Coleção Segue a Trilha – Arte

A Coleção Segue a Trilha — Arte traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 4 unidades cada um, a coleção tem como objetivo mostrar ao estudante como a arte permeia as relações das pessoas com o mundo, seja nas dinâmicas do cotidiano, seja nos contextos específicos para sua prática.

Conteúdo da Coleção

Glaucea Helena de Britto, Mônica Cardim, Renato Cardoso
Glaucea Helena de Britto, Mônica Cardim, Renato Cardoso
Glaucea Helena de Britto, Mônica Cardim, Renato Cardoso
Glaucea Helena de Britto, Mônica Cardim, Renato Cardoso

Informações técnicas

Quem fez

Autores

  • Glaucea Helena de Britto é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela USP. É especialista em Gestão Cultural pelo Senac, e em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. É curadora-assistente do MASP.

  • Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas com licenciatura plena em Educação Artística pela Faap, mestra e doutoranda em Artes pela USP. Atua como curadora e educadora em Arte-Educação e como fotógrafa.

  • Graduado, mestre e doutor em Música pela UNESP-SP. É professor do curso de Licenciatura em Música no Instituto de Artes da UFRGS-RS e atua no APREMUS — Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade.

Descrição

A Coleção Segue a Trilha — Arte traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 4 unidades cada um, a coleção tem como objetivo mostrar ao estudante como a arte permeia as relações das pessoas com o mundo, seja nas dinâmicas do cotidiano, seja nos contextos específicos para sua prática.

Essa Coleção está estruturada em eixos temáticos transversais e poéticos, distribuídos em pares para cada ano letivo, aliados às diretrizes normativas da BNCC e às teorias consolidadas que sustentam o ensino de Arte. Cada Unidade evidencia uma linguagem artística, iniciando em Artes Visuais, passando pela Dança, seguindo para Música e finalizando com Teatro. As Artes Integradas são trabalhadas ao longo do livro, em seções especialmente dedicadas ao seu estudo ou em produções artísticas elaboradas para o seu desenvolvimento.

No 6º ano, o eixo temático é Cultura e indivíduo. Nas Artes Visuais, é trabalhado o conceito de retrato a partir da cultura e da estética iorubana. Na Dança, são abordadas as manifestações indígenas brasileiras. Na Música, a cultura brasileira é trabalhada a partir das matrizes indígena, europeia e africana, além de tratar de instrumentos e gêneros musicais do país. No teatro, o trabalho de Viola Spolin e os jogos teatrais, a Commedia dell’arte e a mímica são alguns dos temas abordados.

No 7º ano, o trabalho é estruturado a partir de Ritmo e tempo. Nas Artes Visuais, o livro apresenta obras da arte contemporânea no Brasil e em outros países, com destaque para pop art, arte urbana, arte conceitual, performance, entre outros. Na Unidade focada em Dança, a obra traz a dança moderna e a contemporânea, dando espaço a estilos como o balé e o hip-hop. Na Música, propriedades do som, notação musical e as famílias de instrumentos musicais são temas tratados nesse volume, e, por fim, no Teatro, são propostos debates sobre o teatro de bonecos e festas populares brasileiras, como o Boi-bumbá e o Festival de Parintins.

No 8º ano, Linearidade e circularidade são o eixo temático no qual o livro se apoia. Nas Artes Visuais, a pintura, escultura e arquitetura grega e egípcia são temas, além da arte renascentista. Na Dança, a diversidade das danças populares brasileiras é apresentada e valorizada. Na parte dedicada à Música, o foco desse volume é a música erudita, englobando classicismo, romantismo, impressionismo e modernismo. No Teatro, são apresentados importantes grupos teatrais brasileiros, como o Arena, o Teatro do Oprimido e o Teatro Oficina.

No 9º ano, a obra se estrutura no eixo Movimento e trajeto. As vanguardas europeias e a arte moderna brasileira, bem como a arte afro-brasileira, são temas das Artes Visuais. Já na Dança, as transformações da arte na modernidade e a notação de Rudolf Laban para o movimento são alguns dos tópicos mais relevantes. Na Música, o uso das tecnologias, bem como a relação com os veículos de comunicação de massa são temas centrais. No Teatro, são abordados o Teatro Experimental do Negro, as correlações com a tragédia grega e coletivos negros de teatro.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Claudia Bergamini, Flávia Bandeca Biazetto, Gabriela Pinheiro, Renato Cardoso
Antônio Reis Junior, José Antonio Vasconcelos, Julio Schneider Neto, Solange Almeida Freitas
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.