Tate-Rei

Revolta em Paty

1838: a região ao redor do Rio de Janeiro concentra inúmeras fazendas de café, uma das principais riquezas de um país recém-liberto do domínio português. Ali, os africanos escravizados são a principal força de trabalho, sujeitos a muitos desmandos e maus-tratos. No dia a dia, sobram tensões e um permanente clima de revolta. Quadro a quadro, o leitor é convidado a mergulhar em um passado de luta e resistência, uma história real que marca a formação do Brasil e dos brasileiros.

 

Informações técnicas

Quem fez

Autor

  • Eduardo Vetillo

    Especialista em arte gráfica, o autor da obra Tate-Rei: Revolta em Paty, cursou a Escola de Artes Visuais de Nova York e o Instituto de Artes de Minneapolis. Atualmente adapta obras de literatura nacional e estrangeira para os quadrinhos.

Descrição

Neste romance gráfico, prepare-se para conhecer um acontecimento real, que marcou a história do Brasil. Trata-se de uma revolta de escravizados liderada por Tate-Rei em Paty do Alferes, no Rio de Janeiro, em 1838. O local concentrava inúmeras fazendas de café, uma das maiores riquezas de um país recém-liberto do domínio português.

Como em outras partes do Brasil, os escravizados eram a principal força de trabalho, sujeitos a muitos desmandos e maus-tratos. No dia a dia, sobravam tensões e um permanente clima de revolta, que o leitor acompanha, quadro a quadro, com enorme expectativa, mergulhando em um passado de luta e resistência.

A obra foi concebida por Eduardo Vetillo em preto e branco, com a técnica conhecida como aguada, sem uso do computador. A cor nos desenhos foi evitada, por se tratar de um forte drama. A história de Tate-Rei é um convite para pensar essas terras, sua gente e o futuro que desejamos para cada brasileiro.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Claudia Bergamini, Flávia Bandeca Biazetto, Gabriela Pinheiro, Renato Cardoso
Arno Aloísio Goettems, Antônio Luis Joia, Milene Braga Goettems
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.