No 47º episódio do podcast Palavras em Sala de Aula, reproduzimos o bate-papo ao vivo “Jogos e Ensino de História: práticas e desafios na sala de aula”, realizado no canal do Youtube da Palavras Projetos Editoriais no dia 6 de julho de 2023, com José Antonio Vasconcelos, Robson Scarassati Bello e Solange Freitas. Ouça agora!

Por tematizarem contextos e acontecimentos históricos de modo interativo, os jogos permitem que seus participantes se sintam parte da história que está sendo representada. Por isso, a utilização do lúdico no ensino de História pode não apenas incrementar o engajamento dos alunos, como também contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente da realidade histórica. Colocar isso na prática, porém, constitui um grande desafio.

José Antonio Vasconcelos é graduado em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em História pela UFPR e Doutor em História pela UNICAMP. Atua como professor do departamento de História da USP. É autor da coleção Segue a Trilha — História, aprovada no PNLD 2024 pela Palavras.

Robson Scarassati Bello é Mestre e Doutor pela USP. Sua pesquisa é sobre a relação entre História e videogames. No mestrado, pesquisou a série Assassin’s Creed e suas representações em suas narrativas, espaços e jogabilidades. No doutorado, estudou o processo de reificação da memória nos filmes e videogames sobre o Oeste Americano. 

Solange Freitas é bacharela e licenciada em História pela USP. Trabalhou como docente e na formação de professores no Ensino Fundamental e Médio da rede pública. Atualmente, além de redatora de livros didáticos, como a coleção Segue a Trilha — História, aprovada no PNLD 2024, leciona no Ensino Fundamental na rede privada. 


O Palavras em Sala de Aula é o podcast da Palavras Projetos Editoriais sobre educação, com produção de Leandro Bernardo, apoio de Ester Vitoria e edição de Felipe Seriacopi. Ele é publicado quinzenalmente em nosso site (www.palavraseducacao.com.br/blog/podcast/), além do Spotify, Youtube, Apple Podcasts e seu agregador de podcast favorito.

Deixe seu comentário sobre o programa no Spotify, no Youtube ou mande um e-mail para faleconosco@palavraseducacao.com.br.