu catálogo de literatura, com o lançamento de 20 novos títulos ao longo deste ano de 2024, voltados aos públicos infantil, juvenil e de jovens leitores.
A primeira leva é composta de seis títulos, iniciando com O gato que não parava de crescer, de Fernandoapires. Com traços e textos irreverentes, trata-se de um autor com o poder de destacar cada detalhe que marca nosso cotidiano. Desse jeito, permite aos pequenos leitores desvendar, no livro, como os queridos bichinhos de estimação têm ganhado, nos últimos tempos, uma dimensão enorme em nossas vidas – um espaço que vai daqui até a lua, ida e volta!
Entre os novos títulos, destaca-se também Vô do bigode, escrito por Sandra Lopes e ilustrado por Simone Matias – um livro ancorado na trajetória de vida da autora e que nos conduz por um tema essencial a nossa existência: a morte de um avô inserido nas tramas familiares, nas afetividades e lembranças que unem as crianças e os adultos que a cercam.
Na esteira da longevidade e da finitude, os lançamentos da Palavras englobam ainda outros dois títulos sobre o tema, ambos traduzidos do catálogo da Topipittori, renomada editora italiana de literatura infantil. Os pães de ouro da Velhinha é uma deliciosa narrativa sobre uma senhora que se despede da vida em estilo bem próximo ao das fábulas e contos tradicionais. Duas asas, por sua vez, conduz de forma poética seus leitores por essa temática da despedida e da necessidade, hoje tão urgente, de prestarmos atenção em nossos longevos. Os dois livros contam com belíssimas ilustrações.
A opção da Palavras por esses três títulos se explica pelo fato de a sociedade brasileira atualmente atravessar uma profunda transformação demográfica, com o acentuado crescimento da população com mais de 60 anos e a redução do número de crianças e jovens. Torna-se, assim, urgente despertar a discussão de todos os temas que giram em torno da longevidade da população, na valorização desse segmento com o fim do etarismo e o incentivo ao convívio respeitoso entre diferentes gerações.
Outro lançamento que compõe esse bloco é No museu, também tradução da Topipittori, que nos convida a mergulhar na percepção das obras de arte que formam o acervo artístico da humanidade.
Nossos leitores são convidados a perceber cores, traços e detalhes de pinturas e esculturas guardadas nos acervos dos inúmeros museus espalhados ao redor do mundo.
Fechando esse primeiro bloco de lançamentos, apresentamos Campos de concentração, destinado ao público de jovens leitores. Trata-se do testemunho da vivência de seus autores, os espanhóis Bartoli e Fábrega, nesses espaços que suprimem a ideia de humanidade e teimam em persistir até os dias de hoje, graças à crueldade de muitos governantes.
Os textos e as imagens da obra remetem a um enorme sofrimento, fazendo com que todos rememorem um dos atributos da literatura, de incomodar profundamente e, assim, retirar a sociedade de um ilusório lugar confortável – nos movendo em busca de alternativas para a construção de um mundo menos cruel e mais generoso.
Acesse nosso catálogo completo e confira todas as obras de literatura da Palavras!