Cada vez mais apresentado no debate escolar, o Projeto de Vida é de especial interesse nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, momento em que o jovem começa a planejar seus passos, após a finalização do ciclo escolar, seja no âmbito pessoal, profissional ou em relação a sua atuação em sociedade. 

A Base Nacional Comum Curricular, que propõe a formação dos estudantes com base no desenvolvimento de habilidades e competências, evidencia o trabalho e o Projeto de Vida, principalmente, em sua Competência Geral 6: “Valorizar a diversidade de saberes e experiências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe permitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

Assim, alinhado aos temas integradores tratados anteriormente no Blog da Palavras, o Projeto de Vida merece grande destaque na formação do jovem, e justamente por isso contempla uma publicação inteira no PNLD 2021. Mas, afinal, como é de fato trabalhado o Projeto de Vida no Ensino Médio?

De acordo com o PNLD 2021, o Projeto de Vida envolve três dimensões: Autoconhecimento (o encontro consigo); Expansão e exploração (o encontro com o outro e com o mundo); e Planejamento (o encontro com o futuro e o nós). Com essa abordagem, busca-se, integrar conhecimentos de diferentes áreas, sobretudo a filosofia e a arte, para estimular os estudantes a serem protagonistas de sua própria história, de forma socialmente responsável, adotando valores como empatia e solidariedade. A partir de um conhecimento teórico, que estimula e complementa a sabedoria prática, o jovem é convidado a experiências correlacionadas da ficção, por exemplo, aos seus problemas reais, abrindo caminhos para o autoconhecimento e para o desenvolvimento de seu protagonismo, seja enquanto estudante, seja enquanto cidadão.

Dessa forma, o Projeto de Vida busca trazer experiências e reflexões que extrapolam a sala de aula, e busca envolver jovens protagonistas, solidários e que pregam a cultura de paz na sociedade, para além dos limites da escola. Acesse nossa Sala do Professor para saber mais sobre o tema do Projeto de Vida, conheça a publicação Projeto de Vida – Histórias que Inspiram e garanta-a em sua escola!