No volume para o 1º ano da Coleção Viagem pela História, para iniciar a aproximação do estudante com conteúdos relacionados à história, o livro foi organizado em torno do tema da memória, incentivando a criança a se conhecer, assim como a seu espaço e sujeitos a seu redor. Utiliza-se, para isso, uma linguagem literária, com a intenção de criar ambiente favorável à criança, considerando que a imaginação, a fantasia e a ficção fazem parte de sua vivência e realidade.
Cursou História com a convicção de que mudaria o mundo. Deu aulas, estudou História da fotografia, escreveu livros, mas o gosto pela palavra escrita o transformou em editor.
A Coleção Viagem pela História traz o conjunto de conteúdos do componente curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Em cinco volumes, com 4 unidades no primeiro e 8 nos demais, a coleção tem como objetivo principal orientar os estudantes em seus primeiros passos no processo de letramento em conteúdos de História.
A ideia é levar o estudante a um profundo mergulho pelas experiências do passado, para que ele possa perceber, em diversos tempos e espaços, a multiplicidade de sujeitos e projetos que formam uma sociedade. Dessa maneira, concretizar a percepção de que o mundo ao seu redor é resultado da construção humana, que se transforma intensamente ao longo do tempo, de acordo com as ações de sujeitos como ele.
No volume para o 1º ano, para iniciar a aproximação do estudante com conteúdos relacionados à história, o livro foi organizado em torno do tema da memória, incentivando a criança a se conhecer, assim como a seu espaço e sujeitos a seu redor. Utiliza-se, para isso, uma linguagem literária, com a intenção de criar ambiente favorável à criança, considerando que a imaginação, a fantasia e a ficção fazem parte de sua vivência e realidade.
O historiador francês Marc Bloch (1886-1944) concebia a História como um instrumento de compreensão da realidade – não como a ciência de um tempo perdido, de pessoas e fatos desvinculados das questões e problemas das sociedades contemporâneas. O foco da História deveria se concentrar nos seres humanos do presente: em seus sonhos, desejos, pensamentos, projetos, aventuras e desventuras.
Aprofunde-se no universo da educação.
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Você é muito importante pra nós. Por isso, caso tenha dúvidas, sugestões, ou queira entrar em contato conosco, utilize o formulário e responderemos em breve.
Outros canais de atendimento
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.