Conheça as obras literárias da Palavras Projetos Editoriais aprovadas no PNLD 2023 — Objeto 3, voltadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Há mais de 10 anos, a Palavras Projetos Editoriais produz conteúdos educacionais, agindo a favor de um mundo mais justo e igualitário. Mergulhada no universo do ensino, da aprendizagem e da formação de leitores, alimenta a imaginação, os sonhos, as ideias e os projetos de vida de seus leitores.
Confira abaixo as obras aprovadas!
Sou de Verdade
Obra aprovada no PNLD 2023 Literário
Código da obra: 1101 P23 03 01 000 000
Em Sou de Verdade, acompanhamos um personagem que se sente o menino-urso mais feliz do mundo e que vive experiências com familiares e amigos, mas também sozinho. Nesse processo de autoconhecimento, o pequeno urso nos mostra que é preciso entender o que sentimos e buscar resolver nossos conflitos para cuidar melhor da gente e das pessoas à nossa volta.
O exercício do autoconhecimento, da empatia e da cooperação são importantes para o convívio entre as pessoas, para a ajuda mútua e para a construção de situações bacanas. Assim como nos mostra o personagem de Sou de Verdade, na caminhada da vida, é importante contar com a ajuda e o apoio de todos que nos rodeiam.
Para onde me levam os meus pés?
Obra aprovada no PNLD 2023 Literário
Código da obra: 1036 P23 03 01 000 000
Já parou para pensar em tudo o que você já viveu com os seus pés? Quais foram os lugares mais legais onde eles já pisaram? Às vezes andamos tanto que os pés chegam a ficar cansados, não é mesmo?
Os pés crescem com a gente e participam de todas as nossas caminhadas, desde os primeiros passinhos. Também são eles que vão nos levar a novos lugares no futuro, quando a gente crescer ainda mais.
No livro Para onde me levam os meus pés?, descobrimos os muitos caminhos percorridos por uma menina muito curiosa e corajosa. Em todas essas aventuras, ela é guiada pelos pés. Desde criança até virar adulta, são os pés que a levam para passear por lugares agradáveis, descobrir novidades, enfrentar desafios, conhecer pessoas e ficar quietinha no sofá, consigo mesma.
Sem-no e Jorge
Obra aprovada no PNLD 2023 Literário
Código da obra: 1102 P23 03 02 000 000
Embarcar em uma história de aventura pode ser mesmo muito estimulante. A gente acompanha o personagem e quer saber o que acontece depois, e depois, e depois…
Assim é Sem-no e Jorge. A cada desafio enfrentado pela cadelinha, criamos expectativas e, muitas vezes, nos surpreendemos com o desfecho das situações.
Nessa narrativa, o autor Fernando A. Pires desperta o interesse dos leitores e nos convida a avançar cada vez mais nas aventuras de Sem-no. Divertida, esperta e solidária, a cadelinha é uma protagonista e tanto. Ela quer não apenas brincar, mas também ajudar seus colegas bichos. Pena que os humanos demoram a perceber isso!
Ao fim dessa jornada, nós também percebemos as coisas de outra maneira. A história nos leva a pensar sobre o que nos torna mais humanos, mais solidários. O que os animais dessa história nos ensinam?
O reciclador de palavras
Obra aprovada no PNLD 2023 Literário
Código da obra: 1099 P23 03 02 000 000
Quando deixou o Cariri, no Ceará, para buscar trabalho na cidade de São Paulo, Luiz viveu um grande choque. A paisagem, o clima, o barulho, o jeito das pessoas da cidade grande… tudo era muito diferente da vida que ele levava no sertão.
Nesse novo ambiente, Luiz vive muitas experiências, algumas delas bem difíceis. Conforme avançamos na leitura e conhecemos as impressões dele sobre a cidade, passamos a refletir também sobre o mundo natural e social à nossa volta. O espaço em que você vive é parecido com o que Luiz vê em São Paulo? Ou lembra mais o Cariri? O que tem de especial onde você vive?
Observando o espaço ao seu redor, Luiz teve uma ideia. Depois de ver tanto lixo pelas ruas, arrumou uma carroça e passou a trabalhar como catador de materiais recicláveis. Assim, podia garantir o seu sustento e ajudar no processo de reciclagem, que dá uma nova utilidade para itens que seriam descartados, como papéis, latas e garrafas.
Quando Luiz se depara com livros abandonados na lixeira, ele descobre um universo de criatividade e de imaginação. Suas leituras em voz alta passam a inspirar as crianças que moram na rua, com as quais Luiz também cria uma relação de afeto. Mesmo depois que ele vai embora, elas nunca mais voltam a ser as mesmas.