Literatura | O dragão da maldade e a donzela guerreira

Literatura

O dragão da maldade e a donzela guerreira
Marco Haurélio e Lucélia Borges

O dragão da maldade e a donzela guerreira

A jovem Sofia vai enfrentar seus maiores medos e aprender a não se deixar levar pelas aparências.

Sobre a obra

Quem ler essa história toda
E prestar muita atenção
Acompanhará Sofia
Na perigosa missão
De salvar sua família
De um monstruoso dragão.
A jornada de Sofia não será nada fácil! Ela precisará, primeiro, encontrar seus pais e irmãos, levados a uma terra da qual ninguém jamais retornou. Depois, precisará resgatá-los! Mas antes, passará por uma grande transformação, assumindo uma identidade masculina, com o nome de Dom Barão. A jovem vai enfrentar seus maiores medos e aprender a não se deixar levar pelas aparências.

Venha conhecer a história de O dragão da maldade e a donzela guerreira, as aventuras e os desafios que nossa heroína enfrenta nessa luta!

Conheça os autores de O dragão da maldade e a donzela guerreira!

  • Marco Haurélio

    Marco Haurélio nasceu no distrito de Ponta da Serra, município de Igaporã, na Bahia, em 1974. É autor de mais de cinquenta livros de literatura infantil e juvenil e de dezenas de folhetos de cordel. Vários de seus livros receberam importantes distinções, como os selos Cátedra Unesco, da PUC-Rio, e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sendo selecionado para compor o catálogo da FNLIJ na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália. Além de cordelista, Marco é pesquisador das tradições populares do Brasil e dos contos de fadas. Sua produção ficcional revela esse conhecimento adquirido e vivenciado em anos de escuta amorosa e leitura de autores clássicos e contemporâneos.

  • Lucélia Borges

    Lucélia Borges nasceu em Bom Jesus da Lapa, sertão baiano, em 1981. Em 2006, mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje, atuando como produtora cultural, xilogravadora e contadora de histórias. Dedica-se ainda à pesquisa das manifestações tradicionais do interior baiano, com destaque para as cavalhadas dramáticas de Serra do Ramalho e de Bom Jesus da Lapa, tema de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade de São Paulo (USP). Ilustrou vários folhetos de cordel, de autores como Pedro Monteiro, Nilza Dias, João Gomes de Sá, Daniela Bento, entre outros.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

O dragão da maldade e a donzela guerreira é um poema escrito em sextilhas e ilustrado com desenhos feitos em xilogravura. Essas características são frequentes nos clássicos da literatura de cordel, que muitas vezes narram fatos incomuns e retratam o drama das secas, os conflitos por terras, os amores impossíveis.

 

Além disso, essa história remete também à mitologia greco-romana, com seus vilões terríveis, heróis invencíveis e animais maravilhosos. E uma heroína é a protagonista! Sem dúvida, essa novidade vem refletir a importância das mulheres na sociedade.

A formação do leitor literário

O dragão da maldade e a donzela guerreira oferece inúmeras possibilidades de reflexão aos leitores. No enredo, por exemplo, deparamo-nos com a seca, fenômeno que marca a vida no sertão e obriga Joaquim Maria, pai de Sofia, a protagonista, a aceitar trabalho nas terras do coronel Militão, mais ao sul do país. Lá, ele se torna escravizado e não retorna à família no tempo combinado.

 

Se, por um lado, a narrativa mobiliza conteúdos relativos a questões históricas — como a forma de ocupação das terras do Nordeste e o sistema escravista que vigorou por séculos no Brasil —, por outro, traz o frescor contemporâneo do protagonismo das mulheres na figura de Sofia e da anciã, misto de feiticeira e fada madrinha, âncora mágica da heroína.

O encanto das histórias

Nenhuma história resiste ao poder do tempo se não possui tanta força quanto ele. Ou melhor: é certamente o tempo que confere às histórias sua força. Fato é que, quando emanam de uma língua e de um intelecto fecundos, podem transformar vidas, sociedades, culturas e inaugurar novas eras.

 

O encantamento pelas histórias pode ser buscado pelo exercício contínuo da leitura literária, em silêncio ou em voz alta. Ela enriquece o vocabulário que o leitor usará para expressar o que sente e pensa; permite desenvolver a fluência oral, que facilitará a comunicação com as coletividades das quais faz parte; e o convida a participar da construção dos sentidos da história, pelos quais será responsável, dentro do seu processo de desenvolvimento de autonomia. Ele aprenderá, pela literatura, não só sobre sua identidade e seu lugar no mundo, mas também sobre culturas, realidades e ideias muito distintas das suas.

 

O dragão da maldade e a donzela guerreira pode ser usado para fazer esse convite. Quando a palavra mágica, que ninguém nunca sabe qual é, acender qualquer coisa da qual jamais se esquecerá, terá o leitor encontrado o encanto de uma história — e será um dos grandes dias de sua vida.

Palavras em Sala de Aula

Conheça nosso podcast sobre educação, que trata de assuntos do cotidiano relacionados à sala de aula. A cada episódio, um novo convidado discute um tema de relevância que impacta professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Assine o feed em seu agregador favorito e não perca nenhum programa!

Conheça nossos produtos

Luís Dill, Carla Chagas
Ana Penyas, Ivan Rodrigues Martin
João Rocha Rodrigues, Elifas Andreato, Estúdio Lorota

Conheça nosso canal

Visite agora o canal do Youtube e confira conteúdos especiais sobre nossas obras didáticas e literárias, bem como podcasts, entrevistas e muito mais!

Sala do Professor

A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.

Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!

Blog da Palavras

No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.

Confira o panorama do ensino no país pelo levantamento divulgado no início de 2024!
Integrar memes nas salas de aula pode ajudar a despertar interesse dos alunos, entre outros benefícios. Confira!
Técnica de estudo com foco na memorização têm ganhado espaço entre especialistas

Materiais Formativos

Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.

Série de textos abordam conceitos relevantes para professores do Ensino Fundamental.
Série de textos abordam conceitos relevantes para a sala de aula com base nas obras literárias da Palavras.
Confira textos acerca de leitura de imagens em livros infantis e juvenis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.