Os Projetos Integradores e o Projeto de Vida, objetos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), estão inseridos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse trabalho com projetos, cada vez mais presente no meio escolar, altera a relação entre professores e estudantes, entre a escola e a comunidade que está inserida, buscando contemplar competências para o desenvolvimento do jovem como cidadão autônomo, consciente e protagonista de sua própria história. Assim, o PNLD alinhado ao BNCC elenca competências gerais e temáticas a serem abordadas em nossos projetos. Tais aspectos serão tratados em três textos no Blog da Palavras , começando por este, na qual falaremos sobre os temas dos Projetos Integradores; em seguida, será abordado o Projeto de Vida; e por fim, entrarão em discussão sobre as competências gerais da BNCC.
O Objeto 1 do PNLD 2021, que aborda os Projetos Integradores, divide-os em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias). Em cada uma delas, são propostos 6 projetos, que possuem um dos quatro temas integradores: STEAM, Protagonismo Juvenil, Midiaeducação e Mediação de Conflitos. Esses temas buscam trazer aos jovens conhecimentos que auxiliem seu desenvolvimento como cidadão responsável e independente, trazendo habilidades imprescindíveis para a sociedade do século XXI.
A sigla STEAM, que, em tradução livre, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, busca integrar saberes de áreas que fomentam o desenvolvimento científico e tecnológico com uma produção criativa, mobilizando saberes de diferentes disciplinas na busca de soluções inovadoras para as questões da sociedade. Mesmo favorecendo conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática o STEAM possui um grande potencial de aplicação nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e em Linguagens principalmente se integrado às áreas de urbanismo arquitetura design e comunicação social por exemplo que desativa conhecimentos de ciências diversas, não só das presentes na sigla STEAM .
Já sobre o Protagonismo Juvenil, é importante ressaltar a pluralidade dos jovens, que vivem em contextos distintos e se identificam com diferentes culturas e grupos sociais. Esse tema integrador busca desenvolver uma maior autonomia do jovem, tornando-o agente principal de seu processo de aprendizagem, o que envolve a relação consigo mesmo e com o meio em que vive. A iniciativa, o trabalho em grupo, a cooperação e a interdisciplinaridade são temas-chave para esse processo.
Em relação à Midiaeducação, o foco é o letramento digital do estudante, mobilizando-o a trabalhar de forma crítica e consciente a produção e apropriação de conteúdos e informações veiculadas, principalmente nas mídias eletrônicas. Além disso, estimular o processo reflexivo, conferindo a habilidade de discernir informações falsas de corretas, e de compartilhar informações de maneira consciente, o que é essencial em tempos de Fake News e desinformação.
Por fim, a Mediação de Conflitos, em um período de grande polarização de ideias como a atual, é de grande relevância para que o jovem seja capaz de dialogar e cooperar mesmo com as diferenças. A busca de práticas não-violentas e de uma cultura de paz não só no ambiente escolar, mas na sociedade em geral, é fundamental para o exercício da democracia. Respeito às diferenças, ética e cidadania são temáticas, bem como o reconhecimento da discordância para o convívio social republicano.
Assim, os Projetos Integradores buscam, em conjunto, estimular o desenvolvimento do jovem enquanto cidadão responsável, consciente, crítico e participante do meio ambiente em que vive, no nível escolar, regional ou nacional. A escola, assim, deve ser um espaço de discussão e de produção de conhecimento, dando possibilidade aos estudantes de trilharem sua própria jornada de aprendizagem.
Acesse nossa Sala do Professor para conferir textos completos sobre cada um dos temas integradores, disponíveis na seção “Transformar a Escola: Projetos Integradores e Projeto de Vida” da Trilha Formativa Na Escola: O Trabalho com Projetos. Além dos textos, é possível conferir os livros da coleção Palavras para Integrar, aprovados no PNLD 2021.