Neste Dia das Crianças, contribua para que seu filho ou filha crie o hábito da leitura. Para te ajudar, separamos cinco livros do catálogo das palavras:

Ooobbaaa —

Existem diferentes maneiras de experimentar o mundo. Pode ser vivenciando as muitas situações da realidade espalhadas ao nosso redor ou mesmo deixando a imaginação nos levar para espaços bem distantes, dando formas mais do que concretas aos nossos pensamentos, sonhos e fantasias.

As narrativas visuais construídas por Fê têm uma capacidade incrível de ativar a imaginação dos leitores de todas as idades. Com suas ilustrações, objetos simples do cotidiano acabam se transformando em personagens, ferramentas e cenários a serem acessados ​​dentro de uma grande aventura, trazendo coragem e confiança para enfrentar os desafios da realidade ao nosso redor com criatividade.

Indicação de leitura: A partir de 3 anos
Temas: Aventura, imaginário infantil, leitura

Sou de verdade — Márcia Misawa e Ricardo Marcondes

Prepare-se para acompanhar as aventuras de um pequeno urso que experimenta a vida como todos os pequenos, de um jeito bem intenso, aprendendo na prática o que são sensações e sentimentos como alegria, tristeza, zanga e medo.

O filósofo alemão Walter Benjamin (1892–1940), em seus escritos, sugere que as experiências da infância e do passado têm a função de nos ensinar uma ideia de felicidade que carregamos junto das pessoas por toda a nossa existência.

O pequeno urso dessa história, de tudo quanto é jeito e por todos os cantos, parece não deixar dúvida da correção desses escritos. Com sua disposição de criança, passa o dia mergulhado em dengos e fragilidades, fazendo travessuras, até que chega a noite e…

Divirta-se com as estripulias do menino e aproveite para construir sua própria ideia de felicidade!

Indicação de leitura: A partir de 3 anos
Temas: Aventura e habilidades socioemocionais

Li M’in, uma criança de Chimel — Rigoberta Menchú e Dante Liano 

Li M’in nasceu em Chimel, no interior da Guatemala, em meio a uma família de origem quiché, um dos povos maias da América Central. O livro conta, de forma poética, a infância da pequena índia. A cada página, descobriu o cotidiano de sua comunidade: seus hábitos migratórios, a força da natureza no dia a dia e na espiritualidade de seu povo e a importância da oralidade na transmissão do conhecimento e no fortalecimento das tradições locais.

São histórias singelas que nos remetem a um passado longínquo e que trazem de volta as origens dos costumes presentes até hoje, apesar de dissociados por séculos pelo processo da colonização europeia.

A história é baseada em memórias relatadas na biografia de Eu, Rigoberta Menchú, cuja protagonista é hoje reconhecida ativista dos direitos humanos e foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1992, por sua contribuição na luta dos direitos das mulheres e dos povos indígenas.

Indicação de leitura: A partir dos 6 anos
Temas: Encontros com a diferença, cultura latino-americana, diversão e aventura

Reciclador de palavras — Bárbara Cabral Parente

Luiz precisou deixar a família no Cariri, estado do Ceará, para buscar trabalho na cidade de São Paulo. Que choque ele levou! A paisagem, o clima, o barulho, o jeito das pessoas da cidade grande… tudo é muito diferente da vida que ele levava no sertão. Nesse novo ambiente, ele vive muitas experiências, algumas delas bem difíceis.
 
Depois de ver tanto lixo pelas ruas, Luiz arruma uma carroça e passa a trabalhar como catador de materiais recicláveis. Assim, ele garante o seu sustento e, sem saber, começa a caminhar em direção a algo inesperado e que mudará os rumores de sua vida.
 
Mas afinal, o que é que alguém pode encontrar no meio de tanto lixo que possa ajudar a mudar o seu futuro e o de outras pessoas?

Indicação de leitura: A partir de 8 anos.
Temas: O mundo natural e social; encontros com a diferença.

A maior palavra do mundo – Elifas Andreato

Este livro tem um grande mistério. Tudo começa quando o ressentido Silêncio, habitante mais antigo da terra dos alfabetos, resolve sequestrar a Curiosidade, o regente de todas as letras. Para libertar, o grande vilão lança um enigma: descobrir qual é a maior palavra do mundo. “Ela começa com E, tem pelo meio Amor, Alegria, Vontade, Amizade, Felicidade, Solidariedade e Respeito e acaba com a última das vogais”. Qual será a solução desse mistério?

Indicação de leitura: A partir de 8 anos.
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções; aventura e mistério.

Quer saber mais sobre as obras da Palavras? Confira nosso catálogo: www.palavraseducacao.com.br/literatura/