Viagem pela História – 1º ano

No volume para o 1º ano da Coleção Viagem pela História, para iniciar a aproximação do estudante com conteúdos relacionados à história, o livro foi organizado em torno do tema da memória, incentivando a criança a se conhecer, assim como a seu espaço e sujeitos a seu redor. Utiliza-se, para isso, uma linguagem literária, com a intenção de criar ambiente favorável à criança, considerando que a imaginação, a fantasia e a ficção fazem parte de sua vivência e realidade.

Informações técnicas

Quem fez

Autor

  • Cândido Grangeiro

    Cursou História com a convicção de que mudaria o mundo. Deu aulas, estudou História da fotografia, escreveu livros, mas o gosto pela palavra escrita o transformou em editor.

Descrição

A Coleção Viagem pela História traz o conjunto de conteúdos do componente curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Em cinco volumes, com 4 unidades no primeiro e 8 nos demais, a coleção tem como objetivo principal orientar os estudantes em seus primeiros passos no processo de letramento em conteúdos de História.

A ideia é levar o estudante a um profundo mergulho pelas experiências do passado, para que ele possa perceber, em diversos tempos e espaços, a multiplicidade de sujeitos e projetos que formam uma sociedade. Dessa maneira, concretizar a percepção de que o mundo ao seu redor é resultado da construção humana, que se transforma intensamente ao longo do tempo, de acordo com as ações de sujeitos como ele.

No volume para o 1º ano, para iniciar a aproximação do estudante com conteúdos relacionados à história, o livro foi organizado em torno do tema da memória, incentivando a criança a se conhecer, assim como a seu espaço e sujeitos a seu redor. Utiliza-se, para isso, uma linguagem literária, com a intenção de criar ambiente favorável à criança, considerando que a imaginação, a fantasia e a ficção fazem parte de sua vivência e realidade.

O historiador francês Marc Bloch (1886-1944) concebia a História como um instrumento de compreensão da realidade – não como a ciência de um tempo perdido, de pessoas e fatos desvinculados das questões e problemas das sociedades contemporâneas. O foco da História deveria se concentrar nos seres humanos do presente: em seus sonhos, desejos, pensamentos, projetos, aventuras e desventuras.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Arno Aloísio Goettems, Cândido Grangeiro, Antônio Luis Joia, Cosme Freire Marins
Claudia Bergamini, Flávia Bandeca Biazetto, Gabriela Pinheiro, Renato Cardoso
Arno Aloísio Goettems, Antônio Luis Joia, Milene Braga Goettems
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.