O primeiro passo para combater a exclusão escolar é tirar da invisibilidade os jovens que interrompem os estudos, ou seja, ter a correta percepção sobre quem são os estudantes que abandonam, os que correm mais risco de abandonar e quais são os motivos que os afastam da escola.

No dia 22 de fevereiro, a divulgação dos dados do Censo Escolar 2023 mostrou que mais de 68 milhões de cidadãos não possuem a escolarização básica no país, e quase 9 milhões de jovens entre 18 e 29 anos não terminaram o Ensino Médio e não frequentam nenhuma instituição de Educação Básica. Você pode conferir os dados completos do Censo Escolar clicando aqui.

A redução do número de matrículas na Educação Básica e o aumento do número de reprovações, comparados ao Censo anterior (2022), também são dados que demandam atenção de professores e gestores de todo o país. Mesmo que possa ainda significar um reflexo do período da pandemia de Covid-19, esses dados demonstram que é preciso melhorar as estratégias para que o estudante seja capaz de frequentar a escola regularmente, com uma aprendizagem significativa.

Para Cândido Grangeiro, editor da Palavras, “os dados do Censo são fundamentais para se obter uma radiografia precisa da educação brasileira e, dessa forma, estabelecer políticas públicas capazes de superar os tradicionais gargalos que limitam a escola de cumprir seu papel de contribuir para a superação da pobreza e da desigualdade no país”.

Matrículas na Educação Infantil

O Censo revela também aspectos positivos da educação brasileira: o mesmo levantamento mostra, por exemplo, um aumento na matrícula de crianças na Educação Infantil, com 4,1 milhões de estudantes em creches pelo país. O número ainda não está tão próximo da meta de 5 milhões prevista no Plano Nacional de Educação de 10 anos atrás, mas mostra que uma das etapas mais afetadas durante a pandemia de Covid-19 está se recuperando e superando dados de antes do período pré-pandêmico, que era de 2,8 milhões em 2019. Diversos estudos atuais revelam que esse é um dos principais segmentos da Educação Básica, capaz de criar as bases necessárias para uma aprendizagem duradoura ao longo do tempo. Em outras palavras, na Educação Infantil, pode estar a chave para a permanência do estudante na escola durante todo o período da Educação Básica.

Os desafios da evasão escolar

A Palavras Projetos Editoriais se preocupa com os desafios de professores e gestores em lidar com a evasão e o abandono escolar, bem como vê na valorização do professor peça-chave para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e redução do desinteresse de crianças e jovens pela escola, fator de relevância para o abandono dos estudos. Nesse sentido, estamos preparando uma série de conteúdos e uma estrutura que busca trazer esses e outros dados à tona, bem como mostrar caminhos para professores, gestores, responsáveis e estudantes sobre como abordar o tema entre seus pares.

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