Desde 2003, a Palavras Projetos Editoriais propõe-se a produzir conteúdos didáticos para subsidiar o trabalho do professor. Inicialmente, prestando serviço às grandes editoras, ganhamos experiência e identificamos os problemas presentes nessa área. Em 2015, passamos a nos responsabilizar por todas as etapas de produção de livros, e, em 2021, começamos a trabalhar de forma independente também na divulgação e na distribuição de nossos materiais, fazendo da Palavras a maior editora de livros didáticos fora do conhecido grupo que domina o mercado há cerca de 30 anos. 

Enfrentar o desafio de se consolidar em uma área competitiva e complexa, concentrada em pouquíssimos grupos, não é fácil. A Palavras é formada por profissionais de diversas áreas que, cansados da mesmice presente em outras editoras, que pouco se preocupam, de fato, com os anseios do professor e do trabalho em sala de aula, juntou-se para pensar em novos caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação. Acreditamos em nossos valores e elaboramos nossos materiais fundamentados nos princípios que nos norteiam: humanismo, acolhimento, sustentabilidade, excelência, inclusão e engajamento, equidade, inovação e ética.

Estar ao lado do professor é nossa prioridade. Além de elaborar livros para o PNLD, propomos um projeto de educação e buscamos construir uma proposta de parceria com a sua escola, um projeto de valorização do professor, de formação ampla de crianças e jovens, de transformação social. 

Temos consciência das dificuldades que o professor enfrenta, seja com os impactos da pandemia, seja pelas transformações trazidas pelos meios digitais, entre tantos outros percalços que fazem a rotina docente. Fazemos, assim, o possível para acompanhar de forma ativa, com conteúdos que buscam objetivamente apoiar seu trabalho em sala de aula, como podcasts, materiais formativos, bate-papos ao vivo, entre diversos outros conteúdos presentes em nosso site e redes sociais. 

Confira aqui algumas das razões pelas quais trabalhamos e lutamos diariamente:

  • Humanismo

Acreditamos que, acima de tudo, as relações entre editoras, professores e estudantes são relações entre pessoas. Por isso, buscamos humanizar o máximo possível o relacionamento com o professor, para fazer seu trabalho também mais humano.

  • Acolhimento

Buscamos construir um lugar confortável e acolhedor para todas as pessoas dispostas a erguer um projeto de educação capaz de transformar nossa sociedade. Temos convicção de que o professor é o sujeito principal de todo o processo de ensino e aprendizagem, que carece, atualmente, de valorização e apoio em suas ações. Por isso, estabelecemos diálogo aberto com esse profissional, apoiando suas práticas por meio de textos, trilhas formativas, lives e podcasts.

  • Sustentabilidade

Apostamos em formas inovadoras de reduzir nosso impacto na natureza e para consolidar outro modo de relação com nossos parceiros — em especial, professores, estudantes e familiares: a comunidade ao redor da escola — de forma ética, sustentável e, sobretudo, humana, com sentimento e paixão, todas as motivações que nos caracterizam. 

  • Excelência

A qualidade do nosso trabalho tem origem em uma longa história ligada à educação, à produção de livros e aos programas do governo. Contamos com um conjunto de profissionais e autores com vasta experiência nas dinâmicas escolares e muito qualificados para elaborar os materiais didáticos que oferecem suporte e qualidade ao trabalho em sala de aula. 

  • Inclusão e engajamento

Desejamos o engajamento ativo do estudante, por meio de conteúdos pautados em pesquisas e estratégias de busca e sistematização da informação, no compartilhamento do saber, na reflexão individual e coletiva, na produção de textos orais ou escritos e na busca de solução para os problemas cotidianos de sua comunidade. E, dessa forma, com a mão na massa, trabalhamos para incluir todos — em especial, os estudantes das comunidades negra, indígena e periférica, historicamente excluídos do meio escolar e acadêmico.

  • Equidade

Nem todos possuem as mesmas necessidades, oportunidades e anseios. Acreditamos, por isso, que realidades diferentes exigem alternativas diferentes. A Palavras acredita em soluções que respeitem a história e as dinâmicas já existentes em cada escola, para que todos, professores e estudantes, possam escolher seus próprios caminhos, satisfazer suas ambições e construir seus projetos.

  • Inovação

Usamos o ambiente digital para reduzir a distância entre a Editora e os professores. Aqui na Palavras, a interlocução entre os envolvidos no processo educativo é rápida e eficiente. Por meio do site e das redes sociais, travamos diálogo constante, atual e pertinente para consolidar o processo de ensino e aprendizagem. 

  • Ética

Acreditamos que não é possível um espaço de formação de crianças e jovens sem ética. A Palavras não está disposta a adotar medidas que ferem seus valores institucionais, e nenhum representante da Palavras irá realizar uma ação que desvalorize o trabalho de outros. 

Inscreva-se em nossa newsletter para conferir as novidades da Palavras!