A Coleção Segue a Trilha — Arte traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 4 unidades cada um, a coleção tem como objetivo mostrar ao estudante como a arte permeia as relações das pessoas com o mundo, seja nas dinâmicas do cotidiano, seja nos contextos específicos para sua prática.
Glaucea Helena de Britto é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela USP. É especialista em Gestão Cultural pelo Senac, e em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. É curadora-assistente do MASP.
Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas com licenciatura plena em Educação Artística pela Faap, mestra e doutoranda em Artes pela USP. Atua como curadora e educadora em Arte-Educação e como fotógrafa.
Graduado, mestre e doutor em Música pela UNESP-SP. É professor do curso de Licenciatura em Música no Instituto de Artes da UFRGS-RS e atua no APREMUS — Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade.
A Coleção Segue a Trilha — Arte traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 4 unidades cada um, a coleção tem como objetivo mostrar ao estudante como a arte permeia as relações das pessoas com o mundo, seja nas dinâmicas do cotidiano, seja nos contextos específicos para sua prática.
Essa Coleção está estruturada em eixos temáticos transversais e poéticos, distribuídos em pares para cada ano letivo, aliados às diretrizes normativas da BNCC e às teorias consolidadas que sustentam o ensino de Arte. Cada Unidade evidencia uma linguagem artística, iniciando em Artes Visuais, passando pela Dança, seguindo para Música e finalizando com Teatro. As Artes Integradas são trabalhadas ao longo do livro, em seções especialmente dedicadas ao seu estudo ou em produções artísticas elaboradas para o seu desenvolvimento.
No 6º ano, o eixo temático é Cultura e indivíduo. Nas Artes Visuais, é trabalhado o conceito de retrato a partir da cultura e da estética iorubana. Na Dança, são abordadas as manifestações indígenas brasileiras. Na Música, a cultura brasileira é trabalhada a partir das matrizes indígena, europeia e africana, além de tratar de instrumentos e gêneros musicais do país. No teatro, o trabalho de Viola Spolin e os jogos teatrais, a Commedia dell’arte e a mímica são alguns dos temas abordados.
No 7º ano, o trabalho é estruturado a partir de Ritmo e tempo. Nas Artes Visuais, o livro apresenta obras da arte contemporânea no Brasil e em outros países, com destaque para pop art, arte urbana, arte conceitual, performance, entre outros. Na Unidade focada em Dança, a obra traz a dança moderna e a contemporânea, dando espaço a estilos como o balé e o hip-hop. Na Música, propriedades do som, notação musical e as famílias de instrumentos musicais são temas tratados nesse volume, e, por fim, no Teatro, são propostos debates sobre o teatro de bonecos e festas populares brasileiras, como o Boi-bumbá e o Festival de Parintins.
No 8º ano, Linearidade e circularidade são o eixo temático no qual o livro se apoia. Nas Artes Visuais, a pintura, escultura e arquitetura grega e egípcia são temas, além da arte renascentista. Na Dança, a diversidade das danças populares brasileiras é apresentada e valorizada. Na parte dedicada à Música, o foco desse volume é a música erudita, englobando classicismo, romantismo, impressionismo e modernismo. No Teatro, são apresentados importantes grupos teatrais brasileiros, como o Arena, o Teatro do Oprimido e o Teatro Oficina.
No 9º ano, a obra se estrutura no eixo Movimento e trajeto. As vanguardas europeias e a arte moderna brasileira, bem como a arte afro-brasileira, são temas das Artes Visuais. Já na Dança, as transformações da arte na modernidade e a notação de Rudolf Laban para o movimento são alguns dos tópicos mais relevantes. Na Música, o uso das tecnologias, bem como a relação com os veículos de comunicação de massa são temas centrais. No Teatro, são abordados o Teatro Experimental do Negro, as correlações com a tragédia grega e coletivos negros de teatro.
Aprofunde-se no universo da educação.
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Você é muito importante pra nós. Por isso, caso tenha dúvidas, sugestões, ou queira entrar em contato conosco, utilize o formulário e responderemos em breve.
Outros canais de atendimento
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.