No volume do 9º ano da Coleção Segue a Trilha: Arte, a obra se estrutura no eixo Movimento e trajeto. As vanguardas europeias e a arte moderna brasileira, bem como a arte afro-brasileira, são temas das Artes Visuais. Já na Dança, as transformações da arte na modernidade e a notação de Rudolf Laban para o movimento são alguns dos tópicos mais relevantes. Na Música, o uso das tecnologias, bem como a relação com os veículos de comunicação de massa são temas centrais. No Teatro, são abordados o Teatro Experimental do Negro, as correlações com a tragédia grega e coletivos negros de teatro.
Glaucea Helena de Britto é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela USP. É especialista em Gestão Cultural pelo Senac, e em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. É curadora-assistente do MASP.
Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas com licenciatura plena em Educação Artística pela Faap, mestra e doutoranda em Artes pela USP. Atua como curadora e educadora em Arte-Educação e como fotógrafa.
Graduado, mestre e doutor em Música pela UNESP-SP. É professor do curso de Licenciatura em Música no Instituto de Artes da UFRGS-RS e atua no APREMUS — Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade.
A Coleção Segue a Trilha: Arte traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 4 unidades cada um, a coleção tem como objetivo mostrar ao estudante como a arte permeia as relações das pessoas com o mundo, seja nas dinâmicas do cotidiano, seja nos contextos específicos para sua prática.
Essa Coleção está estruturada em eixos temáticos transversais e poéticos, distribuídos em pares para cada ano letivo, aliados às diretrizes normativas da BNCC e às teorias consolidadas que sustentam o ensino de Arte. Cada Unidade evidencia uma linguagem artística, iniciando em Artes Visuais, passando pela Dança, seguindo para Música e finalizando com Teatro. As Artes Integradas são trabalhadas ao longo do livro, em seções especialmente dedicadas ao seu estudo ou em produções artísticas elaboradas para o seu desenvolvimento.
No 9º ano, a obra se estrutura no eixo Movimento e trajeto. As vanguardas europeias e a arte moderna brasileira, bem como a arte afro-brasileira, são temas das Artes Visuais. Já na Dança, as transformações da arte na modernidade e a notação de Rudolf Laban para o movimento são alguns dos tópicos mais relevantes. Na Música, o uso das tecnologias, bem como a relação com os veículos de comunicação de massa são temas centrais. No Teatro, são abordados o Teatro Experimental do Negro, as correlações com a tragédia grega e coletivos negros de teatro.
Aprofunde-se no universo da educação.
Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.
Você é muito importante pra nós. Por isso, caso tenha dúvidas, sugestões, ou queira entrar em contato conosco, utilize o formulário e responderemos em breve.
Outros canais de atendimento
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.